Fórum Limited Edition
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Dúvida]Conservação de Estátuas

+5
The Legend
SilverWolf
fototralhas
QUEROMARVEL
Cbs
9 participantes

Ir para baixo

[Dúvida]Conservação de Estátuas Empty [Dúvida]Conservação de Estátuas

Mensagem por Cbs Dom Out 24, 2010 7:38 pm

Olá,
estou com uma certa dúvida em relação a conservação das estátuas,
deixar elas expostas em um quarto sem nenhuma proteção de vidro ou madeira, pegando poeira e tudo mais, tem alguma chance da estátuas perder a pintura ou alguma outra coisa? mesmo retirando a poeira toda da estátua umas 2 vezes por semana? Thinking
Obrigado desde já! Thumbleft
Cbs
Cbs
Minimate

Número de Mensagens : 219
Idade : 27
Localização : SP
Data de inscrição : 14/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida]Conservação de Estátuas Empty Re: [Dúvida]Conservação de Estátuas

Mensagem por QUEROMARVEL Dom Out 24, 2010 7:58 pm

Cbs escreveu:Olá,
estou com uma certa dúvida em relação a conservação das estátuas,
deixar elas expostas em um quarto sem nenhuma proteção de vidro ou madeira, pegando poeira e tudo mais, tem alguma chance da estátuas perder a pintura ou alguma outra coisa? mesmo retirando a poeira toda da estátua umas 2 vezes por semana? [Dúvida]Conservação de Estátuas 916445
Obrigado desde já! [Dúvida]Conservação de Estátuas 164529

Bem, as minhas estão expostas assim faz uns 3 anos e até hoje nada...
QUEROMARVEL
QUEROMARVEL
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7331
Idade : 39
Localização : Ysmault, inferno... chame como quiser...
Data de inscrição : 28/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida]Conservação de Estátuas Empty Re: [Dúvida]Conservação de Estátuas

Mensagem por Cbs Dom Out 24, 2010 8:12 pm

QUEROMARVEL escreveu:
Cbs escreveu:Olá,
estou com uma certa dúvida em relação a conservação das estátuas,
deixar elas expostas em um quarto sem nenhuma proteção de vidro ou madeira, pegando poeira e tudo mais, tem alguma chance da estátuas perder a pintura ou alguma outra coisa? mesmo retirando a poeira toda da estátua umas 2 vezes por semana? [Dúvida]Conservação de Estátuas 916445
Obrigado desde já! [Dúvida]Conservação de Estátuas 164529

Bem, as minhas estão expostas assim faz uns 3 anos e até hoje nada...
Caraca, 3 anos o_o
problemas em expor sem vidro eu tive com Cloths, mas será que se passar aquele Go Duster umas 2 vezes por semana pra tirar somente o pó, uma estátua de cada vez, resolve? ou o pó só é um problema "visual"?
Cbs
Cbs
Minimate

Número de Mensagens : 219
Idade : 27
Localização : SP
Data de inscrição : 14/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida]Conservação de Estátuas Empty Re: [Dúvida]Conservação de Estátuas

Mensagem por fototralhas Dom Out 24, 2010 8:40 pm

Qual o problema que você teve com os cloths, Cbs? Os meus estão assim sem vidro já tem uns 2 anos e estão ok. Acho que o problema da poeira é mais no sentido de que se você deixa muito tempo assim vai dificultando a remoção e por consequência expondo a figura a ser danificada no processo de limpeza. Mas teria que ser um tempo absurdamente alto pra chegar a tanto. Pelo menos isso é válido pra estátuas polystone, porcelana fria e resina. Nas de pvc, com algum aumento de temperatura o plástico pode formar uma camada oleosa que faz com que a poeira grude, dependendo da qualidade do plástico e temperatura exposta. Se isso acontecer é bom lavar mesmo. Quanto ao tecido nas mixed media eu não tenho a menor idéia do que fazer
fototralhas
fototralhas
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 2765
Idade : 41
Localização : Recife
Data de inscrição : 01/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida]Conservação de Estátuas Empty Re: [Dúvida]Conservação de Estátuas

Mensagem por Cbs Dom Out 24, 2010 9:35 pm

Eu deixava exposto os cloths numa prateleira, e aqui em casa tem muita poeira, cabou que alguns cloths meus estavam descascando no peitoral
Mas eu acho que isso era pelo fato de eu mexer muito nos cloths @_@(Era a uns 2 anos atrás, então a prateleira era baixa e já era meio antiga(não era muito reta, rs), e lá em casa tinha visita direto quando eu não estava lá, então quedas por causas naturais e efeito-curiosos eram comuns, fiquei meio frustrado, mas acho que a culpa foi mais minha do que poeira >.<
-
Ah, saquei. então única coisa que tenho que pesquisar é sobre luz quando eu for fazer uma estante, LEDs são os mais recomendados pra ficar numa curta distância da peça sem causar dano, certo?
Valeu fototralhas!
Cbs
Cbs
Minimate

Número de Mensagens : 219
Idade : 27
Localização : SP
Data de inscrição : 14/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida]Conservação de Estátuas Empty Re: [Dúvida]Conservação de Estátuas

Mensagem por SilverWolf Dom Out 24, 2010 9:59 pm

Hummmm vou aproveitar o tópico e colocar uma dúvida minha que pode ser útil também a mais pessoas.

Já tenho minha coleção a uns bons anos e desde os Mcfarlane antigos até os Hot Toys mais atuais, sempre ficaram expostos.

A idéia é ter armarios com vidro no apartamento novo, então apenas lá pra 2012 ( 1 ano e 2 meses ~).

Comprei o Bruce Lee da Enterbay, aquele de 1/4 com as feridas e suor.
Percebi que se fica em contato com o isopor da caixa um tempinho, ele cola na estátua, sendo necessário limpa-la. Alguém sabe se expor sem proteção, se o pó também grudaria e viraria parte da figura rs...

Ou seja, o produto que simula suor, também acaba grudando nas coisas.... já devem ter entendido meu ponto. Ficar limpando com pano, estou entendendo que estraga este tipo de figura com efeito... certo?

Até hoje, apenas um busto do Sauron do LOTR (koto), ficou com a pintura leventemente avermelhada... entendo ser motivo de ficar exposta sem proteção também!!!!
SilverWolf
SilverWolf
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 2038
Idade : 40
Localização : Sampa
Data de inscrição : 14/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida]Conservação de Estátuas Empty Re: [Dúvida]Conservação de Estátuas

Mensagem por fototralhas Dom Out 24, 2010 10:35 pm

Cbs escreveu:Eu deixava exposto os cloths numa prateleira, e aqui em casa tem muita poeira, cabou que alguns cloths meus estavam descascando no peitoral
Mas eu acho que isso era pelo fato de eu mexer muito nos cloths @_@(Era a uns 2 anos atrás, então a prateleira era baixa e já era meio antiga(não era muito reta, rs), e lá em casa tinha visita direto quando eu não estava lá, então quedas por causas naturais e efeito-curiosos eram comuns, fiquei meio frustrado, mas acho que a culpa foi mais minha do que poeira >.

Entendi. Isso de descascar eu não tenho uma opinião formada. Já li tantos casos diferentes lá no forum CMB que nem sei o que dizer. Fora que por exemplo, o meu cloth mais antigo que é o Siegfried não descascou e um que comprei recente o Shido de Mizar já veio de loja descascado um pouco -____-

Cbs escreveu:
Ah, saquei. então única coisa que tenho que pesquisar é sobre luz quando eu for fazer uma estante, LEDs são os mais recomendados pra ficar numa curta distância da peça sem causar dano, certo?
Valeu fototralhas!

Sim, prefira led. Baixo consumo de energia e emissão de calor. Thumbleft

SilverWolf escreveu:Hummmm vou aproveitar o tópico e colocar uma dúvida minha que pode ser útil também a mais pessoas.

Já tenho minha coleção a uns bons anos e desde os Mcfarlane antigos até os Hot Toys mais atuais, sempre ficaram expostos.

A idéia é ter armarios com vidro no apartamento novo, então apenas lá pra 2012 ( 1 ano e 2 meses ~).

Comprei o Bruce Lee da Enterbay, aquele de 1/4 com as feridas e suor.
Percebi que se fica em contato com o isopor da caixa um tempinho, ele cola na estátua, sendo necessário limpa-la. Alguém sabe se expor sem proteção, se o pó também grudaria e viraria parte da figura rs...

Ou seja, o produto que simula suor, também acaba grudando nas coisas.... já devem ter entendido meu ponto. Ficar limpando com pano, estou entendendo que estraga este tipo de figura com efeito... certo?

Tem alguns usuários daqui que tem essa figura. Acho que o astrohm é um deles. Tu podia mandar uma mp pra ele pra ver se ele faz algo de especial. Não tenho a menor idéia do que seja esse material do efeito, se pode passar pano ou não

SilverWolf escreveu:
Até hoje, apenas um busto do Sauron do LOTR (koto), ficou com a pintura leventemente avermelhada... entendo ser motivo de ficar exposta sem proteção também!!!!

Isso me lembra, mais do que poeira, é bom evitar exposição direta a luz do sol (prejudica a pintura a longo prazo) e umidade. Lembro de um caso de um usuário de outro fórum que teve problema com mofo porque o expositor era colado a parede Suspect
fototralhas
fototralhas
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 2765
Idade : 41
Localização : Recife
Data de inscrição : 01/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida]Conservação de Estátuas Empty Re: [Dúvida]Conservação de Estátuas

Mensagem por QUEROMARVEL Dom Out 24, 2010 10:48 pm

É, meus Hot Toys e Sideshow estão beleza, mas os Cloth Myth perderam muito brilho... tem muitos que estão podres mesmo, como o Capricórnio e o Seiya V3... as partes de metal deles foram pro saco.
QUEROMARVEL
QUEROMARVEL
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7331
Idade : 39
Localização : Ysmault, inferno... chame como quiser...
Data de inscrição : 28/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida]Conservação de Estátuas Empty Re: [Dúvida]Conservação de Estátuas

Mensagem por The Legend Dom Out 24, 2010 11:02 pm

QUEROMARVEL escreveu:É, meus Hot Toys e Sideshow estão beleza, mas os Cloth Myth perderam muito brilho... tem muitos que estão podres mesmo, como o Capricórnio e o Seiya V3... as partes de metal deles foram pro saco.
oO
The Legend
The Legend
Conselheiro

Número de Mensagens : 21324
Idade : 41
Localização : Sampa Rock City
Data de inscrição : 15/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida]Conservação de Estátuas Empty Re: [Dúvida]Conservação de Estátuas

Mensagem por fototralhas Seg Out 25, 2010 10:01 am

QUEROMARVEL escreveu:É, meus Hot Toys e Sideshow estão beleza, mas os Cloth Myth perderam muito brilho... tem muitos que estão podres mesmo, como o Capricórnio e o Seiya V3... as partes de metal deles foram pro saco.

Cara, já vi muita gente reclamar desses dois Shocked A bandai deve ter feito alguma besteira na época do lançamento. Tenho esse Seiya , peguei semi-novo e a pintura tava ruim mesmo. Usei um daqueles produtos de polir prata e deu uma melhorada considerável.
fototralhas
fototralhas
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 2765
Idade : 41
Localização : Recife
Data de inscrição : 01/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida]Conservação de Estátuas Empty Re: [Dúvida]Conservação de Estátuas

Mensagem por kabat Seg Out 25, 2010 1:41 pm

Estátuas geralmente são mais resistentes ao fator tempo do que figuras articuladas, mas mesmo assim é sempre bom protegê-las.
Se deixar a poeira aderir à pintura, aí ferrou...
kabat
kabat
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7999
Idade : 110
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 01/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida]Conservação de Estátuas Empty Re: [Dúvida]Conservação de Estátuas

Mensagem por ricardofeitoza Ter Out 26, 2010 12:25 pm

O maior problema na minha opniao e a exposição a luz solar, mesmo que indiretamente. A sala onde minhas estatuas estão sempre esta escura e minha esposa odeia essa idéia.
ricardofeitoza
ricardofeitoza
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 2125
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 06/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida]Conservação de Estátuas Empty Re: [Dúvida]Conservação de Estátuas

Mensagem por kabat Ter Out 26, 2010 1:32 pm

Luz solar (luz na faixa ultravioleta) é ruim para figuras de pvc e similares, pois acelera a reação química no material. Porém, desconheço efeito sobre estátuas de resina, porcelana, etc. A não ser que afete a pintura.
kabat
kabat
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7999
Idade : 110
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 01/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida]Conservação de Estátuas Empty Re: [Dúvida]Conservação de Estátuas

Mensagem por ricardofeitoza Ter Out 26, 2010 2:00 pm

O problema e justamente a pintura!
ricardofeitoza
ricardofeitoza
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 2125
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 06/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida]Conservação de Estátuas Empty Re: [Dúvida]Conservação de Estátuas

Mensagem por POTTER01 Ter Out 26, 2010 6:16 pm

As minhas eu deixo expostas, mais entre 15 e 15 dias eu dou um a geral nelas para não pegar muita poeira.
POTTER01
POTTER01
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3447
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 27/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida]Conservação de Estátuas Empty Re: [Dúvida]Conservação de Estátuas

Mensagem por Cyro_Filka Ter Out 26, 2010 6:53 pm

O pior mesmo é tecido ...

Tecido é mais complicado de conservar (no caso dos HT's e dos PF's)

Eu até hoje não deixei quase nada exposto (exceto as Bishoujou e McFarlane de Futebol Americano) justamente por medo de descascar, de pegar pó, ou qualquer efeito climático em geral.
Cyro_Filka
Cyro_Filka
Minimate

Número de Mensagens : 282
Idade : 40
Localização : São Paulo /SP
Data de inscrição : 30/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida]Conservação de Estátuas Empty Re: [Dúvida]Conservação de Estátuas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos