Fórum Limited Edition
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador?

+30
aoboscov
DouG.
brunofields
Drico
Bento
Kaio-ken Master
leehomer
Victor Carvalho
POTTER01
Thiago Rodrigues
RaphaVader
Bloodhawk
Eclipse
RicardoCunha
rcaldaspf
Meconio
diegohdm
netto rossanez
RODRIGAUM
Marujo
kabat
joão Paulo Nascimento
MadMax
Tom SoulBurn
Xahirus
The Legend
Daniel_tdk
Asa Not
Sourgirl
Galileu Bizarro
34 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

[Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 Empty Re: [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador?

Mensagem por Bloodhawk Dom Set 21, 2014 12:34 am

Foco...é a palavra...
Bloodhawk
Bloodhawk
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 2156

Ir para o topo Ir para baixo

[Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 Empty Re: [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador?

Mensagem por RaphaVader Dom Set 21, 2014 9:22 am

Tema muito interessante. Concordo em parte com sua opinião Woly. De fato, há um perigo, uma linha muito tênue entre o colecionar e o que se chama de acumular. Minha opinião é que isso parte do campo pessoal, dos objetivos que cada um tem a longo prazo. Eu mesmo tenho muitas figuras em caixas no momento, mas por falta de espaço. Mas meu objetivo é que isso vá ser exposto em breve quando me mudar para um lugar maior - é algo temporário. Mas não acho que o quesito deixar na caixa seja critério para acumulador, pois pode existir alguém que curta deixar sua figura lá dentro e pronto. Se ela está satisfeita, ok (mesmo eu particularmente não entendendo hehe). O problema é quando se extrapola as compras para níveis sem planejamento, onde o impulso toma rédea. É nesse momento que a coisa pode complicar e o colecionador querer tudo o que gosta (ou acha que gosta Razz ) sem prioridades. Não vou mentir que muitas vezes me pego nessa neura de querer pegar algo a mais, mas depois percebo que seria totalmente desnecessário para minha coleção. Outro ponto que também questiono são os preços das figuras e das estátuas cada vez mais surreais. Isso incomoda e concordo com você que muitos itens não valem aquele dinheiro todo. Por isso para não deixar de colecionar, que é um prazer e um hobby, devemos controlar melhor esses gastos. Sempre questiono isso. Justamente para que o montante investido não atrapalhe uma viagem, um curso ou um outro tipo de investimento. Mas não é fácil - estamos na luta!!
RaphaVader
RaphaVader
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 2076

Mensagem por Thiago Rodrigues Dom Set 21, 2014 9:57 am

Coisas estranhas:
Comprar e não expor nunca ( nem num futuro, compra com a idéia de deixar nas caixas ). Seria como comprar filmes e guardar sem assistir... sem sentido algum, ou comprar relógios e não usá-los...

Gastar fortunas em figuras, e colocá-las em cima de uma escrivaninha velha ( quando isso é definitivo, não temporário - temporário normal, pois faz parte do planejamento e o cara já quer adiantar as figuras antes do local definitivo da exposição ).

Colocar 10 figuras num espaço físico para 3 - Novamente, se for temporário pois o cara já está em mente trocar de expositor e expandir tudo bem, mas definitivo, quanto mais vc acrescenta, mais embolado fica e menos valor tem cada figura pois os detalhes acabam sumindo no meio da bagunça!

Comprar de tudo um pouco ao invés de focar - reparem o quanto fica bacana quando vc fecha pares de personagens, ou o elenco completo das franquias e expõem elas juntas, comparem com aqueles que tem a mesma quantidade de figuras, porem todas de diferentes vertentes!

Viciar - a ponto de atrapalhar todo restante da sua vida - aí é hora de buscar tratamento hehe!
Thiago Rodrigues
Thiago Rodrigues
Figurine

Número de Mensagens : 493

Mensagem por POTTER01 Dom Set 21, 2014 10:12 am

Eu sou colecionar com certeza este e meu hobby, gosto de postar as fotos de fazer review e de ver o pessoal deixando mensagens. Sempre gostei de colecionar comecei com os Toy biz ate mudar o meu foco.
POTTER01
POTTER01
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3447

Mensagem por Victor Carvalho Dom Set 21, 2014 1:39 pm

Se acumular é colecionar sem expor eu sou um acumulador, mas sou por necessidade e não por vontade própria, ainda moro com os meus pais e não tenho como expor aqui e não me agrada a ideia de não compra por esse motivo e ter que correr atrás de alguma peça no futuro e pagar os olhos da cara.

Talvez o meu maior problema no colecionismo seja o completismo e a minha falha de não ver os defeitos das peças.

Sempre gosto de tudo e fico maluco com algumas peças e não consigo seguir as metas por mim estipuladas e o foco, saio comprando feito louco.

No fim de 2013 eu tinha estipulado que pegaria apenas 6 peças nesse ano e acabou que vou fechar o ano com 14 peças a mais e com 4 pré pro ano que vem.

As vezes pego um caderno velho e escrevo o nome dos personagens que eu gostaria que saíssem as estátuas e isso me assusta, pois vejo que tem muita coisa que eu quero ainda.

No fim vejo que a coisa é mais tensa do que imagino, não sei onde minha coleção vai parar nos próximos dois anos que é o que eu espero para diminuir em muito as compras e já estar com as peças que eu imagino por ''necessárias''.

Outro ponto é o desapego, não tenho nenhum.Gosto de tudo que tenho, faz meses que estou dizendo que vou vender minhas coleções de hq's da época da editora abril e não tenho coragem, o mesmo serve pros meus Kotobukiyas. lascou-se
Victor Carvalho
Victor Carvalho
Estátua life size

Número de Mensagens : 10774

Mensagem por Convidado Dom Set 21, 2014 2:26 pm

Eu acredito que em primeiro lugar a pessoa tem que ficar feliz com o que têm e saber que sempre vão lançar coisas melhores. Eu já fui de ter tudo, era viciado, comprava tudo que via e hj tenho só o que gosto e está praticamente tudo exposto( tenho apenas umas 4 peças que não expus para não amontoar no meu expositor, mas as vezes eu mudo elas), são poucas coisas, mas não pretendo ter mais.
Tem que entender que os colecionáveis são apenas enfeites nada mais que isto…. O desapego é difícil , mas a pessoa pode começar vendendo peças  que não são tão importantes e ficando com poucas peças expostas. E como falei tem que entender vários aspectos no colecionismo:
- Não existe peças perfeitas, assim como nós não somos perfeitos;
- Sempre vão lançar algo melhor;
- Ficar somente com peças que gosta e tentar expor pelo menos 80% da coleção;
- Tentar expor de uma maneira mais clean não amontoada, assim vc verá sua coleção de outra maneira;
- Não ir pela onda do momento ou por impulso,
- estipular um foco, ou uma meta  e ficar nisso.
- Entender que sua coleção terá um início,meio e fim na coleção.
- Tentar frequentar o forum  sem o intuito de procurar peças para comprar, mas sim como passatempo, se não conseguir fazer isto, tente se afastar do forum por um tempo;
- E principalmente saber que isto são apenas colecionáveis e que vivemos muito bem sem eles.
- A vida não se resume só ao colecionismo, é muito maior que isto, mas para isto vc tem que entender e acreditar nos itens que citei acima, senão vc nunca vai ver de outra maneira.

O forum para mim hj é um passatempo não mais entro no forum para procurar algo que quero comprar, mas sim entro para apreciar a arte dos colecionáveis e dar boas risadas com alguns comentários de usuários do forum.
Minha coleção se resume ao que esta na foto e já encerrei ela( as únicas peças que vou pegar ainda, pois estavam nos meu s planos são o robocop da HT e o T1 da HT) no mais terminei a coleção):
 [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 Hvdmz9

Convidado
Convidado

Mensagem por Thiago Rodrigues Dom Set 21, 2014 3:30 pm

Excelente!
Thiago Rodrigues
Thiago Rodrigues
Figurine

Mensagem por joão Paulo Nascimento Dom Set 21, 2014 3:33 pm

[quote="Thiago Rodrigues"]Coisas estranhas:
Comprar e não expor nunca ( nem num futuro, compra com a idéia de deixar nas caixas ). Seria como comprar filmes e guardar sem assistir... sem sentido algum, ou comprar relógios e não usá-los...

Gastar fortunas em figuras, e colocá-las em cima de uma escrivaninha velha ( quando isso é definitivo, não temporário - temporário normal, pois faz parte do planejamento e o cara já quer adiantar as figuras antes do local definitivo da exposição ).

Colocar 10 figuras num espaço físico para 3 - Novamente, se for temporário pois o cara já está em mente trocar de expositor e expandir tudo bem, mas definitivo, quanto mais vc acrescenta, mais embolado fica e menos valor tem cada figura pois os detalhes acabam sumindo no meio da bagunça!

Comprar de tudo um pouco ao invés de focar - reparem o quanto fica bacana quando vc fecha pares de personagens, ou o elenco completo das franquias e expõem elas juntas, comparem com aqueles que tem a mesma quantidade de figuras, porem todas de diferentes vertentes!

Eu só discordo sobre sua  maneira de ver o foco. O colecionador que compra um pouco de tudo também tem um foco. O foco dessa pessoa é o que ela mais gosta de cada segmento. Eu posso não ter interesse nenhum  nas figuras do gavião arqueiro e da viúva negra,  será que vale a pena comprar a figura apenas par completar o time? Eu e muitos outros achamos que não. Com certeza um set completo fica bonito, mas ter figuras de franquias ou escalas diferentes também pode ficar muito bom. Não necessariamente você precisa ter o Robocop e o ED-209. O Robocop pode ficar muito legal ao lado do T 800 ou de algum outro ícone da mesma epoca. Eu entendo o que você disse e respeito a sua opinião,  mas o foco pode ser encarado de diferentes maneiras.

joão Paulo Nascimento
joão Paulo Nascimento
Mini-busto

Número de Mensagens : 899

Mensagem por Tom SoulBurn Dom Set 21, 2014 4:00 pm

joão Paulo Nascimento escreveu:
Thiago Rodrigues escreveu:

Eu só discordo sobre sua  maneira de ver o foco. O colecionador que compra um pouco de tudo também tem um foco. O foco dessa pessoa é o que ela mais gosta de cada segmento. Eu posso não ter interesse nenhum  nas figuras do gavião arqueiro e da viúva negra,  será que vale a pena comprar a figura apenas par completar o time? Eu e muitos outros achamos que não. Com certeza um set completo fica bonito, mas ter figuras de franquias ou escalas diferentes também pode ficar muito bom. Não necessariamente você precisa ter o Robocop e o ED-209. O Robocop pode ficar muito legal ao lado do T 800 ou de algum outro ícone da mesma epoca. Eu entendo o que você disse e respeito a sua opinião,  mas o foco pode ser encarado de diferentes maneiras.

Concordo com você João ...... isso ai pra mim é o perigo!!
Acho que o principal foco tem que ser exatamente o que gosta ...... obviamente não da pra termos tudo que gostamos mais isso é um outro problema hauahuahuhau
Temos que ter como principal foco o que curtimos e gostamos sempre, pois se compramos um personagem ou figura que achamos mediano somente para "fechar o Set" , ou para combinar ......a partir dai nossa coleção se torna mediana para nós mesmos!!
Não importa a opinião dos outros .....lógico que devemos levar em conta as opiniões técnicas, reviews etc ......... o que quero dizer é:
"SUA COLEÇÃO TEM QUE SER FODA PRA VOCÊ!!"  - ESSE É O FOCO!!!
Tom SoulBurn
Tom SoulBurn
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 6322

Mensagem por Victor Carvalho Dom Set 21, 2014 4:12 pm

SoulBurn escreveu:
"SUA COLEÇÃO TEM QUE SER FODA PRA VOCÊ!!"  - ESSE É O FOCO!!!
 [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 625126  [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 625126  [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 625126  [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 625126  [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 625126  [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 625126  [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 625126
Victor Carvalho
Victor Carvalho
Estátua life size

Número de Mensagens : 10774

Mensagem por Asa Not Dom Set 21, 2014 4:18 pm

joão Paulo Nascimento escreveu:
Thiago Rodrigues escreveu:Coisas estranhas:

Concordo com o João Paulo nesse aspecto! Eu achei legal o T800 porem não tenho vontade de ter o T1000, mesmo a figura sendo ótima...logo não vou gastar dinheiro só para completar o parzinho!
Atualmente pego figuras de filmes que gostei muito, porem pego somente os personagens que mais gostei de cada filme. ex: Filme AVP - personagem preferido: predador Celtic!
Asa Not
Asa Not
Mini-estátua

Número de Mensagens : 1681

Mensagem por Thiago Rodrigues Dom Set 21, 2014 4:26 pm

Eu tb concordo,  tanto é que tem sempre um nicho na Prateleira que acaba sendo misturado de coisas que são indispensáveis para o colecionador por ser marcante pra ele,  independente de fazer par ou não com outra do próprio filme,  mas no geral essas coisas de focar deixam a coleção bonita.  E achei que vale a pena ressaltar no tópico.  Thumbleft
Thiago Rodrigues
Thiago Rodrigues
Figurine

Mensagem por Tom SoulBurn Dom Set 21, 2014 6:00 pm

Alias Loganx ...que sensacional sua coleção kra .  [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 625126   [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 625126   [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 625126 .......muito bem exposta parabéns kra!!! tem alguma coisa guardada tipo o Wolvie SS do seu Avatar?

[Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 Hvdmz9
Tom SoulBurn
Tom SoulBurn
Legendary Scale Figure

Mensagem por Convidado Dom Set 21, 2014 6:46 pm

SoulBurn escreveu:Alias Loganx ...que sensacional sua coleção kra .  [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 625126   [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 625126   [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 625126 .......muito bem exposta parabéns kra!!! tem alguma coisa guardada tipo o Wolvie SS do seu Avatar?

Spoiler:
Obrigado soul. Sim,  tenho guardado no total 4 peças (2pfs e 2 hts)….. Thumbright

Convidado
Convidado

Mensagem por Convidado Dom Set 21, 2014 6:54 pm

SoulBurn escreveu:Alias Loganx ...que sensacional sua coleção kra .  [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 625126   [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 625126   [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 625126 .......muito bem exposta parabéns kra!!! tem alguma coisa guardada tipo o Wolvie SS do seu Avatar?
Aliás aquele seu wolf predator LSF é animalesco, para mim, a melhor representação de um predador, tanto em pose como na peça em si…….. Thumbright

Convidado
Convidado

Mensagem por leehomer Dom Set 21, 2014 7:49 pm

Gosto da minha coleção, nunca tive foco, finalmente consegui expor a coleção, agora é respeitar o espaço limitado, e trocando de peças se for o caso!
leehomer
leehomer
Busto

Número de Mensagens : 1145

Mensagem por Kaio-ken Master Dom Set 21, 2014 8:03 pm

Acho que independente da pessoa ter uma coleção exposta ou guardada nas caixas todos são colecionadores, pois o fato de não expor as figuras as vezes é por não ter um local adequado e não por opção, eu mesmo tenho muitas peças nas caixas por não ter um local protegido mas espero expor tudo futuramente.
Kaio-ken Master
Kaio-ken Master
Mini-estátua

Número de Mensagens : 1911

Mensagem por Meconio Dom Set 21, 2014 8:18 pm

SoulBurn escreveu:
Meconio escreveu:. Mas talvez diga isso porque estou largando mão da coleção, aí o julgamento fica totalmente influenciável veterano

Ta parando tb kra Doh! ?? O woly ta influenciando todo mundo veterano

Mais ou menos, Burn.... Mas to em desaceleração, com certeza hehehe. Talvez o futuro seja igual do Woly mesmo Razz
Meconio
Meconio
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7475

Mensagem por Asa Not Dom Set 21, 2014 8:30 pm

Eu também pretendo parar! Tenho intenção de ter mais 4 Hot Toys...e depois pegar figuras bem esporadicamente, no caso quero pegar um Super e um Batman do próximo filme. geek
Asa Not
Asa Not
Mini-estátua

Número de Mensagens : 1681

Mensagem por Tom SoulBurn Dom Set 21, 2014 9:01 pm

Loganx escreveu:
Aliás aquele seu wolf predator LSF é animalesco, para mim, a melhor representação de um predador, tanto em pose como na peça em si…….. Thumbright

A pose daquele Predator Wolf é realmente animal ....na verdade peguei ele exatamente por causa pose kra!! Valew Thumbleft
Tom SoulBurn
Tom SoulBurn
Legendary Scale Figure

Mensagem por Convidado Dom Set 21, 2014 9:32 pm

Amigos vou falar uma coisa pra vocês, isso não tem fim.

Quem planeja para ou um dia encerrar a coleção, pode saber que é muuuuuito difícil.

Mas sabem de uma coisa, isso é muito bom!! Eu estava quase fechando a minha coleção, faltava umas 2 peças e estava infeliz com ela, vendi quase tudo e hoje estou com muito dinheiro pra gastar tudo com colecionáveis  bwahaha

Estou curtindo muito essa nova fase, refazer a coleção está sendo muito prazerosa, meus horizontes estão bem mais aberto, estou comprando e conhecendo coisas novas.

É vou fazer isso o meu foco, a minha coleção, como falei uma vez para os amigos do Watts é a coleção do desapego  bwahaha  veterano

Vou comprar, vou vender, vou mudar de coleção e escala quando eu quiser, não tenho mais barreiras, e vou ficar somente com o que eu realmente gostar mesmo assim quando não gostar mais vou vender e comprar outras coisas. Vou caprichar mesmo é no expositor isso sim é fundamental para o colecionador!

Colecionáveis são cíclicos, sempre lançam coisa novas, não me apego mais a colecionáveis, vou comprar e vender com mais frequência. O importante é a diversão e estou me divertindo muito com essa nova fase :)

Convidado
Convidado

Mensagem por Kaio-ken Master Dom Set 21, 2014 9:51 pm

É essencial ter desapego, claro não vou ser hipócrita de dizer que não me apego, lógico eu tenho coisas que gosto muito e espero não me desfazer delas pois remetem a minha infância, épocas que me lembro com carinho e saudade, mas com o tempo a vida muda, os desejos mudam, nossa mente muda, os valores mudam, outras necessidades surgem..

Só acho que ter muito apego a coisas materiais, digo isso em excesso não faz bem.. Quando comecei a colecionar pouco a pouco fui me viciando naquilo e queria mais e mais, fiz dividas que não podia fazer e hoje em dia vejo como mudei de pensamento e estou bem melhor.

Fiquem a vontade de descordar de mim pois cada um tem um pensamento e posição quanto a esse tema e respeito muito todos aqui, mas acho que quando vç se liberta desse materialismo de querer ter tudo o que é lançado, vç consegue dar valor a coisas simples na vida que realmente importam..
Kaio-ken Master
Kaio-ken Master
Mini-estátua

Número de Mensagens : 1911

Mensagem por Bento Dom Set 21, 2014 9:54 pm

O que define "colecionador" não é um conjuto de regras ou etiquetas, é o seu gosto particular. Não existe forma errada de colecionar, só não pode afetar de forma negativa a sua vida.

Às vezes, o que me parece, é que as pessoas se forçam a gostar de um padrão para poder ser enquadrado em um rótulo.

Seja feliz, não se prenda a regras inventadas. Eu por exemplo gosto de sabotar os "planos que os outros definem para mim".
Bento
Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671

Mensagem por Convidado Dom Set 21, 2014 9:58 pm

Eu estou começando a colecionar agora e é muito bom ver conselhos de pessoas que estão nesse caminho a mais tempo. Atualmente estou querendo focar em heróis que marcaram a minha infância e pretendo não perder o foco, mas nunca se sabe né (vai que aparece alguma figura sensacional Happy ).

Convidado
Convidado

Mensagem por Tom SoulBurn Dom Set 21, 2014 10:09 pm

Bento escreveu:
"Seja feliz, não se prenda a regras inventadas. Eu por exemplo gosto de sabotar os "planos que os outros definem para mim".

SENSACIONAL!!! UAHUAHUAHA  [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 625126  [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 625126  [Off Topic] Você é um colecionador ou um acumulador? - Página 2 625126
Tom SoulBurn
Tom SoulBurn
Legendary Scale Figure

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo