[ENQUETE] Vc compra figuras/estátuas/AFs da qual vc desconhece a "origem"?
+12
Rocker
kabat
Alessandrobdb
Lucas140707
QUEROMARVEL
Usys 222
puppetm
The Legend
edexs
rafaelft
Sourgirl
Bento
16 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
A aí compra ou não compra?
[ENQUETE] Vc compra figuras/estátuas/AFs da qual vc desconhece a "origem"?
Pergunta feita porque sei que é usado como critério por alguns colecionadores. Eu, por exemplo, coleciono AFs que são até bem obscuras do conhecimento geral das pessoas e confesso que comecei a me interessar muito mais pelo conceito das figuras (desde mecanismos, esculturas e concepção da figura) do que pelas origens dos personagens.
Bento- Legendary Scale Figure
- Número de Mensagens : 7671
Re: [ENQUETE] Vc compra figuras/estátuas/AFs da qual vc desconhece a "origem"?
Mas você ta falando assim, bater o olho numa figura e você não fazer a mínima ideia do que ou de onde é? Porque se for, eu faço isso direto, algumas estatuas de pvc que eu tenho são de animes que eu nunca vi. Ou sejE, se for bacana eu cofro
Sourgirl- Moderador
- Número de Mensagens : 7708
Claro que nao,o Great Ultron PF da SideShow e espetacular, mais eu nunca vi aquele bicho antes na vida,entao claro que nao.
Convidado- Convidado
Sourgirl escreveu:Mas você ta falando assim, bater o olho numa figura e você não fazer a mínima ideia do que ou de onde é? Porque se for, eu faço isso direto, algumas estatuas de pvc que eu tenho são de animes que eu nunca vi. Ou sejE, se for bacana eu cofro
2
Se eu gostar da figura eu compro, independentemente de eu conhecer a origem ou não!!
rafaelft- Mini-estátua
- Número de Mensagens : 1639
Sim, de olhar, gostar e comprar, hehehe. A minha primeira figma foi comprada meio para tira-teima, foi a Kanu Unchou de Ikkitousen. Digo tira-teima porque colecionava Play Arts e algumas Revoltechs e na época era novidade as figmas; era até bem desconhecidas e pouca gente tinha. Se bem que ainda sou meio ... E mesmo com tamanha quantidade de informações sobre a personagem da Kanu, na época comprei sem nunca ter visto o desenho, nem mesmo uma "resenha". E não é que não gostei; achei bem feita, bem "poseável", porém muito pequena. E mesmo a primeira impressão ter sido negativa, voltei a errar com as figmas da Miku Hatsune e Shana. E de novo sem conhecer as personagens. Só bem depois tentando assistir aos respectivos animes de cada personagem, descobri que a Miku não era personagem nem de anime, nem de mangá ou mesmo de game. E pensar que hoje em dia minha coleção de figmas já bateu mais de 100 figuras...Sourgirl escreveu:Mas você ta falando assim, bater o olho numa figura e você não fazer a mínima ideia do que ou de onde é? Porque se for, eu faço isso direto, algumas estatuas de pvc que eu tenho são de animes que eu nunca vi. Ou sejE, se for bacana eu cofro
Se saisse em versão figma, compulsoriamente compraria o Great Ultron, heheheUsuario escreveu:Claro que nao,o Great Ultron PF da SideShow e espetacular, mais eu nunca vi aquele bicho antes na vida,entao claro que nao.
A regra é clara: gostei, comprei!
edexs- Minimate
- Número de Mensagens : 315
Preciso conhecer o mínimo sobre a figura para eu cofrar, senão não cofro.
The Legend- Conselheiro
- Número de Mensagens : 21324
Sábia decisão.edexs escreveu:A regra é clara: gostei, comprei!
Mínimo: preço???The Legend escreveu:Preciso conhecer o mínimo sobre a figura para eu cofrar, senão não cofro.
Não compro se não conheço o personagem.
The Legend- Conselheiro
The Legend escreveu:Preciso conhecer o mínimo sobre a figura para eu cofrar, senão não cofro.
O mínimo que a gente precisa saber sobre a figura é onde e por quanto cofrar.
edexs- Minimate
- Número de Mensagens : 315
Peraí. Estamos discutindo sobre "origem" no sentido "de qual anime/filme/HQ o personagem saiu" ou sobre "origem" no sentido de "qual é a procedência dessa peça"?
The Legend- Conselheiro
A primeira opção eu acho.
Sourgirl- Moderador
Tava zoando.
Lógico que é referente a "qual arte/desenho/ilustração/HQ/filme/visão do artista" e não da procedência de "venda/fabricação".
Lógico que é referente a "qual arte/desenho/ilustração/HQ/filme/visão do artista" e não da procedência de "venda/fabricação".
Só compro se eu conheço. E se eu conheço, eu tenho que gostar também da história e coisas assim. Um exemplo é o Perseus da Hot Toys, achei a figura linda e conheço o personagem, mas o filme é um lixo na minha opinião, então não comprarei a figura.
puppetm- Legendary Scale Figure
- Número de Mensagens : 5089
Para articuladas, só as de personagens que eu conheço. Para mim fica difícil manipular quando não sei como era o original. Abro exceções para personagens da mesma franquia (Kamen Riders, Ultras etc.) em que eu não conheça o personagem específico, mas mesmo assim eu pesquiso sobre ele. Sem isso não tem como utilizar todo o potencial da figura.
De vez em quando eu compro figuras de pose fixa de personagens que eu não conheço, mas só se forem muito bonitas. Um exemplo é uma Pin Up Lady da série Chichi no E Plus Infinity que eu não me arrependo de jeito nenhum de ter comprado.
De vez em quando eu compro figuras de pose fixa de personagens que eu não conheço, mas só se forem muito bonitas. Um exemplo é uma Pin Up Lady da série Chichi no E Plus Infinity que eu não me arrependo de jeito nenhum de ter comprado.
Então, tem figura que eu gosto, compro e só depois vou pesquisar algo a respeito dela . Acho que a maioria das figmas que comprei foram assim Mas se tem figura da personagem, logo a série deve ter certa popularidade. Mas a Hatsune Miku foi muito engraçada: demorei muito tempo para entender que a personagem não é de nenhuma mídia de massa...Usys 222 escreveu:Para articuladas, só as de personagens que eu conheço. Para mim fica difícil manipular quando não sei como era o original. Abro exceções para personagens da mesma franquia (Kamen Riders, Ultras etc.) em que eu não conheça o personagem específico, mas mesmo assim eu pesquiso sobre ele. Sem isso não tem como utilizar todo o potencial da figura.
Pra mim, o colecionador tem que conhecer o personagem, senão não tem significado nenhum a peça. Meio que perde o sentido colecionar algo só por ser bonito, tira muito o foco, que já é reduzido...
QUEROMARVEL- Legendary Scale Figure
- Número de Mensagens : 7331
QUEROMARVEL escreveu:Pra mim, o colecionador tem que conhecer o personagem, senão não tem significado nenhum a peça. Meio que perde o sentido colecionar algo só por ser bonito, tira muito o foco, que já é reduzido...
Penso da mesma forma :)
Ah eu discordo, porque foco é relativo. Se você quer manter o foco em figuras de 1/6 e lançam uma de um filme/jogo/serie que você nunca viu mas mesmo assim achou a figura bacana, compra e ainda continua no foco de escala 1/6.
E essa história de perder o sentido de colecionar é mais relativa ainda, porque há N razões pra você colecionar figuras de ação ou estátuas, e a aparência pode ser uma delas pois cada um tem seu motivo pessoal certo? Eu por exemplo coleciono figuras de animes, mas a maioria das estátuas que eu tenho eu não cheguei a assistir o dito cujo, como é o caso da ultima que eu cofrei, a Naoe Kanetsugu do anime Hiakka Ryouran. Achei muuuito bonita a peça, e o martelo foi o que mais chamou a atenção. Imaginei ela no meu futuro expositor e como iria ficar bacana, então porque não? Não importa se eu nunca vi o desenho na minha vida, e sinceramente, nem tenho muita vontade, o que importa é que a figura me interessou ao ponto de querer na minha coleção. Se você curte a peça em si, independente de conhecer sua origem ou não, é válido, porque colecionar é isso, comprar o que se gosta.
E essa história de perder o sentido de colecionar é mais relativa ainda, porque há N razões pra você colecionar figuras de ação ou estátuas, e a aparência pode ser uma delas pois cada um tem seu motivo pessoal certo? Eu por exemplo coleciono figuras de animes, mas a maioria das estátuas que eu tenho eu não cheguei a assistir o dito cujo, como é o caso da ultima que eu cofrei, a Naoe Kanetsugu do anime Hiakka Ryouran. Achei muuuito bonita a peça, e o martelo foi o que mais chamou a atenção. Imaginei ela no meu futuro expositor e como iria ficar bacana, então porque não? Não importa se eu nunca vi o desenho na minha vida, e sinceramente, nem tenho muita vontade, o que importa é que a figura me interessou ao ponto de querer na minha coleção. Se você curte a peça em si, independente de conhecer sua origem ou não, é válido, porque colecionar é isso, comprar o que se gosta.
Sourgirl- Moderador
Claro Sourgirl, o que eu disse é opinião própria, eu só compro se conheço a peça, no caso só compro Star Wars, sendo figuras de personagens que eu gosto (1/6 e figuras da hasbro) e tenho alguns Cloth Myth (mas ja "abandonei" a linha a bastante tempo).
Eu só compro peças de personagens que conheço a origem. Mas algumas vezes se gosto muito de uma peça que não conheço, procuro pesquisar um pouco antes de cofrar. Foi assim com o Sweeney Todd. Fui ver o filme para decidir se comprava a figura ou não.
Mas tem suas excessões, como figuras femininas sensuais.
Mas tem suas excessões, como figuras femininas sensuais.
Última edição por Alessandrobdb em Sáb Ago 27, 2011 10:25 pm, editado 2 vez(es)
Alessandrobdb- Estátua full size 1/6
- Número de Mensagens : 2622
Acho que a conotação de sentido varia conforme seu foco. Por exemplo, dizer que "coleciono somente Star Wars ou Universo Marvel" cria critérios diferentes do que dizer "coleciono somente 1/6 ou estátuas". O primeiro parece ser mais "restrito" do que o segundo (minha opinião, claro).
Mas tem peças de algumas fabricantes que somente tem caráter estético/artístico propriamente dito; vide aquela AF que o manowash postou review. Fora o que deve vir de informação na embalagem, outras informações somente no site da produtora (se existir...).
É, a lógica ou sentido ou critério só existe dentro da consciência do dono da coleção (ou não). Às vezes o critério é o mesmo, mas não os gostos; ou quando os gostos são iguais, os critérios podem ser outros, hehehe. No final das contas o que vale mesmo é a satisfação do colecionador em relação a sua coleção. Pelo menos em minha cabeça, coleciono apenas para minha satisfação; sou meio alheio a opinião de terceiros...
Mas tem peças de algumas fabricantes que somente tem caráter estético/artístico propriamente dito; vide aquela AF que o manowash postou review. Fora o que deve vir de informação na embalagem, outras informações somente no site da produtora (se existir...).
É, a lógica ou sentido ou critério só existe dentro da consciência do dono da coleção (ou não). Às vezes o critério é o mesmo, mas não os gostos; ou quando os gostos são iguais, os critérios podem ser outros, hehehe. No final das contas o que vale mesmo é a satisfação do colecionador em relação a sua coleção. Pelo menos em minha cabeça, coleciono apenas para minha satisfação; sou meio alheio a opinião de terceiros...
Também discordo do queromarvel. Por exemplo, colecionar figuras/estátuas de determinado gênero porque acha elas legais também é um foco. E vale lembrar que é uma coleção de figuras, não do personagem. O que conta é olhar para ela no expositor e pensar "Puxa, que legal!".
Tenho um monte de figura aqui que nunca vi o anime/jogo
Tenho um monte de figura aqui que nunca vi o anime/jogo
kabat- Legendary Scale Figure
- Número de Mensagens : 7999
Bento escreveu:
Então, tem figura que eu gosto, compro e só depois vou pesquisar algo a respeito dela . Acho que a maioria das figmas que comprei foram assim Mas se tem figura da personagem, logo a série deve ter certa popularidade. Mas a Hatsune Miku foi muito engraçada: demorei muito tempo para entender que a personagem não é de nenhuma mídia de massa...
A Miku foi um caso especial, porque era uma mídia nova(?) na época: a Consumer Generated Media. Agora ela está invadindo os Estados Unidos fazendo comerciais do Toyota Corolla.
Mas voltando ao tópico, conhecer primeiro a figura e depois o original também é um caminho legal. Pode abrir portas para coisas mais incríveis ainda. É bem mais abrangente e tem mais possibilidades de abrir mais horizontes.
Penso da mesma forma, e é um dos motivos de eu não ter foco pois nas histórias sempre tem um personagem que eu não gosto, então não tem como fazer uma coleção completa de cloth myth por exemplo.puppetm escreveu:Só compro se eu conheço. E se eu conheço, eu tenho que gostar também da história e coisas assim. Um exemplo é o Perseus da Hot Toys, achei a figura linda e conheço o personagem, mas o filme é um lixo na minha opinião, então não comprarei a figura.
Enfim, já mal tenho dinheiro pra comprar os personagens que conheço e gosto, então não vou gastar meu precioso money com um personagem que não conheço e posso acabar odiando quando conhecer.
Rocker- Legendary Scale Figure
- Número de Mensagens : 5526
Página 1 de 2 • 1, 2
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|