Fórum Limited Edition
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

+6
.j.e.n.n.i.f.e.r.
jeremiasobom
Rocker
jvital
sandrolola
wil_hc
10 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty HQ's - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por wil_hc Sex Mar 02, 2012 8:00 am

Iae pessoal, beleza? Bom criei este tópico mas antes disso consultei o mestre m4rc3low que me disse que não se recordava de um tópico com a idéia desse, então se existira lgo semelhante, coloquem fogo nele ok?

Bom pessoal, estou com alguns problemas, comecei uma coleção de histórias em quadrinhos, até ai tudo bem, pra guardar os benditos comprei sacos plásticos nas medidas de 20x30cm, mas eu gostaria de algumas dicas, vi umas caixas e gostei muito, achei sensacional a idéia, vejam ai a imagem de frente e verso...

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Crise%252520Infinita2

Como podem ver na frente existem informações como: Editora, Período de publicação, número de edições da série, e no verso existe uma breve descrição da série, e as capas das hq's contidas dentro da caixa, mas o problema é... Onde encontrar? Como fazer essa bagaça? Dicas? Sugestões?

Agradeço desde já!
wil_hc
wil_hc
Mini-busto

Número de Mensagens : 782
Idade : 32
Localização : Mauá - SP
Data de inscrição : 25/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por sandrolola Sex Mar 02, 2012 8:53 am

Ola Wil_hc, coleciono revistas ha um bom tempo, e vou te dizer que nunca tinha visto essas caixas, a ideia é bem legal, mas nao é muito pratica... é bem provavel que o proprio colecionador fez essas caixas, mas nao para venda.
Para fazer essas caixas é facil, com um conhecimento basico de photoshop voce consegue montar, o problema mesmo é imprimi-la. Com essas impressoras convencionais dificilmente voce vai conseguir, pois o tamanho da faca de corte deve ficar bem grande e voce deve usar um papel de gramatura mais alta. Ai voce vai ter que pagar uma grafica para faze-lo.
Agora o que eu acho mais problematico mesmo é tempo de montar essas caixas e o armazenamento... se voce tem uma coleção pequena, tudo bem... agora imagina só voce com umas 5000 revistas com um monte de formatos (americano, revista, pequeno, etc...) fazendo caixas e mais caixas, ai vem outro problema, se ja é dificil arranjar lugar para guardar 5000 revistas avulsas, imagina elas encaixotada... Agora, seria legal fazer essas caixas para as séries que voce mais gosta para destaca-las em sua coleção, mas ai vem outra coisa, essas series legais as editoras costumam lança-las encadernadas... ai nao teria necessidade de caixas tambem...
Agora, se voce tem tempo, muita paciencia e espaço acho que ficaria muito legal sua coleção exposta nessas caixas!!!!

sandrolola
Heroclix

Número de Mensagens : 26
Idade : 50
Localização : Sao Paulo
Data de inscrição : 26/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por wil_hc Sex Mar 02, 2012 9:32 am

Olá sandrolola, obrigado pelas dicas cara, valeu mesmo, mas me diz, como você armazena as suas? Qual é a sua forma de organizar (ou expor)? Se puder postar fotos eu agradeço, por enquanto terei que organizá-las de uma forma que eu não gostaria, talvez guardá-las dentro dos sacos plásticos e depois colocá-las em caixas simples etiquetadas, e as mais raras e ferradas eu coloco junto com a coleção de AF na sala, enquanto a sala de jogos não está pronta tenho que me conformar com o pouco espaço mesmo.
wil_hc
wil_hc
Mini-busto

Número de Mensagens : 782
Idade : 32
Localização : Mauá - SP
Data de inscrição : 25/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por wil_hc Sex Mar 02, 2012 9:46 am

Também vi outro jeito legal de armazenar em outro fórum...

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição 09062011032

São essas caixas em papel paraná, da pra aperfeiçoar, fazer coisas bacanas, algumas etiquetas personalizadas e tal, outro detalhe é que ai circula ar, não é fechadão igual as caixas.
wil_hc
wil_hc
Mini-busto

Número de Mensagens : 782
Idade : 32
Localização : Mauá - SP
Data de inscrição : 25/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por sandrolola Sex Mar 02, 2012 9:51 am

Tenho um quarto so para minhas colecoes... revistas e estatuas... para as revistas mandei fazer um armario com portas de vidro e nas laterais deixei espaço para expor minhas revistas mais queridas... Ate que ficou legal, mas esta longe de ser algo ideal.
Estou para me mudar, onde na minha nova casa farei algo mais profissional... vou planejar o quarto direitinho e nao ir fazendo armarios e cubos conforme a coleçao vai aumentando... O que pretendo fazer para as revistas é um armario embutido, onde elas serao armazenadas em pé com a capa para a frente, nesse meu armario atual elas ficam deitadas, no vidro so aparecem as lombadas.
Quanto aos bonecos e estatuas, nao vou deixar todas expostas (para evitar a poluicao visual)... pretendo fazer um rodizio entre elas... isso é legal porque o quarto ficara sempre diferente e nao dera aquela impressao de deposito (como esta o meu quarto atual). Assim que tiver uma foto eu posto...

sandrolola
Heroclix

Número de Mensagens : 26
Idade : 50
Localização : Sao Paulo
Data de inscrição : 26/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por Convidado Sex Mar 02, 2012 10:47 am

E eu, que achei que fosse obsessivo com o armazenamento dos meus gibis,
mas depois de ver essa imagem, descobri até que sou "normal". Laughing

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Crise%252520Infinita2

Me pergunto se o idealizador conseguiu dar prosseguimento a sua ideia, pois isso nada mais é do que um modelo montado no Photoshop.
Acredito que se ela chegou a ser confeccionada deve ter sido sob encomenda pra algum artesão de caixas de presente.
Com as caixas montadas, essa arte impressa em pedaços separados numa copiadora laser, seria então colada.

Eu mesmo já conheci um artesão desses e tenho duas caixas, mas totalmente pretas. Precisei pra guardar verticalmente as edições gigantes pintadas pelo Alex Ross. E outras em tamanho magazine. Infelizmente acabei perdendo o contato dele.

É inviável fazer uma caixa dessas através de gráfica ou bureau de impressão.
Ficaria muito caro mesmo, imprimir uma única peça, ainda mais tendo que se fazer a faca.

Sobre minha coleção:

Guardo as minhas edições mais ou menos como essa foto postada. Todos verticalmente, os gibis (todos em sacos de polipropileno) em filas de frente pra porta encostados no fundo do armário. Os livros de lado encostados entre uma e outra lateral.

Nunca coloco em pilhas, por dois motivos dificulta a circulação do ar entre as edições, aumentando a probabilidade de mofo, através de manchinhas. E se o papel for couché/LWC (aquele brilhoso) as páginas "colam" uma nas outras. Outra medida que tomo é utilizar um refil anti mofo, que troco 1 vez por mês.

A .j.e.n.n.i.f.e.r. que faz parecido, só que ela importa os plásticos:

http://www.estatuaslimitededition.com/t9729-minha-colecao-jennifer-atualizado-mez-itz-e-joker-mini-mayhem

http://www.comic-book-collection-made-easy.com/mylar.html

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por jvital Sex Mar 02, 2012 11:24 am

Melhor forma de armazenar mesmo é com saco plástico mesmo... Eu tenho uma coleção considerável de mangás.
Mantendo em lugar seco e fora da luz ajuda (pelo menos eu nunca tive problema com isso, mesmo com as edições mais antigas).
As mais antigas tem um pouco mais de 10 anos e ainda estão muito boas, então acho que tá tranquilo.

Sobre exposição, eu já até pensei em mandar enquadrar uma coleção que eu gosto mais (por exemplo Death Note ou Dragon Ball edição definitiva), mas deixar com a capa a vista eu iria ter um mural e não um quadro.
Ainda penso em, pelo menos, enquadrar a 1ª edição dos mangás que eu mais gosto e deixar exposto (compro um extra de cada ou faço um display para abrir).
Expondo uns 4 num mesmo display assim, deve ficar bacana, não sei. Tenho que pesquisar!
jvital
jvital
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3478
Idade : 37
Localização : Fabletown
Data de inscrição : 31/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por Convidado Sex Mar 02, 2012 11:29 am

Mas não pode ser qualquer saco, sendo nacional tem que ser de polipropileno que é mais durinho e brilhoso. Ao contrário do saco comum, ele não gruda e passa muito menos umidade.

Sendo importado, tem esse mylar que a .j.e.n.n.i.f.e.r. compra, mas é muito mais caro.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por jvital Sex Mar 02, 2012 11:34 am

Sim sim. Isso é fato.
Nem imagino guardar isso em saco de super mercado!
jvital
jvital
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3478
Idade : 37
Localização : Fabletown
Data de inscrição : 31/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por Convidado Sex Mar 02, 2012 11:36 am

Supermercado é sacanagem Laughing

Me refiro a uns sacos plásticos transparentes também, mas que são "molinhos". Eles são mais baratos que os de polipropileno e muita gente compra desavisada.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por jvital Sex Mar 02, 2012 11:39 am

Tem louco pra tudo nesse mundo! Laughing

Polipropileno é a melhor pedida mesmo (das que eu conheço). Agora esse mylar que a .j.e.n.n.i.f.e.r. usa, eu não conheço. Vou me informar.
jvital
jvital
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3478
Idade : 37
Localização : Fabletown
Data de inscrição : 31/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por Convidado Sex Mar 02, 2012 12:12 pm

Então, eu coloquei o link do site que ela passou. A menina é cheia das artimanhas até o durex pra fechar os sacos, ela importa.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por Rocker Sex Mar 02, 2012 12:43 pm

wil_hc, essas caixas você encontra nas hq shops, na loja que eu compro meus mangás e hqs tem caixas para todos os formatos, mas são pretas. Como você é de SP, vai na Comix que é bem provável que tenha.
Rocker
Rocker
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 5526
Idade : 38
Localização : RS
Data de inscrição : 26/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por Convidado Sex Mar 02, 2012 12:46 pm

Então, a Comix já deve ter percebido essa demanda, e provavelmente encontrou um artesão pra fornecer.
Ou tem contato direto com uma fábrica, pra comprar em quantidade.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por jvital Sex Mar 02, 2012 12:51 pm

Não sei o que é pior pra mim... Passar na Comix ou na LE.

Sobre o mylar, eu fiquei interessado. Acho que vou atrás dele para testar e ver se eu gosto.
jvital
jvital
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3478
Idade : 37
Localização : Fabletown
Data de inscrição : 31/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por Convidado Sex Mar 02, 2012 12:54 pm

Passa uma MP pra .j.e.n.n.i.f.e.r. que ela te dá o caminho das pedras.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por jeremiasobom Sex Mar 02, 2012 12:57 pm

Eu costumo comprar edições em capa dura, e me preocupo bastante com isso também.

Os saquinhos me parecem ser a melhor opção em termos de custoXbenefício, mas acho que o ideal seria ter um móvel com vidro para não entrar poeira.

Se for um ambiente com desumidificador, de repente nem precisa dos saquinhos.
jeremiasobom
jeremiasobom
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 5307
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 03/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por jvital Sex Mar 02, 2012 12:59 pm

Mais fácil que me jogue uma pedra veterano

Valeu pela dica.
jvital
jvital
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3478
Idade : 37
Localização : Fabletown
Data de inscrição : 31/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por Convidado Sex Mar 02, 2012 1:12 pm

jeremiasobom escreveu:Se for um ambiente com desumidificador, de repente nem precisa dos saquinhos.

Bom, nesse caso já estamos falando de outro nível de inve$timento.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por wil_hc Sex Mar 02, 2012 1:21 pm

Rocker escreveu:wil_hc, essas caixas você encontra nas hq shops, na loja que eu compro meus mangás e hqs tem caixas para todos os formatos, mas são pretas. Como você é de SP, vai na Comix que é bem provável que tenha.

Valeu Rocker, então, nunca fui na Comix, no site não tem nada relacionado à isso mas vou pegar o endereço e dar um pulo lá, sendo preta está bom, caso eu não goste eu vejo o que faço depois, talvez eu opte por uma simples embalagem depois faço uns ajustes nela, pinto e tal ai coloco as HQ's dentro, to pensando em colocar todos os exemplares dentro do saco de PP e depois dentro da caixa, comprei 100 unidades por R$7,00 ontem, o preço tá ótimo, também cheguei a ver uns sacos de TNT ontem de 20x30cm, gostei pra caramba, tinha de diversas cores, cada saco custa R$1,00 talvez seja o mais interessante não sei, preciso avaliar as propriedades do material TNT ainda. Ai mais pra frente postarei as fotos de como ficaram.
wil_hc
wil_hc
Mini-busto

Número de Mensagens : 782
Idade : 32
Localização : Mauá - SP
Data de inscrição : 25/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por .j.e.n.n.i.f.e.r. Sex Mar 02, 2012 2:19 pm

wil_hc, como meu amigo vamp disse eu importo tanto os Mylar quanto as caixas. Os problemas para importação das caixas e do Mylar são:
Caixas, baratas no preço mas caro o frete.
Mylar, tudo muito caro para apenas 50 plásticos.
As caixas que eu tenho são essas.
http://www.tcbulk.com/scripts/prodview.asp?idproduct=46
São 2 tamanhos o magazine para as hqs maiores e o current para as normais. Recomendo os 2 e ainda recomendo os dividers, se colocar em caixas para separar a coleção certinha http://www.tcbulk.com/scripts/prodview.asp?idproduct=642 e também o back board para manter sua hq em pé e quanto vc for mexer ela não dobrar.
O durex que eu uso é o magic tape da empresa Scotch. Tem no Brasil mas não é tão largo quanto o importado. Esse durex é super fácil de tirar e não adere ao plástico.
Essas dicas eu pesquisei em sites de colecionadores americanos.
.j.e.n.n.i.f.e.r.
.j.e.n.n.i.f.e.r.
Busto

Número de Mensagens : 1059
Localização : Hell de Janeiro
Data de inscrição : 29/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por jvital Sex Mar 02, 2012 2:33 pm

Boas dicas!
jvital
jvital
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3478
Idade : 37
Localização : Fabletown
Data de inscrição : 31/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por wil_hc Sex Mar 02, 2012 2:40 pm

Valew pelas dicas .j.e.n.n.i.f.e.r. gostei das opções, eu realmente estou querendo investir nessa coleção, então sem problemas , por enquanto vou colocar tudo em caixas mesmo como citei acima, pra depois expor na parede as mais fodonas como faz Kendi Sakamoto, mas voltando... Gostei dos dividers, confesso que não sou muito fã de importação :S não me pergunte o por quê... Se for o último caso terei de importar. O Mylar realmente é bom? Vale a pena o valor?
wil_hc
wil_hc
Mini-busto

Número de Mensagens : 782
Idade : 32
Localização : Mauá - SP
Data de inscrição : 25/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por .j.e.n.n.i.f.e.r. Sex Mar 02, 2012 2:48 pm

Sim, o Mylar só de olhar é bonito. Super brilhoso e rígido. Inspira confiança. Happy
Pelo que eu pesquisei sobre ele, é o melhor mesmo.
O plástico que geralmente as pessoas usam para a coleção tem de ser trocado a mais ou menos cada 3 ou 5 anos, o Mylar (como é dito) dura mais de 100 anos, ele pode até ficar fosco mas não perde em momento algum a utilidade. Então é um preço alto para algo de muito útil. Sendo que vc não precisa trocar o valor total compensa.
Também recomendo colocar uma hq por saco plástico, sei que dá mais trabalho mas se vc quer investir esse é meu conselho.
Outra coisa, existem também as caixas de plásticos anti-acidas. Essas custam tudo o dobro tanto o preço quanto a importação.
.j.e.n.n.i.f.e.r.
.j.e.n.n.i.f.e.r.
Busto

Número de Mensagens : 1059
Localização : Hell de Janeiro
Data de inscrição : 29/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por .j.e.n.n.i.f.e.r. Sex Mar 02, 2012 2:52 pm

jvital escreveu:Melhor forma de armazenar mesmo é com saco plástico mesmo... Eu tenho uma coleção considerável de mangás.
Mantendo em lugar seco e fora da luz ajuda (pelo menos eu nunca tive problema com isso, mesmo com as edições mais antigas).
As mais antigas tem um pouco mais de 10 anos e ainda estão muito boas, então acho que tá tranquilo.

Sobre exposição, eu já até pensei em mandar enquadrar uma coleção que eu gosto mais (por exemplo Death Note ou Dragon Ball edição definitiva), mas deixar com a capa a vista eu iria ter um mural e não um quadro.
Ainda penso em, pelo menos, enquadrar a 1ª edição dos mangás que eu mais gosto e deixar exposto (compro um extra de cada ou faço um display para abrir).
Expondo uns 4 num mesmo display assim, deve ficar bacana, não sei. Tenho que pesquisar!

Olha o que eu achei.

http://www.ebay.com/itm/2-BCW-COMIC-BOOK-Rigid-Display-FRAME-Showcase-Wall-Mount-/370589796000?pt=US_Comic_Storage_Supplies&hash=item5648df86a0

Acho que vc vai gostar.
.j.e.n.n.i.f.e.r.
.j.e.n.n.i.f.e.r.
Busto

Número de Mensagens : 1059
Localização : Hell de Janeiro
Data de inscrição : 29/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição Empty Re: [Tópico Oficial] HQ's e Mangás - Armazenamento, Conservação, Exposição

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos