Fórum Limited Edition
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter

+2
Guilherme Máximo
Bento
6 participantes

Ir para baixo

Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter Empty Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter

Mensagem por Bento Sáb Nov 07, 2009 9:53 pm

Uma breve linha do tempo:
Karate Champ (Data East) 198?
Yie Ar Kung Fu (Konami) 1985
Street Fighter (Capcom) 1987
Street Fighter II (Capcom) 1991
Fatal Fury (Neo Geo) 1991

Acho que dentro dos próximos meses estarei entrando finalmente na nova geração de vídeo-games. Com isso, lendo sobre Street Fighter 4 e o Super Street Fighter 4, me lembrei da minha infância onde jogava os antigos arcades no boteco do meu pai. Posso dizer que sou até meio sortudo por ter jogado quase todos os clássicos dos arcades. Lógico que Street Fighter 2 me deu ótimas recordações, como a molecada que cabulava aula, as "roelas" que entupiam a entrada de fichas e a fila que se formava para se jogar um contra... E também por ser um dos primeiros games com "bonecos" grandes, que tomavam metade da tela, mais botões para se apertar do que o número de dedos da mão e uma chinesinha fazendo cosplay da Minie-Mouse saltitando pela tela. Sem contar que aquele arcade de Street Fighter 2 no boteco do meu pai me tornou meio conhecido entre alguns mogianos que hoje tem lá seus trinta e poucos anos. Tempos atrás ao comprar um set de figuras de SF IV da Neca com uma pessoa aqui de Mogi, o cara logo me perguntou se meu pai não tinha um bar perto da Estação de Mogi...

Bem antes dessa época de Street Fighter 2, Fatal Fury e Mortal Combat (Geração 16, 32 e 64 bits) lembro-me do primeiro jogo que acho que abriu os trilhos para os famosos Fightin Games 1-contra-1: Karate Champ. O game que se tratava de um jogo de luta de karatê cujo objetivo era derrotar seu oponente infinitamente. A única coisa que mudava de combate para combate era que seu oponente ficava cada vez mais rápido até o ponto de ser praticamente impossível ganhar o jogo.

Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter MYie_Ar_Kung-Fu
Mas um dos fighting games que me recordo nostalgicamente é o Yie Ar Kung Fu, da Konami. Esse sim acho que foi a ideia de gênio que a Capcom soube aproveitar o potencia: o primeiro game com oponentes variados, com lutadoras femininas (Chun Li pode ser musa, mas não foi a primeira; e só ficou mais famosa que as lutadoras de Yie Ar Kung Fu por ter infinitamente mais sprites que a Star ou Fan), projéteis (magias) e a possibilidade de saltar/agachar para desferir golpes. Vc só podia jogar com um único protagonista (Oolong) e só tinha apenas dois botões de golpes, mas tinha oponentes variados:
- Buchu com certeza inspirou o E. Honda; ele tinha um golpe que voava como um torpedo.
Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter Yiear6cf

- Star foi a primeira lutadora a soltar projéteis, antes mesmo do famoso Hadooken.
Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter Yiea00007sf

- Nucha e Pole com certeza deram inspiração ao Billy Cane. Nucha foi o primeiro lutador a fazer provocações. Pole também pode ter dado inspiração ao Rolento, pois era um chato que ficava pulando.
Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter Yiea00012fe Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter Yiea00025xs

- E o Feedle pode ser considerado facilmente como o primeiro bonus stage dos fighting games.
Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter Yiea00034qx

- Já Fan deve ter dado inspiração certa as atuais musas dos games: Chun Li (a roupa chinesa) e Mai Shiranui (leques-projéteis). Ela até soltava gritinho quando era nocauteada.
Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter Yiea00109uu

- Oolong e Blues seriam o que Ryu e Ken são; um oponente com mesmos golpes onde só mudaria algum aspecto visual de cada personagem.
Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter Yiea00118zt

E quem jogou esse jogo, deve se lembrar que muita coisa dele foi herdada para os games futuros: a "inteligência artificial" de cada personagem que agia de forma diferente (uns ficavam pulando o tempo todo, outros eram uns #$%*& e ficavam fugindo, outros esperavam vc se aproximar para te atacar ou até mesmo te provocar), a música que muda de ritmo quando se esta perto do K.O. e finalmente a barra de life.
Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter Yiea00043uo Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter Yiea00059eh

E para aqueles que achavam que Samurai Shodown inovou o gênero ao introduzir armas brancas aos combates, Yie Ar Kung Fu já trazia cada personagem representado por uma arma da arte marcial chinesa.
Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter Yiea00074dz Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter Yiea00087hy

Lógico que os anos 90 foram regados de jogos de lutas, alguns memoráveis, outros deploráveis, e pouca coisa sobreviveu. Mas acho que Yie Ar Kung Fu muitas vezes é injustiçado por não ser lembrado como um dos precursores dos fighting games: ele tem todos os elementos que até hoje são utilizados no gênero, seja ele pela diversidade de personagens, a variação de golpes absurdos, seja pelo esquema de jogo. Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter Icon_wink

E sou velho mesmo, preso a uma estatura de 15 e a uma mentalidade de 10...
Bento
Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671

Ir para o topo Ir para baixo

Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter Empty Re: Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter

Mensagem por Guilherme Máximo Seg Nov 09, 2009 10:56 pm

caraca!!! esse aí eu nunca ví... e olha que fui piolho de fliperama!!! até tive um fliper anos depois com minha namorada que depois virou esposa! bons tempos!!!
Guilherme Máximo
Guilherme Máximo
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3473

Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter Empty Re: Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter

Mensagem por Doug Ter Nov 10, 2009 1:29 pm

Fenomenal!! Recordo muito pouco desse jogo...
Doug
Doug
Busto

Número de Mensagens : 1384

Mensagem por fototralhas Ter Nov 10, 2009 10:06 pm

Se eu joguei esse jogo foi noutra vida Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter 874651. O mais velho que lembro ter jogado foi o Galaga ou o Street Fighter 1, não sei o que veio primeiro
fototralhas
fototralhas
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 2765

Mensagem por zinabrio Qua Nov 11, 2009 9:55 am

HUAAHUHUAAHUAHUAHUAHUA
"Game Naftalina" !!!
Curti!!

Esse jogo tb tinha do NES, e era bem legalzinho. Por ser um joguinho de luta, esse aí era melhor do que o 1o. SF.
Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter Yie_Ar_Kung_Fu_(MSX2)

E Karate Champ é de 1984
zinabrio
zinabrio
Mini-busto

Número de Mensagens : 672

Mensagem por pavlov cesak Dom Nov 15, 2009 9:36 am

No final da decada de 80 havia um jogo para PC, que era um torneio de artes marciais, onde vc lutava Karate, Kendo e algumas outras lutas. Apesar da evolução dos jogos ainda tenho um carinho por esse, apesar de nem lembrar o nome Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter Icon_biggrin
pavlov cesak
pavlov cesak
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 9224

Mensagem por zinabrio Dom Nov 15, 2009 5:51 pm

pavlov cesak escreveu:No final da decada de 80 havia um jogo para PC, que era um torneio de artes marciais, onde vc lutava Karate, Kendo e algumas outras lutas. Apesar da evolução dos jogos ainda tenho um carinho por esse, apesar de nem lembrar o nome Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter Icon_biggrin

Budokan?
Game Naftalina - Os antecessores de Street Fighter Budokan2
zinabrio
zinabrio
Mini-busto

Número de Mensagens : 672

Mensagem por pavlov cesak Dom Nov 15, 2009 9:35 pm

Muito bom garoto, esse mesmo Zinabrio. Achava esse jogo sensacional.
pavlov cesak
pavlov cesak
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 9224

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo