Fórum Limited Edition
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como Fazer Gifs animadas

+4
m4rc3low
ZhyZhak
tobi
brasileiro
8 participantes

Ir para baixo

Como Fazer Gifs animadas Empty Como Fazer Gifs animadas

Mensagem por brasileiro Ter Ago 17, 2010 4:31 pm

Bom, este é meu primeiro tutorial então se ficar alguma coisa pra traz, ou vcs não entenderem, eu vou complementando blz?!

Primeiramente gostaria de agradecer ao pessoal daqui do fórum LE pelo companheirismo com que vêm me tratado.
Uma pequena observação antes de começarmos: Este tutorial requer o uso de dois softwares, e citarei os nomes daqueles que uso. Caso a citação não se encaixe no perfil do fórum, (devido à marketing tals e tals) peço aos moderadores e administradores do mesmo que considerem o fato.

Então vamos lá.

Tudo começa na captura da imagens still (fotografias), eu geralmente eu uso um ciclo de 8 a 16 imagens para dar mais realismo ao gif mas nada o impede de variar estes volumes.
Para evitar que a câmera se encline para direita ou esquerda, para cima ou para baixo, coloque a câmera em um tripé ou algo que dê estabilidade e firmeza na hora da captura para evitar que a máquina tome ângulo e a imagem saia "torta".
Como plano de fundo eu uso uma cartolina como a usada neste tópico:
http://www.estatuaslimitededition.com/dicas-f9/dicas-de-fotografia-digital-de-action-figures-miniaturas-estatuas-t1021.htm
Na cartolina eu contorno com um lápis o formato da base, e depois faço pontos na circunferência do desenho na cartolina de modo que a distância entre esses pontos seja praticamente a mesma, como se fosse fatiar uma pizza. Se a base for redonda fica mais fácil. Quanto mais pontos, com mais imagens você irá trabalhar e mais detalhado será o gif.

Como Fazer Gifs animadas Cartolina

Depois tiro como referência um local da base, um dedo do pé, ou uma pequena deformidade, qualquer coisa que você possa ter como referência.
Coloque este ponto de referência na direção do ponto feito na cartolina, tiro uma foto, depois vou girando o a peça de modo que cada fotografia tirada o ponto de referência esteja em cima de um ponto diferente na cartolina até obter 360 graus.
O resultado são (no caso) 16 imagens, cada uma em um ângulo diferente.

Num editor de fotos, eu uso o Photoshop, abra todas as imagens em camadas e diminuindo a opacidade de uma certa camada você vizualizará onde está uma figura em relação à outra.

Como Fazer Gifs animadas Layers2

Feito isso faça a centralização final utilizando a ferramenta Move Tool que está situada na parte esquerda ao alto. Não se esqueça, a camada a ser editada será aquela que está selecionada em azul.

Como Fazer Gifs animadas Movetool

Estes ícones com aparência de olhos serve para vizualizar a camada ou Layers que está trabalhando. Lembre-se a camada superior está acima das outras, para mover qualquer objeto deve-se aplicar o ícone de olho na camada selecionada e se esta estiver mais abaixo desmarque o olho nas camadas superiores.

Como Fazer Gifs animadas Visulayer

No caso do Vader e do Predator, como a base não é redonda, eu centralizo a partir da cabeça, e o resultado pode ser vizualizado assim:

Como Fazer Gifs animadas Layersw

Feito isso selecione todas as camadas clicando nos nomes Layer01, Layer02... e corte em tamanho desejado, eu uso 600x450px pois se encaixa na maioria dos forums. Assim todas as imagens serão centralizadas e igualmente regulares em seu tamanho.
Depois salve cada imagem separadamente ex: p01, p02 e assim sucessivamente.
Salva as imagens, com um outro software chamado Ulead Gif Animator quem esta aparência...

Como Fazer Gifs animadas Ulead00

... reamostre, usando a ferramenta Canvas Size, o documento inicial para o tamanho das imagens salvas pelo Photoshop:

Como Fazer Gifs animadas Ulead01
Como Fazer Gifs animadas Ulead02

Aí então eu arraste as imagens salvas na barra inferior como mostra esta imagem:

Como Fazer Gifs animadas Ulead03

O programa então pergunta se você quer colocar cada imagem um uma frame separada, e é isso que você deve fazer. Se não estiver marcada esta opção marque-a:

Como Fazer Gifs animadas Ulead04

Teremos então o seguinte vizual:

Como Fazer Gifs animadas Ulead05

A primeira frame está em branco pois é a frame do documento inicial, selecione a layer em branco de delete-a ficando a imagem semelhante a essa:

Como Fazer Gifs animadas Ulead06

E finalmente vamos de fato gerar o gif selecionando File>Save as>Gif. daí pra frente acho que vocês já sabem, é só escolher o local e o nome a ser salvo.

Como Fazer Gifs animadas Ulead07

O resultado é o Gif animado (que por sinal achei que ficou melhor que o que coloquei no review):

Como Fazer Gifs animadas Vadernovo

"I hope you enjoy."
brasileiro
brasileiro
Heroclix

Número de Mensagens : 93
Idade : 45
Localização : MG
Data de inscrição : 21/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como Fazer Gifs animadas Empty Re: Como Fazer Gifs animadas

Mensagem por tobi Ter Ago 17, 2010 4:53 pm

Legal o tutorial, mas posso ajudar?
Tira as fotos, salve em "8 bits - 256 cores otimizado" e junte tudo com o software GIF Movie Gear.
Dá na mesma. :lol

tobi
Figurine

Número de Mensagens : 396
Idade : 112
Localização : atrás de você
Data de inscrição : 28/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como Fazer Gifs animadas Empty Re: Como Fazer Gifs animadas

Mensagem por brasileiro Ter Ago 17, 2010 4:58 pm

Beleza, valeu pela ajuda, não conhecia este software.
brasileiro
brasileiro
Heroclix

Número de Mensagens : 93
Idade : 45
Localização : MG
Data de inscrição : 21/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como Fazer Gifs animadas Empty Re: Como Fazer Gifs animadas

Mensagem por ZhyZhak Ter Ago 17, 2010 5:06 pm

SHOW DE BOLA o tutorial brasileiro, mais nao entendi a parte da base, furar e desenhar a lapis... Thinking eu sei sou burro Tongue
ZhyZhak
ZhyZhak
Mini-estátua

Número de Mensagens : 1978
Idade : 39
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 10/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como Fazer Gifs animadas Empty Re: Como Fazer Gifs animadas

Mensagem por m4rc3low Ter Ago 17, 2010 5:16 pm

Muito show seu tutorial!!! Parabéns cara.
É sempre bom aprender tecnicas novas. Como Fazer Gifs animadas 625126 Como Fazer Gifs animadas 625126 Como Fazer Gifs animadas 625126 Como Fazer Gifs animadas 625126 Como Fazer Gifs animadas 625126
m4rc3low
m4rc3low
Loja Limited Edition

Número de Mensagens : 38137
Idade : 42
Localização : Itabuna-BA
Data de inscrição : 09/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como Fazer Gifs animadas Empty Re: Como Fazer Gifs animadas

Mensagem por brasileiro Ter Ago 17, 2010 6:13 pm

ZhyZhak escreveu:SHOW DE BOLA o tutorial brasileiro, mais nao entendi a parte da base, furar e desenhar a lapis... Thinking eu sei sou burro Tongue
Eu disse furar? Oops. Como mostra na primeira imagem, eu quis dizer para contornar a base numa cartolina com um lápis para se obter a silhueta, o contorno, e neste contorno feito no papel aí sim você faz marcas para orientar-se na hora de girar a figura. A base da figura em si, é intocável. Como referência você pode escolher qualquer ponto da base, mas o ponto deve ser o mesmo sempre que girar a figura. Isto serve para que vc não tenha por exemplo um transição curta e depois um longa entre as imagens ao gerar o gif.
Quando disse se a base for redonda fica mais fácil, eu me referia à facilidade de manuseio da figura na hora de girar, uma base como a do Predator fica mais mais fácil perder o centro da figura por isso eu alinho pela cabeça. Blz?!
Ninguém é burro, mas também ninguém nasce sabendo. Pode ter faltado um pouco de didática de minha parte.
Qualquer dúvida estamos aí.


Última edição por brasileiro em Ter Ago 17, 2010 6:26 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Veja a primeira imagem como uma imagem superior (de cima) do desenho da base feita na cartolina.)
brasileiro
brasileiro
Heroclix

Número de Mensagens : 93
Idade : 45
Localização : MG
Data de inscrição : 21/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como Fazer Gifs animadas Empty Re: Como Fazer Gifs animadas

Mensagem por The Legend Ter Ago 17, 2010 9:29 pm

Sensacional!!!! Como Fazer Gifs animadas 625126
The Legend
The Legend
Conselheiro

Número de Mensagens : 21324
Idade : 41
Localização : Sampa Rock City
Data de inscrição : 15/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como Fazer Gifs animadas Empty Re: Como Fazer Gifs animadas

Mensagem por Fpellucci Ter Ago 17, 2010 11:00 pm

Valeu pelas dicas! Como Fazer Gifs animadas 625126
Fpellucci
Fpellucci
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 9066
Idade : 46
Localização : Uberlândia
Data de inscrição : 03/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como Fazer Gifs animadas Empty Re: Como Fazer Gifs animadas

Mensagem por manowash Qua Ago 18, 2010 12:18 am

fantástico...
manowash
manowash
Busto

Número de Mensagens : 1403
Idade : 44
Localização : Sete lagoas - MG
Data de inscrição : 18/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como Fazer Gifs animadas Empty Re: Como Fazer Gifs animadas

Mensagem por Bento Qua Ago 18, 2010 1:30 am

Parabéns pelo ótimo tutorial; não conhecia esse software para Gifs animadas.

Uma outra opção em lugar do Photoshop é utilizar o Gimp, um software open-source que tem recursos semelhantes ao Photoshop. Agora sobre softwares de Gif animadas, não conheço nenhum bom que seja open-source. Rock
Bento
Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671
Idade : 44
Localização : Terra-do-caqui/SP
Data de inscrição : 25/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como Fazer Gifs animadas Empty Re: Como Fazer Gifs animadas

Mensagem por brasileiro Qua Ago 18, 2010 11:28 am

Ótima dica Bento, é que também tenho como hobby fotografia, então já uso estes softwares a mais tempo, mas realmente nada impede de se usar outros. Acho que qualquer software de manipulação digital é capaz de fazer o que foi demonstrado acima. O que vale é o resultado final. Quanto aos gif open-source vou dar uma pesquisada e se achar algo aviso ok?!

Obrigado a todos ...
brasileiro
brasileiro
Heroclix

Número de Mensagens : 93
Idade : 45
Localização : MG
Data de inscrição : 21/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como Fazer Gifs animadas Empty Re: Como Fazer Gifs animadas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos