Fórum Limited Edition
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador?

+30
aoboscov
DouG.
brunofields
Drico
Bento
Kaio-ken Master
leehomer
Victor Carvalho
POTTER01
Thiago Rodrigues
RaphaVader
Bloodhawk
Eclipse
RicardoCunha
rcaldaspf
Meconio
diegohdm
netto rossanez
RODRIGAUM
Marujo
kabat
joão Paulo Nascimento
MadMax
Tom SoulBurn
Xahirus
The Legend
Daniel_tdk
Asa Not
Sourgirl
Galileu Bizarro
34 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

[Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 3 Empty Re: [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador?

Mensagem por Convidado Seg Set 22, 2014 11:13 am

Woly escreveu:Amigos vou falar uma coisa pra vocês, isso não tem fim.

Quem planeja para ou um dia encerrar a coleção, pode saber que é muuuuuito difícil.

Mas sabem de uma coisa, isso é muito bom!! Eu estava quase fechando a minha coleção, faltava umas 2 peças e estava infeliz com ela, vendi quase tudo e hoje estou com muito dinheiro pra gastar tudo com colecionáveis  bwahaha

Estou curtindo muito essa nova fase, refazer a coleção está sendo muito prazerosa, meus horizontes estão bem mais aberto, estou comprando e conhecendo coisas novas.

É vou fazer isso o meu foco, a minha coleção, como falei uma vez para os amigos do Watts é a coleção do desapego  bwahaha  veterano

Vou comprar, vou vender, vou mudar de coleção e escala quando eu quiser, não tenho mais barreiras, e vou ficar somente com o que eu realmente gostar mesmo assim quando não gostar mais vou vender e comprar outras coisas. Vou caprichar mesmo é no expositor isso sim é fundamental para o colecionador!

Colecionáveis são cíclicos, sempre lançam coisa novas, não me apego mais a colecionáveis, vou comprar e vender com mais frequência. O importante é a diversão e estou me divertindo muito com essa nova fase :)
Olá. Desculpe discordar com vc,td tem fim sim, se vc estipular na sua cbç e ver de uma maneira diferente, vc consegue dar um fim e ficar só com o que gosta e deu. Eu fiz assim e consegui. Este prazer que vc chama de refazer a coleção é o que eu chamo do prazer do vício do negócio, tipo, querer sentir novamente a sensação de ter algo novo… Veja bem, não estou te criticando estou dando o relato do que eu passei e de como é possível sim, dar um fim e gostar do que tem, sem se apegar e comprar mais, pois esta vontade de querer mais, de comprar mais ou sempre ter algo novo que é o vício…. Como vc disse é dificil, sim, é difícil, mas, sim, é possível.
Às vezes este prazer deve ser analisado pela própria pessoa, se perguntando para si mesmo: isto que eu faço é uma fuga de algo ? isto que eu faço é por que me falta algo na minha vida ? Vc mesmo vai saber a resposta e saber como entender a situação.
Quero deixar bem claro que não estou criticando ninguém, grande abraço a todos……….. Thumbright

Convidado
Convidado

Ir para o topo Ir para baixo

[Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 3 Empty Re: [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador?

Mensagem por Drico Seg Set 22, 2014 12:20 pm

Bento escreveu:O que define "colecionador" não é um conjuto de regras ou etiquetas, é o seu gosto particular. Não existe forma errada de colecionar, só não pode afetar de forma negativa a sua vida.

Às vezes, o que me parece, é que as pessoas se forçam a gostar de um padrão para poder ser enquadrado em um rótulo.

Seja feliz, não se prenda a regras inventadas. Eu por exemplo gosto de sabotar os "planos que os outros definem para mim".

Concordo. E pra início de conversa vamos lembrar que colecionar não é apenas ter estátuas da sideshow ou hot toys, né. Isso é um micronésimo de possibilidades de coleção.

Falar que é preciso desapegar pra colecionar é praticamente um paradoxo. Colecionar é se apegar. É ter carinho por algo e correr atrás de itens que tenham a ver com essa paixão, sejam estátuas, chaveiros, itens da segunda guerra, enfim. Colecionar é ter o prazer de procurar, ler e entender sobre o assunto. É ter o prazer de possuir esses itens, estejam eles expostos ou não, abertos ou não. Não tem regra pra isso, mas carinho e apego são a excência desse hobby. E muitas vezes gastar um dinheiro impensável num item que vê como fundamental.

Comprar e vender, ter 3 peças bem expostas que vc vai trocando, ligar mais para a exposição do que para os itens está mais para decoração de interiores do que colecionar, na minha opinião.

Quanto a acumular, essa palavra nem devia ser levantada aqui. Acumular é uma doença grave muito mais comum do que pensamos. Já visitei casas de acumuladores e a sensação é muito além doq ver os programas da discovery home and health.
Drico
Drico
Mini-busto

Número de Mensagens : 640

Mensagem por Convidado Seg Set 22, 2014 1:40 pm

Loganx escreveu:

Quem planeja para ou um dia encerrar a coleção, pode saber que é muuuuuito difícil.

Mas sabem de uma coisa, isso é muito bom!! Eu estava quase fechando a minha coleção, faltava umas 2 peças e estava infeliz com ela, vendi quase tudo e hoje estou com muito dinheiro pra gastar tudo com colecionáveis  bwahaha

Estou curtindo muito essa nova fase, refazer a coleção está sendo muito prazerosa, meus horizontes estão bem mais aberto, estou comprando e conhecendo coisas novas.

É vou fazer isso o meu foco, a minha coleção, como falei uma vez para os amigos do Watts é a coleção do desapego  bwahaha  veterano

Vou comprar, vou vender, vou mudar de coleção e escala quando eu quiser, não tenho mais barreiras, e vou ficar somente com o que eu realmente gostar mesmo assim quando não gostar mais vou vender e comprar outras coisas. Vou caprichar mesmo é no expositor isso sim é fundamental para o colecionador!

Colecionáveis são cíclicos, sempre lançam coisa novas, não me apego mais a colecionáveis, vou comprar e vender com mais frequência. O importante é a diversão e estou me divertindo muito com essa nova fase :)
Olá. Desculpe discordar com vc,td tem fim sim, se vc estipular na sua cbç e ver de uma maneira diferente, vc consegue dar um fim e ficar só com o que gosta e deu. Eu fiz assim e consegui. Este prazer que vc chama de refazer a coleção é o que eu chamo do prazer do vício do negócio, tipo, querer sentir novamente a sensação de ter algo novo… Veja bem, não estou te criticando estou dando o relato do que eu passei e de como é possível sim, dar um fim e gostar do que tem, sem se apegar e comprar mais, pois esta vontade de querer mais, de comprar mais ou sempre ter algo novo que é o vício…. Como vc disse é dificil, sim, é difícil, mas, sim, é possível.
Às vezes este prazer deve ser analisado pela própria pessoa, se perguntando para si mesmo: isto que eu faço é uma fuga de algo ? isto que eu faço é por que me falta algo na minha vida ? Vc mesmo vai saber a resposta e saber como entender a situação.
Quero deixar bem claro que não estou criticando ninguém, grande abraço a todos……….. Thumbright

Muito obrigado pela força LoganX, realmente é muito bom ouvir conselhos de quem está de fora.

Hoje estou mais como vendedor que como colecionador, com o dinheiro que peguei estou comprando e vendendo e ficando mesmo com poucas coisas.

Convidado
Convidado

Mensagem por joão Paulo Nascimento Seg Set 22, 2014 2:07 pm

Eu concordo com o Drico, acumular é muito diferente do que qualquer coisa que os colegas relataram ter feito. Eu acho que colecionador muitas vezes acada comprando e colecionando de forma compulsiva. Como Bento disse não existe forma certa de se colecionar, o unica problema é a coleção se tornar uma obsessão e/ou a pessoa gastar mais do que pode.
joão Paulo Nascimento
joão Paulo Nascimento
Mini-busto

Número de Mensagens : 899

Mensagem por Convidado Seg Set 22, 2014 4:16 pm

Woly escreveu:
Loganx escreveu:

Muito obrigado pela força LoganX, realmente é muito bom ouvir conselhos de quem está de fora.

Hoje estou mais como vendedor que como colecionador, com o dinheiro que peguei estou comprando e vendendo e ficando mesmo com poucas coisas.
Capaz rapaz, eu sei que é dificil a gente achar um equilibrio neste mundo do colecionismo, e as vezes a gente não acha e tem que sair dele mesmo, mas eu tento relatar minha experiência, pois pode servir de ajuda para alguém que precise. Ah eu tb hj estou mais para vendedor do que colecionador, aliás nem sei se posso mais me chamar de colecionador, pois as poucas peças  que fiquei foram as que gostava mais e me traziam lembranças e levo mais para o lado decorativo, tentando expor elas de uma forma harmoniosa e bonita, claro que gosto bastante dos filmes exterminador, predador, etc….. mas não me vejo mais como colecionador e sim com um vendedor que ficou com algumas peças para enfeitar a casa e outras eu faço como vc compro e  vendo par ganhar um dinheirinho.
Por isso eu vejo isto que vc falou acima já como um equilibrio meus parabéns rapaz, eu sei que é bem difícil por isso parabéns mesmo.Thumbright

Convidado
Convidado

Mensagem por kabat Seg Set 22, 2014 4:31 pm

Tá, eu confesso que sou acumulador de caixas.
Tenho um quarto inteiro cheio delas veterano
kabat
kabat
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7999

Mensagem por leehomer Seg Set 22, 2014 5:12 pm

O importante é gastar com aquilo que lhe traga alegria, tem muitos que gastam mais que numa coleção inteira só para andar com o mesmo carro,  trocando apenas o ano para ser zero, ou pq mudou uma grade ou lanterna,  jogando milhares de reais no lixo na troca, e nesse caso entre muitos outros a "sociedade" acha normal bla bla bla....Vejo é uma discriminação com o colecionador.

No geral todos gastamos com coisas que na maioria das vezes não precisamos, é o sistema de consumo, tem muitos documentários sobre o tema.
leehomer
leehomer
Busto

Número de Mensagens : 1145

Mensagem por brunofields Seg Set 22, 2014 5:30 pm

Agora que vi esse tópico.
Obrigado por utilizar minha coleção como referência, mas vale lembrar que antes de ter bom gosto, sou ruim de grana também Razz  Então mesmo que quisesse não poderia ser um acumulador veterano A não ser que fosse um bem endividado  bwahaha

Pra mim colecionar figuras de ação é ter ali em miniatura a representação de algo importante pra mim, que além de bonito, tenha algum significado.

E além disso fazer do hobby uma atividade prazerosa, desde o momento do anuncio da figura, compra, chegada, abrir, admirar...até tirar fotos, limpar a coleção, fazer poses (no caso das AFs), fazer possíveis, mods, customizações. Tudo isso é muito prazeroso pra mim, e pretendo continuar colecionando com bom senso, não sinto vontade de vender minhas figuras, e nem de sair comprando uma porrada de peças que nem maluco. Acho que o segredo é curtir a coleção, ao invés de ficar sempre buscando a "peça do momento".
brunofields
brunofields
Estátua life size

Número de Mensagens : 10703

Mensagem por DouG. Seg Set 22, 2014 5:54 pm

brunofields escreveu:Agora que vi esse tópico.
Obrigado por utilizar minha coleção como referência, mas vale lembrar que antes de ter bom gosto, sou ruim de grana também Razz  Então mesmo que quisesse não poderia ser um acumulador veterano A não ser que fosse um bem endividado  bwahaha

Pra mim colecionar figuras de ação é ter ali em miniatura a representação de algo importante pra mim, que  além de bonito,  tenha algum significado.

E além disso fazer do hobby uma atividade prazerosa, desde o momento do anuncio da figura, compra, chegada, abrir, admirar...até tirar fotos, limpar a coleção, fazer poses (no caso das AFs), fazer possíveis, mods, customizações. Tudo isso é muito prazeroso pra mim, e pretendo continuar colecionando com bom senso, não sinto vontade de vender minhas figuras, e nem de sair comprando uma porrada de peças que nem maluco. Acho que o segredo é curtir a coleção, ao invés de ficar sempre buscando a "peça do momento".

[Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 3 Aplausos
DouG.
DouG.
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 2481

Mensagem por aoboscov Seg Set 22, 2014 9:58 pm

Muito boa essa discussão ! Vários pontos válidos, mesmo que divergentes. No meu caso, o que ajuda é um pavor de ficar endividado maior que o impulso de comprar. Aí consigo me controlar. Mais ou menos, mas consigo.
O que atrapalha muito nesse hobby é o fato da maioria das peças serem limitadas. Eu não teria problema em esperar, mas aí bate o medo de deixar passar uma peça que achei foda e ter duas opções igualmente ruins: ficar sem, ou pagar muito acima do preço original. Desse medo vem o impulso de comprar sem pensar nas consequências, que podem ser dívidas, falta de grana pra fazer outras coisas etc.
Desculpem a psicologia barata, mas é isso que eu penso Nerd
aoboscov
aoboscov
Heroclix

Número de Mensagens : 38

Mensagem por Fernando Hulk Seg Set 22, 2014 10:08 pm

Foco e gostar .
Fernando Hulk
Fernando Hulk
Busto

Número de Mensagens : 1030

Mensagem por Asa Not Seg Set 22, 2014 11:02 pm

Loganx escreveu:
Spoiler:

Caramba perfeito hem Loganx!! Tenho certeza que todos que estão participando deste tópico e lendo oque cada um posta, esta aprendendo muito!!!

Woly este é um dos melhores tópicos já criados (na minha opinião) desde que frequento o Fórum.....parabéns!!
Asa Not
Asa Not
Mini-estátua

Número de Mensagens : 1681

Mensagem por Asa Not Seg Set 22, 2014 11:15 pm

leehomer escreveu:O importante é gastar com aquilo que lhe traga alegria, tem muitos que gastam mais que numa coleção inteira só para andar com o mesmo carro,  trocando apenas o ano para ser zero, ou pq mudou uma grade ou lanterna,  jogando milhares de reais no lixo na troca, e nesse caso entre muitos outros a "sociedade" acha normal bla bla bla....Vejo é uma discriminação com o colecionador.

No geral todos gastamos com coisas que na maioria das vezes não precisamos, é o sistema de consumo, tem muitos documentários sobre o tema.

Cara já senti esse preconceito no meu trampo, quando chegava uma figura lá para mim...
Perfeito esse exemplo do carro!...Tipo ou você faz parte do sistema ou sofra com as exclusões.... Kinky

Mas como sou firme no estilo de vida que escolhi para mim, observei que mesmo não tendo tantas outras coisas que "os normais buscam em suas vidas" ainda percebo nas atitudes, entre outras coisas que sou mais feliz do que os tais "normais"

Seria recalque de fazer, ter e viver a vida do jeito que gostamos e escolhemos, de modo a não sentir necessidade nem inveja dessas pessoas que se enquadram na tal sociedade normal que os incomodam tanto!?

Se viajei por um momento , favor desconsiderarem! Tchau
Asa Not
Asa Not
Mini-estátua

Número de Mensagens : 1681

Mensagem por pavlov cesak Ter Set 23, 2014 10:54 am

Muito legal essa discussão. Devido ao trabalho, ando entrando muito pouco nesse forum. Porem as poucas vezes que entro curto ler esses temas e participar. Vamos a minha opinião. E Woly, show de bola esse tema.
Eu comecei como colecionador, virei acumulador e espero me tornar um admirador da minha coleção. Acredito que o acumulador se torna um, quando não consegue ver a dimensão da sua coleção. Pelo menos foi isso que foi acontecendo comigo. Não possuir um lugar para expor de forma que a pessoa considere decente, vai fazendo que muitas compras aconteçam por impulso. E isso realmente aconteceu comigo. Hoje sei, que muitas peças serão vendidas a partir do momento que a minha coleção ficar exposta. E como cheguei a essa brilhante conclusão!? Da melhor forma possivel. Primeiramente conversando com a minha esposa e pedindo a "permissão" dela para expor algumas peças na casa. Isso foi ótimo, pois apesar de não existir um local exclusivo para isso, muitas peças, são verdadeiras obras de arte, e acabaram não só decorando a casa, como mudando o conceito de coleção para minha esposa. A segunda forma que achei foi tirar as peças das caixas e fotografa-las. Com isso passei a curtir mais ainda as peças, pois tirar fotos foi a maneira que descobri de curtir as peças.
O local definitivo da coleção já está pronto, faltam "apenas" os expositores da forma que eu quero. E em breve quando as peças escolhidas estiverem expostas, poderei passar de acumulador para admirador da minha coleção. Até lá vou me contendo com algumas peças expostas pela casa e tirando fotos. Ah sim, o mais legal disso, é que algumas peças que estão na sala e no quarto, segundo a minha esposa, não vão sair do local, pois ela não consegue imaginar a casa sem elas a decorando
pavlov cesak
pavlov cesak
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 9224

Mensagem por The Legend Ter Set 23, 2014 12:33 pm

Que massa, Pavlov!  [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 3 625126  [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 3 625126  [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 3 625126
The Legend
The Legend
Conselheiro

Número de Mensagens : 21324

Mensagem por Tom SoulBurn Ter Set 23, 2014 2:27 pm

Show mesmo Pavlov ......realmente as esposas acabam gostando das peças Laughing ..... elas acabam preenchendo os ambientes da casa .......
Não deixe de postar as fotos da coleção agora tamo tudo curioso auhuahuahah

Última edição por SoulBurn em Ter Set 23, 2014 2:35 pm, editado 1 vez(es)
Tom SoulBurn
Tom SoulBurn
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 6322

Mensagem por brunofields Ter Set 23, 2014 2:33 pm

Pra minha esposa coleção boa, é coleção fora de casa veterano
brunofields
brunofields
Estátua life size

Mensagem por Tom SoulBurn Ter Set 23, 2014 2:36 pm

brunofields escreveu:Pra minha esposa coleção boa, é coleção fora de casa veterano

bwahaha bwahaha bwahaha

Tom SoulBurn
Tom SoulBurn
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 6322

Mensagem por Tohrment Ter Set 23, 2014 2:37 pm

Isso sim é colecionar com harmonia... Pavlov. Tendo o aval da sua esposa, já é de uma grande ajuda para obter foco na coleção. Como Soul disse... Não deixe de postar as fotos da coleção agora tamo tudo curioso Thumbright
Tohrment
Tohrment
Moderador

Número de Mensagens : 2080

Mensagem por Tohrment Ter Set 23, 2014 2:39 pm

brunofields escreveu:Pra minha esposa coleção boa, é coleção fora de casa veterano

Se não fosse tão ruim no poker... Não perderia tanto dinheiro, e a patroa não pegaria no seu pé trollface trollface
Tohrment
Tohrment
Moderador

Mensagem por Thanos Of Titan Ter Set 23, 2014 2:53 pm

Ahhhh!!!! Se minha esposa pensasse que nem a do Pavlov. seriously

Provavelmente seria mais feliz. bwahaha
Thanos Of Titan
Thanos Of Titan
Busto

Número de Mensagens : 1387

Mensagem por Tohrment Ter Set 23, 2014 3:00 pm

antoniojorgefcb escreveu: Ahhhh!!!! Se minha esposa pensasse que nem a do Pavlov. seriously

No meu caso minha noiva não pega no meu pé, na verdade ela até coleciona comigo. Mas existe restrições okay. Nada de figuras apelativas jackiechan
De resto é bem suave...
Tohrment
Tohrment
Moderador

Mensagem por Thanos Of Titan Ter Set 23, 2014 3:20 pm

Tópico delicioso de se ler. ohrly

Muitas colocações interessantes e pontos de vista diversos. O que seria de nós seres humanos se todos pensássemos iguais?

Sou um pouco de tudo. Colecionador, acumulador e entrando no ramo das vendas. trollface

O que pesco aqui e que acho negativo é ver que mesmo alguns reclamando de preconceitos de terceiros contra o mundo do colecionismo, outros aqui mesmo também estão encharcados de preconceito contra outros colegas apenas por pensarem de forma diferente. Laughing

É sério. Como alguém pode pensar mal de outra apenas por que esta não possui o mesmo apego que ela em relação à sua coleção particular? E que mal há em se tornar um vendedor?

Muitos dos que querem traçar uma definição clara entre comprador e vendedor (como se estes últimos não merecessem crédito para estar aqui neste site entre "nós") se esquecem que só adquirem seus colecionáveis graças ao trabalho de algum vendedor. Ou seja, deveriam agradecer por ter alguém se dedicando a isso. Minha opinião - claro.

Comecei como colecionador de revistas em quadrinhos (livros e dvd's - hoje blu-rays) e estava com meu apartamento entupido de revistas e encadernados. Eram tantos que acredito que uns 20% a 30% não haviam sido lidos.
Aííí ... Comecei a colecionar Hot Toys e estátuas e aí a coisa ficou séria.

O espaço foi pro brejo e comecei a ouvir muitas reclamações da patroa. Apesar dela achar lindas as figuras. Depois de me irritar por algum tempo com ela quando falava sobre dar um tempo nas compras, sobre o espaço utilizado por caixas e caixas de revistas... percebi que ela estava com razão. Estava virando acumulador.

Decidi me livrar de muitas revistas e encadernados. Foi o primeiro passo para me perguntar porque manter algumas figuras que não despertavam tanto interesse em mim. Seria puro completismo?

Estava com o set dos Avengers da Hot Toys mas não curtia o Thor, nem o Hawkeye (este por não acertar na posição para expor). Também acabei acumulando dívidas que me fizeram perguntar o que seria melhor para mim, empurrar com a barriga ou administra-la, paga-la e só depois voltar a comprar o que realmente me interessava?

Hoje estou na fase de transição. Quero ter um apego maior que o do Wolly mas também gostaria de ter um desapego maior em relação às figuras. Já vendi algumas, outras troquei e se pintar a ocasião (dinheiro ou necessidade) não pensarei duas vezes em vender algo de valor para que minha consciência fique tranquila. hehehe

Exemplo: Peguei o Vader da Sideshow a uns três ou quatro meses atrás e o vendi em menos de um mês. O que ajudou foi o fato de não ter gostado dele, mas se estivesse preso à imagem de não poder vender nada do que adquiro, não poderia tê-lo feito.
Vendi outra figura que adorei e pretendo readquiri-la mais adiante apenas por necessidade (pagar cartão de crédito) a figura em questão foi o Coulson Hot Toys.

Bem ... é isso o que tenho a dizer sobre o assunto. Respeito ou procuro respeitar a todos aqui pois a ARTE de colecionar é para poucos. Às vezes nos perdemos mas o que importa é que nos achamos sempre que nos lembramos de nossos cantinhos mágicos.

Tenho certeza de que a coleção do Wolly permanecerá viva em sua memória por muito tempo. E quem sabe à noitinha quando todos estiverem dormindo, algum dia no futuro ele não se lembre dela e derrame algumas lágrimas? forevalon

Thanos Of Titan
Thanos Of Titan
Busto

Número de Mensagens : 1387

Mensagem por brunofields Ter Set 23, 2014 3:47 pm

Tohrment escreveu:

Se não fosse tão ruim no poker... Não perderia tanto dinheiro, e a patroa não pegaria no seu pé trollface trollface

Dry

Pra sua informação fiz 1200 na sexta!  challenge_accepted

E perdi 800 no sábado  okay
brunofields
brunofields
Estátua life size

Mensagem por brunofields Ter Set 23, 2014 3:48 pm

antoniojorgefcb escreveu: Ahhhh!!!! Se minha esposa pensasse que nem a do Pavlov. seriously

Eu seria é muito endividado isso sim bwahaha
brunofields
brunofields
Estátua life size

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo