Fórum Limited Edition
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas.

+12
Tohrment
pavlov cesak
Trunks68
Adragon
brasileiro
refux
zinabrio
The Legend
kabat
TÉI
|Azrael|
rafaelft
16 participantes

Ir para baixo

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Empty Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas.

Mensagem por rafaelft Sáb Out 24, 2009 8:55 pm

Bom pessoal, encontrei esse texto na internet e achei ele interessante, por isso fiz a tradução/adaptação para o português. Espero que gostem e se tiver algum erro em alguma parte, por favor me corrijam... (msm porque eu não sou engenheiro químico)



Link de onde foi extraído o texto: http://www.riuva.com/?p=301



Segue o texto:


Coldcast

Basicamente, nenhum calor é aplicado quando o material é fixado no molde. Ao misturar dois tipos de líquidos, um composto plástico resistente é formado.

Polystone

Polystone é o nome comum para polietileno, apenas um outro plástico. Mas existem dois tipos principais, Alta e Baixa Densidade. O de alta densidade é utilizado para as estatuas. O Polystone oferece boa resistência à umidade, impacto, calor, sol, frio e tem boa rigidez. Quero dizer bom em comparação ao PVC. Tudo aqui é em relação ao PVC.

O Polystone distorce de cerca de 80 graus Celsius. Não é tão dúctil, mas é mais leve que a água, e podem ser moldados, usinados e podem ser unidos utilizando solda (difícil de colar). Também é um termoplástico, o que significa que pode ser aquecido e resfriado e reformulado. É fácil de moldar e bastante durável. A maior resistência ao calor e rigidez significa também não distorce ou enverga, ou pior, começar a degradar na luz solar. Mas devido a essa maior qualidade, estatuas de polystone são mais caras do que as de PVC e a quantidade delas é muito menor.

Ao contrário de PVC, que é mais dúctil, o Polystone quebra devido à maior rigidez. Portanto utilize EMS se possível.

E sim, também é conhecido como polietileno, o saco plástico.

Policloreto de Vinila (PVC)


O PVC é um dos plásticos mais comuns utilizados no mundo. É bastante semelhante à borracha e a dureza / maleabilidade do PVC depende da quantidade de plastiers. Mais plastiers = maior suavidade, pois arrumar ordenadamente as longas cadeias de polímeros macromoleculares em linhas puras. Alguns colecionadores figura queixam-se de uma película oleosa depois de um tempo e eu acho que isso é devido à migração de plastificantes à superfície do plástico. Pequenas moléculas de plastiers são muito móveis e, após um período de tempo, elas se acumulam e deixam a superfície oleosa.

Esta é também a razão de PVC tende a ficar um pouco quebradiço depois de um longo tempo. Ah, estes plastificantes são bastante tóxicos também. E se você tiver um incêndio em casa, jogue suas figuras no fogo para extingui-lo, pois o cloro produzido retarda a chama.

Uma porcentagem muito grande das figuras vendidas são feitas de PVC. De Gashapons, Trading Figures até figuras 1/6. Como o custo do material é baixo, é fácil de moldar, possuí uma boa ductilidade (não ocorrem muitas quebras, apenas entorta). Por essas razões o PVC é mais utilizado.

Nunca deixá-los ao sol. Raios ultravioleta produzem radicais livres em PVC, cloro radicais livres, que se combinam para formar o gás cloro, e o material é decomposto. O sol também os aquece e PVC entorta a uma temperatura de 60 graus Celsius. Sendo um termoplástico, você realmente pode aquecê-lo e dobrá-lo, e depois resfriar para que possa manter essa forma.

PVC, devido à adição de átomos de cloro, que tem uma massa molecular muito alta comparado ao C e H, é um plástico pesado.


ABS (Acrilonitrila butadieno estireno)


O ABS é comumente utilizado para as bases de figuras. É bem reconhecível, é só pensar nos blocos de LEGO. É desse material que eles são feitos. ABS tem boa resistência ao impacto e não é realmente flexível, mas rígido. Essas propriedades mais a superfície brilhante tornam um material adequado para as bases de figuras. Curiosamente, ao contrário dos anteriores, o ABS não é um composto, mas apenas uma mistura de três tipos de plástico.

“O ABS é um copolímero derivado de três monómeros: acrilonitrila, butadieno e estireno. A acrilonitrila é um monómero sintético produzido a partir do hidrocarboneto propileno e amoníaco; o butadieno é um alceno que se obtém a partir da desidrogenação do butano, um dos processos de obtenção economicamente viáveis; e o estireno produz-se a partir da desidrogenação do etilbenzeno, um hidrocarboneto aromático obtido na reação do etileno com o benzeno.”

A Acrilonitrila contribui com resistência térmica e química, e o butadieno dá ductilidade e resistência ao impacto. Estireno dá à superfície brilhante e torna o material de fácil usinagem e com menor custo.

ABS é mais caro que o PVC e é ligeiramente mais leve também. Seu preço é comumente usado como a linha divisória entre os plásticos comuns, como o PVC, e plásticos industriais mais caros. O ABS tem uma temperatura mais elevada distorção em 75 graus. Suas propriedades também são facilmente modificadas pela variação das proporções de seus componentes. Sua cor natural é um marfim opaco, mas corantes podem ser aplicados.

Espero que tenham gostado.....

Abraços
rafaelft
rafaelft
Mini-estátua

Número de Mensagens : 1639
Idade : 36
Localização : Mauá
Data de inscrição : 09/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Empty Re: Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas.

Mensagem por |Azrael| Sáb Out 24, 2009 9:02 pm

Cara, parabens pelo tópico, aposto que praticamente ninguem do fórum conhecia a fundo estes materiais!

Muito obrigado por trazer essa informação! Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Icon_biggrin
|Azrael|
|Azrael|
Conselheiro

Número de Mensagens : 15180
Idade : 38
Localização : Mogo
Data de inscrição : 14/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Empty Re: Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas.

Mensagem por TÉI Sáb Out 24, 2009 10:10 pm

Boa Rafael!

Tem alguma informação mais detalhada sobre "cold cast porcelain"?
TÉI
TÉI
Administrador

Número de Mensagens : 7662
Idade : 50
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 12/01/2009

http://www.estatuaslimitededition.com

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Empty Re: Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas.

Mensagem por kabat Sáb Out 24, 2009 10:30 pm

cold cast porcelain é uma resina (usada como base) misturada com pó de porcelana.
Pelas miniaturas que eu vi feitas desse material, a % da mistura pode produzir um material mais frágil ou dúctil. Em geral, é um material que produz uma superfície muito boa e tem uma densidade relativamente alta se comparado a polímeros.

Polietileno (polystone) é outro material bastante usado em estátuas. Não é tão dúctil quanto o pvc, mas é muito mais resistente aos efeitos do ambiente e do tempo.

ABS também é muito usado em mechas (pelo menos nos de qualidade). Mechas feitos de pvc - como alguns transformers ou da série revoltech, por exemplo - são visivelmente inferiores no acabamento e durabilidade.
kabat
kabat
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7999
Idade : 110
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 01/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Empty Re: Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas.

Mensagem por The Legend Sáb Out 24, 2009 11:00 pm

Nossa!!! Tópico fantástico!!!
The Legend
The Legend
Conselheiro

Número de Mensagens : 21324
Idade : 41
Localização : Sampa Rock City
Data de inscrição : 15/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Empty Re: Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas.

Mensagem por zinabrio Dom Out 25, 2009 12:50 am

Pelo jeito o melhor continua sendo polystone...
Até onde vai meu nenhum conhecimenho sobre esses materiais, este tb e o mais caro de todos.
zinabrio
zinabrio
Mini-busto

Número de Mensagens : 672
Idade : 45
Localização : cps
Data de inscrição : 29/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Empty Re: Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas.

Mensagem por refux Ter Mar 16, 2010 3:05 pm

po, show de bola cara =)

só não gostei da parte de jogar as figuras de pvc no incêndio xD

refux
Heroclix

Número de Mensagens : 88
Idade : 37
Localização : sampa
Data de inscrição : 05/03/2010

http://www.twitter.com/refux

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Empty Como você cuida e expôe suas figures?

Mensagem por brasileiro Qua Jul 21, 2010 3:33 pm

E aí galera. Bom, eu estou começando minha coleção agora, chegaram duas peças pra mim e ainda estão na caixa. Estou pensando em um modo de colocá-las em um expositor, mas como não achei nada do tipo, pensei em fazer um aquário sem as travas de 1,30m x 0,5m x 0,5m com 4mm de espessura e usálo como cúpula sobre uma base em mdf encarpetada, e alí dentro colocar as figures. O que vcs acham? Alguém tem alguma idéia do melhor jeito de expô-las de modo que não peguem poeira...?
Tenho uma certa experiência com fotografia, e a limpeza deste tipo de equipamento exige cuidado, sendo assim, para limpeza que eu recomendaria é espanar um pincel de blush, daqueles que as mulheres usam para passar maquiagem, mas um pincel novo e macio, pelo amor de Deus não passe um usado, e assim fazer ligeiros movimentos para fora.
Se o caso for mancha, água destilada e sabão neutro. Por que agua destilada? porque ela é pura, e ausente de sais minerais, cloro, ou qualquer outro reagente que possa atacar a pintura e/ou o material.

Há um post similar a esse mas como é meio antigo resolvi criar um novo com estas dicas que encontrei.
Esse post a seguir eu encontrei na internet, e explica o que é PVC, o que é Polystone, as temperadturas indicadas para cada material etc. Gostaria até uma opinião de vcs. Tradução google, e revisão minha mesmo:

COLDCAST
Basicamente, nenhum calor é aplicada quando o material é moldado. Ao misturar dois tipos de líquidos, um composto plástico resistente é formado. É o tipo mais caro de material para a figura. Possui cores mais agradáveis e mais vivas comparado com PVC.

Polystone
Polystone é o nome comum de polietileno plástico, apenas outro tipo de plástico. Mas há dois tipos principais: alta e baixa densidade. O de alta densidade é usado para construir as figuras. Polystone oferece boa resistência à umidade, impacto, calor, sol, frio e tem boa rigidez. Quero dizer em comparação com PVC. Tudo aqui é em relação ao PVC.
Polystone distorce a cerca de 80 graus Celsius. Não é tão maleável, é mais leve que a água, e podem ser moldados, usinados e unidos utilizando solda (difícil de colar). É um termoplástico, e significa que pode ser aquecido e resfriado e reformulado. É fácil de moldar e bastante durável. A maior resistência ao calor e rigidez significa também significa que as figuras não distorcem ou murcham ou, pior ainda, começam a degradar sob a luz solar. Mas, por essa qualidade adicional, as figuras de polystone são mais caras que as de PVC e o volume delas encontradas no mercado é muito menor.
Ao contrário de PVC, que é mais maleável, o polystone quebra devido à maior rigidez. Assim, o transporte por mar é um pouco mais arriscado para estes produtos. Use EMS custe o que custar.
E sim, é também conhecido como polieteno, o famoso saco plástico. Então, as pessoas que foram enganados pelo nome fantasia, por favor, abaixe a cabeça de vergonha.

Polivinil de cloreto (PVC)
O PVC é um dos plásticos mais utilizados no mundo. É muito semelhantes às da borracha e a dureza/maleabilidade do PVC é dependente do volume de solução plastica acrescentada. Mais plastificante = mais suavidade, desde que disposto ordenadamente em longas cadeias de polímero macromolecular em linhas puras. Alguns colecionadores de figura queixam-se de uma película oleosa depois de um tempo e eu acho que isso é devido à migração de plastificantes para a superfície do plástico. As pequenas moléculas de plastificante são bastante móveis e depois de um período de tempo, eles se acumulam na superfície para produzir um camada oleosa.
É também por isso que o PVC tende a ficar um pouco ressecado e quebradiço depois de um longo tempo. A sim, estes plastificantes também são muito tóxicos. E se você tiver um incêndio em casa e despejar suas figurinhas nele, irá extingui-lo, pois o cloro produzido retarda o fogo. A propósito, alguns plastificantes são pensadas para reduzir a qualidade do espermado homem.
Uma grande percentagem das figures vendidas são feitos de PVC. Os Gashapon em escala 1/6s, são produzidos principalmente PVC. O custo do material barato, a fácilidade de moldar, a maleabilidade (ele não quebra, apenas dobra) são as razões pelas quais ela é mais usada.
Nunca deixe-os ao sol. Os raios ultravioleta produzem radicais livres no PVC, os radicais livres de cloro, se combinam para formando uma espécie de gás cloridrico e o material é decomposto. O sol também aquece-os e o PVC distorce a uma temperatura de 60 graus Celsius. Por ser um termoplástico, você pode aquecê-la e dobrá-la, se quiser para manter ou modificar a forma. Mas quem seria o louco de fazer isso?
PVC, devido à adição de átomos de cloro, que tem uma massa molecular muito elevada em comparação com C e H, é pesado para um plástico.

ABS (acrilonitrila-butadieno-estireno)
ABS é comumente utilizado para as bases de figurinhas. É muito fácil reconhe-lo, basta pensar em blocos de LEGO. É do que eles são feitos. ABS tem boa resistência ao impacto e não é realmente flexível, mas firme. Essas propriedades mais a superfície brilhante o tornam um material adequado para bases estatueta. Curiosamente, ao contrário de todo o exposto, o ABS não é um composto, mas apenas uma mistura de 3 tipos de plástico.
"O ABS é um termoplástico de mistura amorfo (sem forma definida). A receita é acrylnitrile a 15-35%, 5-30% de butadieno e estireno a 40-60%. Dependendo da mistura diferentes propriedades podem ser alcançadas.

Acrylnitrile contribui com resistência térmica e química, e o butadieno emborrachado dá maleabilidade e resistência ao impacto. Estireno dá brilho a superfície e torna o material facilmente maquinável e menos caro "
ABS é mais caro do que o PVC e é ligeiramente mais leve também. Seu preço é comumente usado como a linha divisória entre os plásticos comuns, como PVC e plásticos industriais mais caros. ABS tem uma maior temperatura de distorção, 75 graus. Suas propriedades podem ser facilmente modificados, variando as proporções de seus componentes. Sua cor natural é um marfim opaco, mas corantes podem ser aplicados.


Agora, vamos começar passo a passo para manter sua coleção perfeita para um longo tempo.
Eu tenho 10 anos, figura PVC e ainda como novo. Não trincadas ou discolorized.
Aqui está uma lista simples de como o cuidar de sua figura de PVC:
1) Mantenha-o em temperatura baixa. (Temperatura quente fará com que o PVC produza óleo e facilmente trinque no futuro). Por que será produzido do óleo? O que é isso? Leia acima!
2) NÃO COLOQUE SUA FIGURA DE PVC A LUZ SOLAR DIRETA. Não coloque-os perto de uma luz forte que produza ondas de calor, por exemplo, lâmpadas de halógenas e lâmpada incandescente.
3) Uma vez a cada poucos meses, coloque o sua figura dentro do congelador por aproximadamente 20 minutos (não é muito tempo).
4) Se por acaso o sua figura começar a produzir óleo (devido ao calor), coloque o seu valor ao freezer por 30 minutos para 45 minutos.
5) Use ventilador para limpar a sua figura ou secador de cabelo. Pessoalmente, eu uso a soprar toda a poeira (!!!!! Não esqueça de definir o secador cabelo para soprar ar FRIO, NUNCA no ar quente). Se você pode gastar um pouco mais, use removedor de pó que é utilizado para limpar a partes de computador ou de material eletrônico.
6) Não limpe o sua figura com produtos químicos líquidos. Não use água quente também. Se possível, evite usar água, use apenas água em uma quantidade pequena apenas para limpar parte muito suja da sua figura.

7) Se você tem um tiver um tempo para dedicar-se use-o para remover a figura do suporte (a maioria deles são feitos de plástico), não use força, use jeito. Basta colocar o suporte dentro do freezer por 5 a 10 minutos. É porque o plástico vai encolher e expandir mais do que o coldcast PVC, etc.
Cool Se você tiver mais de uma figura ficar próximas umas das outras, por favor, não se deixe que elas encostem entre si. Depois de algum tempo, isso vai deixar uma marca de uma figura em outra.
9) (Isso não é muito importante. Só acontecerá quando temos figuras com pinturas baratas. Marcas famosas como a Max Factory, Kaiyodo, Alter, Good Smile Company, etc. Utilizam de boa pintura) Experimente colocar um plástico para cada conjunto removível para evitar o contato direto que vai deixar uma marca depois de um longo tempo. Você sabe a razão, porque os fabricantes sempre colocam um plástico entre a junção que removivel quando você compra uma nova figura? É porque quando eles se tocam, depois de longo tempo, ele vai deixar uma marca de tintas.
10) Esta é apenas para figura de PVC.
Evite colocar objetos pesados como por exemplo armas, etc. nas mãos de sua figura. É porque o PVC irá dobrar ao longo do tempo.
Como afixar partes quebradas da figura:
1) Limpe ambas as partes. Certifique-se que não há poeira nas partes quebradas que você está indo para a colagem.
2) Use Super Cola tipo gel, é melhor, porque não irá escorrer facilmente e lembre-se você está trabalhando com uma miniatura e não com reciclagem.
ATENÇÃO!!
NÃO use uma cola especial para PVC. É por que a de cola de PVC vai derreter o PVC, a fim de unílos formando uma só peça. E acredite, você não vai querer derreter algo em sua figura.
3) Antes de aplicar a cola super, certifique-se que a parte quebrada têm superfície plana ou cisalho desuniforme mas de modo a encaixarem perfeitamente, sem fendas (Isto é para garantir que a superfície receba a cola em toda a sua área e não aparente uma colagem de pau).
4) Aplique uma quantidade muito pequena de cola super a 1 das partes quebrada (não aplique em ambos os lados). Aguarde alguns segundos antes de colocá-los juntos. CUIDADO! Se houver um excesso aplicado de cola e a gota passar para a outra parte da figura, você está encrencado. Isso vai deixar uma marca para sempre.
5) Depois de colá-los, não toque em sua figura por algumas horas. É para certificar-se que a cola realmente secou.
6) Às vezes, a cor da figura por parte quebrado um pouco desbotado. É normal. Basta usar um marcador permanente com a mesma cor da figura e terá a cor de volta (NÃO USE em uma grande área).
brasileiro
brasileiro
Heroclix

Número de Mensagens : 93
Idade : 45
Localização : MG
Data de inscrição : 21/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Empty Re: Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas.

Mensagem por rafaelft Qua Jul 21, 2010 3:48 pm

Bom, primeiramente seja bem vindo ao Fórum Limited Edition!!!

Segundo queria dizer que eu já postei esse artigo sobre o material das estátuas no seguinte link: http://www.estatuaslimitededition.com/dicas-f9/conhecendo-um-pouco-da-materia-prima-das-estatuas-t2122.htm

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
rafaelft
rafaelft
Mini-estátua

Número de Mensagens : 1639
Idade : 36
Localização : Mauá
Data de inscrição : 09/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Empty Re: Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas.

Mensagem por brasileiro Qua Jul 21, 2010 3:55 pm

Foi mal Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. 874651
E obrigado pela dica, só quis contribuir.
brasileiro
brasileiro
Heroclix

Número de Mensagens : 93
Idade : 45
Localização : MG
Data de inscrição : 21/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Empty Re: Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas.

Mensagem por rafaelft Qua Jul 21, 2010 4:01 pm

brasileiro escreveu:Foi mal Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. 874651
E obrigado pela dica, só quis contribuir.

Não esquenta....talvez os mod juntem os tópicos.....
rafaelft
rafaelft
Mini-estátua

Número de Mensagens : 1639
Idade : 36
Localização : Mauá
Data de inscrição : 09/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Empty Re: Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas.

Mensagem por Adragon Qua Jul 21, 2010 4:06 pm

Ótimas informações e todos os colecionadores agradecem hehehehehehe Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. 164529


Última edição por Adragon em Qua Jul 21, 2010 7:06 pm, editado 1 vez(es)
Adragon
Adragon
Busto

Número de Mensagens : 1054
Idade : 47
Localização : Salvador
Data de inscrição : 11/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Empty Re: Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas.

Mensagem por Trunks68 Qua Jul 21, 2010 6:57 pm

rafaelft escreveu:
brasileiro escreveu:Foi mal Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. 874651
E obrigado pela dica, só quis contribuir.

Não esquenta....talvez os mod juntem os tópicos.....
Unido!!! Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. 874651

brasileiro escreveu:Foi mal Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. 874651
E obrigado pela dica, só quis contribuir.
Valeu pela ajuda e seja bem vindo!!! Toda informação que puder trazer é válida!!! Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. 96358
Trunks68
Trunks68
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 8555
Idade : 44
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 09/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Empty Re: Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas.

Mensagem por pavlov cesak Qui Jul 22, 2010 4:22 pm

Valeu cara Thumbleft Curti as dicas de conservação
pavlov cesak
pavlov cesak
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 9224
Idade : 52
Localização : sorocaba
Data de inscrição : 08/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Empty Re: Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas.

Mensagem por brasileiro Qui Jul 22, 2010 4:52 pm

Fico agradecido pela compreensão de todos. Pricipalmente do rafaelft pois depois que ví seu tópico deve ter ficado a impressão que quis plagiar seu post.
Agradeço ao pessoal da moderação por unir os tópicos.
Na verdade, como disse acima, estou começando a minha coleção agora e só tenho duas peças que ainda estão na caixa pois só vou abrí-las quando meu display ficar pronto. Andei lendo muito a respeito pois sou meio chato com essas coisas de conservação...
Bom, meu expositor é um aquário que acabou ficando com 1,30m x 0,50m x 0,45m e já levei-o à loja de um amigo que irá fazer a base, uma vez que o aquário na verdade vai fazer um papel de cúpula.
Como moro no fim do mundo, numa cidade do interior de MG, esses foram os materiais que encontrei para fazer o meu display.
As vantagens do vidro sobre o acrílico é que custa mais barato, e é difícil de arranhar, entretanto é mais pesado.
Amanhã vou tirar fotos do trabalho sendo realizado com a base e depois posto os resultados.
brasileiro
brasileiro
Heroclix

Número de Mensagens : 93
Idade : 45
Localização : MG
Data de inscrição : 21/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Empty Re: Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas.

Mensagem por Tohrment Qui Set 11, 2014 4:27 pm

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Attachment

Interessante... Nunca tinha parado para saber mais dos materiais usados, esclareceu bastante minhas duvidas.
Tohrment
Tohrment
Moderador

Número de Mensagens : 2080
Idade : 32
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 24/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Empty Re: Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas.

Mensagem por Kaio-ken Master Qui Set 11, 2014 5:35 pm

Legal mesmo, nunca procurei saber sobre essas informações, são bem interessantes... Parabéns aos autores do tópico.
Kaio-ken Master
Kaio-ken Master
Mini-estátua

Número de Mensagens : 1911
Idade : 37
Localização : Salesópolis - SP
Data de inscrição : 05/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Empty Re: Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas.

Mensagem por ESM999 Qui Set 11, 2014 6:04 pm

Porra, muito bom este tópico!!  Esse é o tipo de informação que nem deveria estar num tópico normal, pois acaba ficando esquecido.  Tinha que ser algo fixo no menu, tipo como "aprenda mais sobre...".


Última edição por ESM999 em Qui Set 11, 2014 6:18 pm, editado 1 vez(es)
ESM999
ESM999
Premium Format

Número de Mensagens : 4091
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Data de inscrição : 01/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Empty Re: Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas.

Mensagem por Bloodhawk Qui Set 11, 2014 6:13 pm

Informações importantes para qualquer colecionador...
Bloodhawk
Bloodhawk
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 2156
Idade : 49
Localização : Brasil
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Empty Re: Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas.

Mensagem por hcjr Qui Set 11, 2014 6:40 pm

Show esse post, parabéns!

Estátuas de resina poliester, resina epoxi ou poliuretano não são boas?

Sou noob ainda, esse tipo de tópico é uma fonte massa pra mim, valeu!

hcjr
Heroclix

Número de Mensagens : 2
Idade : 37
Localização : João Pessoa
Data de inscrição : 11/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas. Empty Re: Conhecendo um pouco da matéria-prima das estátuas.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos