Posições de Figuras
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Posições de Figuras
Vendo o blog da Sideshow, me deparei com esse post:
Achei bem interessante como esse cara conseguiu posicionar as figuras de Star Wars dele! Tem algumas que estão numa pose tão bem fluidas, que parecem que foram feitas para ficar daquela forma!
Como vocês fazem com suas figuras 1/6? Deixam ela sempre estáticas sem nunca mudar a pose? Deixam em uma pose de museu ou em uma pose de ação? Como vocês pensam na hora de colocar suas figuras em uma pose bacana?
Postem as poses de suas peças (não necessariamente 1/6) para compartilhar com o resto das pessoas!
Particularmente eu sofro muito pra achar uma pose que me agrada, ae eu nem passo a mão depois
Terry Smith escreveu:
As a veteran collector of sixth-scale figures, it’s my belief that I have a responsibility to display each of my collectibles in a way that captures a definitive moment. So I became a poser.
That word, “poser,” is burdened with a terrible stigma. Just thinking about it conjures fearsome visions of being ostracized by a sect of cool hipster college kids.
But in the world of sixth-scale figures, being a poser is the final step of a creative process. It’s a worthwhile endeavor that requires some extra thought and effort. And it’s not easy.
When I’m posing a figure, I’m tossing so many questions around in my head. Mostly I’m taking into consideration the character, but I’m also thinking of the way that the human body works. Even physical forces like gravity and movement come into play.
This column is for collectors. It’s an illustrated dose of sixth-scale goodness. Take from it what you will, and remember to have fun with it.
Achei bem interessante como esse cara conseguiu posicionar as figuras de Star Wars dele! Tem algumas que estão numa pose tão bem fluidas, que parecem que foram feitas para ficar daquela forma!
Como vocês fazem com suas figuras 1/6? Deixam ela sempre estáticas sem nunca mudar a pose? Deixam em uma pose de museu ou em uma pose de ação? Como vocês pensam na hora de colocar suas figuras em uma pose bacana?
Postem as poses de suas peças (não necessariamente 1/6) para compartilhar com o resto das pessoas!
Particularmente eu sofro muito pra achar uma pose que me agrada, ae eu nem passo a mão depois
jvital- Estátua full size 1/6
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Re: Posições de Figuras
De toda minha coleção, as únicas 3 figuras que não estão com cara de paisagem são 3...o Dante,Vergil e o Zero. De resto, tão tudo parada sem nenhuma articulação dobrada....muito por preguiça mesmo.
Galileu Bizarro- Estátua life size
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Re: Posições de Figuras
Eu acho que fazer poses é uma arte, tem que possuir o dom!
Se for um ogro que nem eu, suas opções são deixar a figura torta ou quebrar!
Se for um ogro que nem eu, suas opções são deixar a figura torta ou quebrar!
|Azrael|- Conselheiro
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Data de inscrição : 14/01/2009
Re: Posições de Figuras
Pior que eh um dom mesmo!
Tenho algumas que eu olho e falo: po, realmente ficou legal, como eh o caso do T800 (deixa-lo reto simplesmente levantando a arma, ja cai muito bem com a figura), do meu Kenshin Himura Revoltech e do meu Seiya V1.
Todas as outras eu olho e falo "po, da pro gasto", mas nao me agradam 100%...
Meu Indy e Jack da HT estao em umas posicoes legais, ateh, mas... nao me parecem naturais.
Tenho algumas que eu olho e falo: po, realmente ficou legal, como eh o caso do T800 (deixa-lo reto simplesmente levantando a arma, ja cai muito bem com a figura), do meu Kenshin Himura Revoltech e do meu Seiya V1.
Todas as outras eu olho e falo "po, da pro gasto", mas nao me agradam 100%...
Meu Indy e Jack da HT estao em umas posicoes legais, ateh, mas... nao me parecem naturais.
jvital- Estátua full size 1/6
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Data de inscrição : 31/08/2011
Re: Posições de Figuras
|Azrael| escreveu:Eu acho que fazer poses é uma arte, tem que possuir o dom!
Se for um ogro que nem eu, suas opções são deixar a figura torta ou quebrar!
Esse é um dos motivos pelo qual só coleciono estatuas atualmente.
doug_133- Estátua full size 1/6
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Data de inscrição : 29/01/2012
Re: Posições de Figuras
Olha...não quero ser estraga prazeres até porque acho o assunto muito válido e interessante, mas essas poses não estão lá essas coisas.
Tem muitas figuras que estão simplesmente paradonas segurando o sabre de luz.
Tem muitas figuras que estão simplesmente paradonas segurando o sabre de luz.
Kayser- Mini-estátua
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Localização : Porto Alegre - RS
Data de inscrição : 22/09/2011
Re: Posições de Figuras
eu acho isso bem mais impressionate:
Kayser- Mini-estátua
- Número de Mensagens : 1500
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Localização : Porto Alegre - RS
Data de inscrição : 22/09/2011
Re: Posições de Figuras
Tem umas bem mais ou menos mesmo...
A ideia era mais fazer o povo discutir sobre isso. Como conseguir boas poses e etc
A ideia era mais fazer o povo discutir sobre isso. Como conseguir boas poses e etc
jvital- Estátua full size 1/6
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Data de inscrição : 31/08/2011
Re: Posições de Figuras
Um dos motivos de eu gostar muito de coleções de HT é isso, a falta de poses. O colecionar costuma deixá-las estáticas, acho que perde o "charme".
Re: Posições de Figuras
Esse é o conhecimento que o Akiba Red me ensinou:
"O mundo é o que a câmera vê."
Desde então consegui o dom de fazer pose. Obrigado Akiba Red.
"O mundo é o que a câmera vê."
Desde então consegui o dom de fazer pose. Obrigado Akiba Red.
DarklingSinx- Moderador
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Data de inscrição : 13/06/2012
Re: Posições de Figuras
Essa pose ficou boa, Sinx!
Vou ver se eu acho alguma camera perdida aqui em casa pra tirar do T800. Acho que esse eh o mais facil de se fazer uma pose aceitaval
Vou ver se eu acho alguma camera perdida aqui em casa pra tirar do T800. Acho que esse eh o mais facil de se fazer uma pose aceitaval
jvital- Estátua full size 1/6
- Número de Mensagens : 3478
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Data de inscrição : 31/08/2011
Re: Posições de Figuras
Legal esse tópico. Aqui a minha contribuição:
Fazer poses é muito legal. E o bom de figuras articuladas é que elas fornecem um monte de possibilidades.
Andei pesquisando e consegui algumas dicas de vários lugares, como por exemplo o figma Blog. E essas dicas são bem interessantes.
-SHEAH!!!
-TÔH!!!
- Pô. O que houve com vocês? Eu não senti nada.
- Como assim? O meu soco pegou direitinho!
- E o meu chute também!
- Ha ha ha! Mebius! OOO! Estamos vendo que vocês estão com um pouco de dificuldade.
- Pois é. Eu dei um soco nele e ele não sentiu nada.
- Tem alguma coisa que a gente fez de errado?
- Vamos ver. Para isso vamos chamar nossa discípula nº1.
- Ei, Konata! Pode vir!
- Oi, pessoal.
- Uma menininha?
- Konata, pode mostrar a eles como se faz?
- Pode deixar.
- SHEAH!!!
- AAUGH!
- TÔH!!!
- GWAH!!!
- OK, OK! Esses eu senti! Muito bom, Konata!
- Não pode ser! Uma menininha desse tamanho conseguiu golpear tão forte?
- Ah, é uma questão de pose.
- Como assim?
Continua
Fazer poses é muito legal. E o bom de figuras articuladas é que elas fornecem um monte de possibilidades.
Andei pesquisando e consegui algumas dicas de vários lugares, como por exemplo o figma Blog. E essas dicas são bem interessantes.
-SHEAH!!!
-TÔH!!!
- Pô. O que houve com vocês? Eu não senti nada.
- Como assim? O meu soco pegou direitinho!
- E o meu chute também!
- Ha ha ha! Mebius! OOO! Estamos vendo que vocês estão com um pouco de dificuldade.
- Pois é. Eu dei um soco nele e ele não sentiu nada.
- Tem alguma coisa que a gente fez de errado?
- Vamos ver. Para isso vamos chamar nossa discípula nº1.
- Ei, Konata! Pode vir!
- Oi, pessoal.
- Uma menininha?
- Konata, pode mostrar a eles como se faz?
- Pode deixar.
- SHEAH!!!
- AAUGH!
- TÔH!!!
- GWAH!!!
- OK, OK! Esses eu senti! Muito bom, Konata!
- Não pode ser! Uma menininha desse tamanho conseguiu golpear tão forte?
- Ah, é uma questão de pose.
- Como assim?
Continua
Re: Posições de Figuras
Parte 1 - Conhecendo as articulações
Existem vários tipos de articulações e são elas que vão possibilitar fazer as poses.
Em primeiro lugar, temos as articulações em dobradiça ("hinge"), que também chamo de "convencionais" por serem bastante comuns. Como seu nome diz, elas são dobráveis, o que é o básico para se fazer poses.
Também temos as articulações giratórias ("roll"). Quem já teve um Comandos em Ação/G.I. Joe ja´deve ter se maravilhado ao ver essa articulação pela primeira vez. Como seu nome diz, elas giram, o que aumenta a possibilidade de poses. Essa é a outra articulação básica.
Está é a articulação dupla, em que uma peça tem duas articulações em dobradiça, aumentando a flexibilidade. São muito usadas em cotovelos e joelhos, permitindo que eles se fechem bem mais.
Estas são as conexões esféricas ("ball joints"), que devido ao formato, permitem movimentos multidirecionais, mas não se fecham muito. Boa para pulsos, tornozelos, articulações do torax e caudas.
Também existem as articulações de formato proprietário, como as figma joints, usadas em (você advinhou!) figmas. Elas têm formato discóide com dois pinos, combinando as propriedades das articulações em dobradiça e giratórias. Além disso, elas podem ser colocadas em figuras femininas ou esguias sem precisar comprometer a silhueta.
Outra articulação de formato proprietário é a Nendoro Joint, usada em (isso mesmo!) Nendoroids. Elas têm formato esférico e também combinam as caracterísricas de articulações em dobradiça e giratórias.
Outra de formato proprietário, a Revolver Joint, usada em figuras da linha Revoltech.
Elas têm o formato de bulbos e têm uma espécie de catraca na parte de dentro, que serve para segurar as poses.
Também existe essa variante dupla da Revolver Joint, usada principalmente em joelhos de figuras de robôs.
As figuras da Bandai possuem articulações nos pulsos que combinam as propriedades da figma Joint e da Nendoro Joint, com conexões esféricas na ponta, possibilitando que eles sejam movimentados em vários ângulos. Chamo isso de articulação multidirecional.
As figmas possuem sistemas de articulações nos ombros, que consistem em articulações multidirecionais com uma conexão esférica no torax. Isso dá bastante liberdade de movimentos, mas deve ser manipulado com cuidado, dado o tamanho do conector, que é milimétrico.
Algumas figuras da Bandai possuem um sistema composto de articulações para os ombros, com um "anel" para tapar o vão que se abriria ao movimentar. Isso diminui um pouco o risco de quebra, mas devido ao formato, não pode ser usado em figuras femininas ou de silhueta muito esguia.
Poucas (raríssimas) figuras possuem uma articulação extensível no ombro, o que permite mais flexibilidade, para poses como as que necessitam juntar as mãos à frente do corpo com os braços esticados.
O sistema de articulações das coxas é quase o mesmo para todas as linhas de figuras articuladas do Japão: uma conexão esférica presa a uma giratória.
Algumas figuras da linha S.H. Figuarts e Ultra-Act possuem articulações extensíveis nas pernas, o que permite que elas sejam bem abertas. Isso é muito útil para chutes altos e voadoras.
Algumas figuras de ação possuem conexões esféricas na parte de dentro do torax e na cintura. Isso permite que elas sejam curvadas e giradas ao mesmo tempo.
- Puxa, Ultraman! A gente tem que saber tudo isso?
- Acho que eu me perdi na segunda.
- Não é preciso decorar nada. É só saber que essas articulações existem. Só com isso já dá para fazer várias poses.
Continua
Existem vários tipos de articulações e são elas que vão possibilitar fazer as poses.
Em primeiro lugar, temos as articulações em dobradiça ("hinge"), que também chamo de "convencionais" por serem bastante comuns. Como seu nome diz, elas são dobráveis, o que é o básico para se fazer poses.
Também temos as articulações giratórias ("roll"). Quem já teve um Comandos em Ação/G.I. Joe ja´deve ter se maravilhado ao ver essa articulação pela primeira vez. Como seu nome diz, elas giram, o que aumenta a possibilidade de poses. Essa é a outra articulação básica.
Está é a articulação dupla, em que uma peça tem duas articulações em dobradiça, aumentando a flexibilidade. São muito usadas em cotovelos e joelhos, permitindo que eles se fechem bem mais.
Estas são as conexões esféricas ("ball joints"), que devido ao formato, permitem movimentos multidirecionais, mas não se fecham muito. Boa para pulsos, tornozelos, articulações do torax e caudas.
Também existem as articulações de formato proprietário, como as figma joints, usadas em (você advinhou!) figmas. Elas têm formato discóide com dois pinos, combinando as propriedades das articulações em dobradiça e giratórias. Além disso, elas podem ser colocadas em figuras femininas ou esguias sem precisar comprometer a silhueta.
Outra articulação de formato proprietário é a Nendoro Joint, usada em (isso mesmo!) Nendoroids. Elas têm formato esférico e também combinam as caracterísricas de articulações em dobradiça e giratórias.
Outra de formato proprietário, a Revolver Joint, usada em figuras da linha Revoltech.
Elas têm o formato de bulbos e têm uma espécie de catraca na parte de dentro, que serve para segurar as poses.
Também existe essa variante dupla da Revolver Joint, usada principalmente em joelhos de figuras de robôs.
As figuras da Bandai possuem articulações nos pulsos que combinam as propriedades da figma Joint e da Nendoro Joint, com conexões esféricas na ponta, possibilitando que eles sejam movimentados em vários ângulos. Chamo isso de articulação multidirecional.
As figmas possuem sistemas de articulações nos ombros, que consistem em articulações multidirecionais com uma conexão esférica no torax. Isso dá bastante liberdade de movimentos, mas deve ser manipulado com cuidado, dado o tamanho do conector, que é milimétrico.
Algumas figuras da Bandai possuem um sistema composto de articulações para os ombros, com um "anel" para tapar o vão que se abriria ao movimentar. Isso diminui um pouco o risco de quebra, mas devido ao formato, não pode ser usado em figuras femininas ou de silhueta muito esguia.
Poucas (raríssimas) figuras possuem uma articulação extensível no ombro, o que permite mais flexibilidade, para poses como as que necessitam juntar as mãos à frente do corpo com os braços esticados.
O sistema de articulações das coxas é quase o mesmo para todas as linhas de figuras articuladas do Japão: uma conexão esférica presa a uma giratória.
Algumas figuras da linha S.H. Figuarts e Ultra-Act possuem articulações extensíveis nas pernas, o que permite que elas sejam bem abertas. Isso é muito útil para chutes altos e voadoras.
Algumas figuras de ação possuem conexões esféricas na parte de dentro do torax e na cintura. Isso permite que elas sejam curvadas e giradas ao mesmo tempo.
- Puxa, Ultraman! A gente tem que saber tudo isso?
- Acho que eu me perdi na segunda.
- Não é preciso decorar nada. É só saber que essas articulações existem. Só com isso já dá para fazer várias poses.
Continua
Re: Posições de Figuras
Parte 2 - Ação
Agora vamos aplicar os conhecimentos de articulações.
Se você perguntar para algum praticante de artes marciais qual é a parte do corpo que eles usam para golpear, todos vão responder que é o quadril. Sendo assim, para todo e qualquer golpe é preciso mostrar que o personagem está botando força no quadril
Para se fazer um soco, é preciso extender bem o braço e inclinar o corpo para a frente. O torax e/ou a cintura tem que ser girado/a de forma que o corpo fique voltado para o lado, dando mais alcance ao braço.
Finalmente é preciso colocar a perna do mesmo lado do braço que está golpeando para a frente e com o joelho dobrado. E é importante posicionar os tornozelos de modo que a figura possa se sustentar sozinha.
Com isso, o golpe parece ter ficado bem mais forte.
Compare com a primeira foto.
Tendo em mente a força no quadril, é possível criar várias possibilidades.
Também podemos fazer seqüências de golpes: jab->body blow->uppercut.
E sim. O que o DarklingSinx disse é verdade. O que importa é o que a câmera mostra.
O chute segue um princípio parecido. É importante que a perna que golpeia tenha o máximo de alcance possível.
Para isso, é preciso colocar o quadril bem para a frente. E diferente do soco, é preciso usar um suporte para manter a figura de pé.
Uma dica legal do figma Blog: Para fazer com que o chute pareça ter força, gire o tórax no sentido oposto ao da perna, mais ou menos como indicado na foto.
O resultado é este. Outro macete é apoiar a figura no "alvo" para mantê-la de pé. Com um monstro como o Gomora, isso é fácil.
Compare com a primeira foto.
Para se fazer uma voadora, é preciso aplicar os conhecimentos de articulações. No caso de S.H. Figuarts ou Ultra Acts é preciso extender as articulações das pernas...
...abrí-las para os lados...
...usar a articulação giratória da coxa para posicioná-la...
...e dobrar o joelho.
Obviamente, é preciso curvar a cintura e o tórax para dar mais alcance à perna.
Eis o resultado.
Usando o truque do chute em pé, girando o tórax no sentido oposto ao da perna, a voadora parece ter muito mais força.
As figmas, que não possuem articulações extensíveis, podem seguir o mesmo esquema, mas pulando a parte de extender as articulações.
Arqueando um pouco a perna que golpeia...
...a voadora se torna um chute giratório.
O chute bicicleta ("facão") e a descida de calcanhar podem ser feitos com uma mesma pose. Basta saber qual parte da cabeça golpear.
- OK! Muito bom, vocês dois! Agora eu senti os golpes!
- Conseguimos!
- É isso aí!
- O importante é transmitir força nos golpes. Tendo isso em mente, é possível dar credibilidade às poses.
Continua
Agora vamos aplicar os conhecimentos de articulações.
Se você perguntar para algum praticante de artes marciais qual é a parte do corpo que eles usam para golpear, todos vão responder que é o quadril. Sendo assim, para todo e qualquer golpe é preciso mostrar que o personagem está botando força no quadril
Para se fazer um soco, é preciso extender bem o braço e inclinar o corpo para a frente. O torax e/ou a cintura tem que ser girado/a de forma que o corpo fique voltado para o lado, dando mais alcance ao braço.
Finalmente é preciso colocar a perna do mesmo lado do braço que está golpeando para a frente e com o joelho dobrado. E é importante posicionar os tornozelos de modo que a figura possa se sustentar sozinha.
Com isso, o golpe parece ter ficado bem mais forte.
Compare com a primeira foto.
Tendo em mente a força no quadril, é possível criar várias possibilidades.
Também podemos fazer seqüências de golpes: jab->body blow->uppercut.
E sim. O que o DarklingSinx disse é verdade. O que importa é o que a câmera mostra.
O chute segue um princípio parecido. É importante que a perna que golpeia tenha o máximo de alcance possível.
Para isso, é preciso colocar o quadril bem para a frente. E diferente do soco, é preciso usar um suporte para manter a figura de pé.
Uma dica legal do figma Blog: Para fazer com que o chute pareça ter força, gire o tórax no sentido oposto ao da perna, mais ou menos como indicado na foto.
O resultado é este. Outro macete é apoiar a figura no "alvo" para mantê-la de pé. Com um monstro como o Gomora, isso é fácil.
Compare com a primeira foto.
Para se fazer uma voadora, é preciso aplicar os conhecimentos de articulações. No caso de S.H. Figuarts ou Ultra Acts é preciso extender as articulações das pernas...
...abrí-las para os lados...
...usar a articulação giratória da coxa para posicioná-la...
...e dobrar o joelho.
Obviamente, é preciso curvar a cintura e o tórax para dar mais alcance à perna.
Eis o resultado.
Usando o truque do chute em pé, girando o tórax no sentido oposto ao da perna, a voadora parece ter muito mais força.
As figmas, que não possuem articulações extensíveis, podem seguir o mesmo esquema, mas pulando a parte de extender as articulações.
Arqueando um pouco a perna que golpeia...
...a voadora se torna um chute giratório.
O chute bicicleta ("facão") e a descida de calcanhar podem ser feitos com uma mesma pose. Basta saber qual parte da cabeça golpear.
- OK! Muito bom, vocês dois! Agora eu senti os golpes!
- Conseguimos!
- É isso aí!
- O importante é transmitir força nos golpes. Tendo isso em mente, é possível dar credibilidade às poses.
Continua
Re: Posições de Figuras
Parte 3 - Poses estáticas
Atenção, sentido!
Muita gente coloca a figura simplesmente de pé. Mas só assim não tem graça nenhuma. Vamos dar um jeito nisso.
O básico é formar um "S" com a coluna vertebral. Para isso, é bom colocar o peito um pouco para a frente.
Os braços devem ficar levemente dobrados, com os cotovelos um pouco para trás e as mãos um pouco para a frente.
As pernas devem ficar paralelas e com uma abertura igual à distância entre os ombros.
Finalmente é recolher um pouco o queixo.
O resultado é este. Fica bem melhor e dá muito mais presença.
Se bem que essa pose não é muito adequada para figuras femininas (embora a Konata possa ser uma exceção).
Para elas, o bom é deixar as pernas fechadas. Fica um pouco difícil de equilibrar e para isso é bom usar suporte.
A curvatura em "S" da coluna vertebral é fundamental para ambas as poses, assim como o queixo recolhido.
As mãos são abertas, com os dedos voltados para fora. Os cotovelos ficam extendidos e os ombros levemente abertos.
Eis o resultado. Fica uma gracinha, não (embora não combine muito com a Konata)?
Para dar um ar bem mais feminino, pode-se também dobrar levemente os joelhos e girar as coxas para que eles fiquem voltados para dentro.
Mas o melhor mesmo é pesquisar sobre a pose básica de luta do personagem. Muitas vezes, só isso já é o bastante para deixar a figura exposta em sua pose mais representativa e dando um ar de autenticidade.
Outra opção é usar a pose de apresentação, como em grupos de heróis.
Mais uma coisa que ajuda muito: bases com suporte.
Elas costumam vir em pacotes de três (com exceção da di:Stage, a da última foto acima, que só vem com uma).
Essas bases são muito úteis e faz uma tremenda diferença ter e não ter.
As bases de Saint Cloth Myth são ótimas por virem com vários braços e peças de efeitos, além de estarem disponíveis por aqui.
E essas foram as dicas de poses que eu consegui. É coisa bem básica, mas talvez isso ajude. Sei que é um pouco limitado, mas é que não só tenho figuras dessas linhas e por isso não sei até quanto pode ser aplicado em outros tipos. Mas fica aí a dica.
- Puxa! Pior que fica feminino mesmo!
- Pois é! Estou parecendo uma menininha!
Atenção, sentido!
Muita gente coloca a figura simplesmente de pé. Mas só assim não tem graça nenhuma. Vamos dar um jeito nisso.
O básico é formar um "S" com a coluna vertebral. Para isso, é bom colocar o peito um pouco para a frente.
Os braços devem ficar levemente dobrados, com os cotovelos um pouco para trás e as mãos um pouco para a frente.
As pernas devem ficar paralelas e com uma abertura igual à distância entre os ombros.
Finalmente é recolher um pouco o queixo.
O resultado é este. Fica bem melhor e dá muito mais presença.
Se bem que essa pose não é muito adequada para figuras femininas (embora a Konata possa ser uma exceção).
Para elas, o bom é deixar as pernas fechadas. Fica um pouco difícil de equilibrar e para isso é bom usar suporte.
A curvatura em "S" da coluna vertebral é fundamental para ambas as poses, assim como o queixo recolhido.
As mãos são abertas, com os dedos voltados para fora. Os cotovelos ficam extendidos e os ombros levemente abertos.
Eis o resultado. Fica uma gracinha, não (embora não combine muito com a Konata)?
Para dar um ar bem mais feminino, pode-se também dobrar levemente os joelhos e girar as coxas para que eles fiquem voltados para dentro.
Mas o melhor mesmo é pesquisar sobre a pose básica de luta do personagem. Muitas vezes, só isso já é o bastante para deixar a figura exposta em sua pose mais representativa e dando um ar de autenticidade.
Outra opção é usar a pose de apresentação, como em grupos de heróis.
Mais uma coisa que ajuda muito: bases com suporte.
Elas costumam vir em pacotes de três (com exceção da di:Stage, a da última foto acima, que só vem com uma).
Essas bases são muito úteis e faz uma tremenda diferença ter e não ter.
As bases de Saint Cloth Myth são ótimas por virem com vários braços e peças de efeitos, além de estarem disponíveis por aqui.
E essas foram as dicas de poses que eu consegui. É coisa bem básica, mas talvez isso ajude. Sei que é um pouco limitado, mas é que não só tenho figuras dessas linhas e por isso não sei até quanto pode ser aplicado em outros tipos. Mas fica aí a dica.
- Puxa! Pior que fica feminino mesmo!
- Pois é! Estou parecendo uma menininha!
Re: Posições de Figuras
Esse tutorial tinha que ser divulgado pra muita gente. Vendo coleções de cloth myths por aí, até doem os olhos vendo as poses... XD
Lehefir- Busto
- Número de Mensagens : 1114
Idade : 39
Localização : BH - MG
Data de inscrição : 08/03/2009
Re: Posições de Figuras
Muito bom seu tutorial Usys... e parabéns pela idéia do tópico jvital.... muito interessante. Vou aguardar pessoal postar umas fotos dos HT's em poses memoráveis.
[]s
[]s
SilverWolf- Estátua full size 1/6
- Número de Mensagens : 2038
Idade : 40
Localização : Sampa
Data de inscrição : 14/11/2009
Re: Posições de Figuras
Valeu, Silver!
Eu postei pelo fato de eu ser mto ruim de poses mesmo! Vi algumas coleções e achei que seria uma boa a galera utilizar um tópico para achar uma pose boa para alguma figura em especial!
Como o próprio Lehefir disse, acho que muita gente pode achar esse tópico interessante. Me esbarrei no post da Sideshow e resolvi compartilhar!
Usys, sem palavras pro seu tutorial! Muito bom mesmo!
Nunca tinha me ligado que havia tantas articulações! Algumas dessas que você mostrou, nunca tinha visto! Achei muito foda como apenas arquear a coluna numa figura de pose estática muda completamente a forma dela ser vista! A presença dela aumenta muito! Estou ateh fazendo uns testes no meu Kenshin Revoltech depois dessas suas dicas!
Como nao achei minha camera, acho que vou ter que tirar umas fotos pelo celular mesmo...
Eu postei pelo fato de eu ser mto ruim de poses mesmo! Vi algumas coleções e achei que seria uma boa a galera utilizar um tópico para achar uma pose boa para alguma figura em especial!
Como o próprio Lehefir disse, acho que muita gente pode achar esse tópico interessante. Me esbarrei no post da Sideshow e resolvi compartilhar!
Usys, sem palavras pro seu tutorial! Muito bom mesmo!
Nunca tinha me ligado que havia tantas articulações! Algumas dessas que você mostrou, nunca tinha visto! Achei muito foda como apenas arquear a coluna numa figura de pose estática muda completamente a forma dela ser vista! A presença dela aumenta muito! Estou ateh fazendo uns testes no meu Kenshin Revoltech depois dessas suas dicas!
Como nao achei minha camera, acho que vou ter que tirar umas fotos pelo celular mesmo...
jvital- Estátua full size 1/6
- Número de Mensagens : 3478
Idade : 37
Localização : Fabletown
Data de inscrição : 31/08/2011
Re: Posições de Figuras
2Lehefir escreveu:Esse tutorial tinha que ser divulgado pra muita gente. Vendo coleções de cloth myths por aí, até doem os olhos vendo as poses... XD
Já cheguei até a pergunta se CM tinha alguma maldição na hora de fazer pose.
DarklingSinx- Moderador
- Número de Mensagens : 6738
Idade : 35
Localização : ----------------------------------->>>
Data de inscrição : 13/06/2012
Re: Posições de Figuras
Muito Bom, Jvital, parabéns pela ideia do posto e pela iniciativa em explicar as articulações, Usys.
Sc@lzer- Legendary Scale Figure
- Número de Mensagens : 8292
Idade : 36
Localização : Vitória - ES / Montes Claros - MG
Data de inscrição : 21/10/2010
Re: Posições de Figuras
Eu costumo olhar poses do personagem, no desenho/filme e tbm ver poses na net de outras figuras. Costuma funcionar.
Octavarium- Estátua full size 1/6
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Idade : 40
Localização : 439 East District
Data de inscrição : 25/09/2012
Re: Posições de Figuras
Eu simplesmente tento deixar a figura em pose anatomicamente possível em um humano.
Na pior das hipóteses, eu mesmo tento fazer a pose e depois reproduzir na figura.
Na pior das hipóteses, eu mesmo tento fazer a pose e depois reproduzir na figura.
Fenix_Negro- Busto
- Número de Mensagens : 1405
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Localização : Asgard
Data de inscrição : 28/05/2011
Re: Posições de Figuras
Eu não sou o mestre das poses, mas seguem algumas das que gostei de fazer:
brunofields- Estátua life size
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Re: Posições de Figuras
Isso que você fez com o Batman me dá um cagasso danado, rsrsrs. Parece que vai rasgar tudo.
By the way, belas poses!
By the way, belas poses!
Fenix_Negro- Busto
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Data de inscrição : 28/05/2011
Re: Posições de Figuras
Realmente um bom posicionamento valoriza bastante figuras articuladas. Eu mesmo não tenho habilidade (ou paciência) nenhuma pra isso.
kabat- Legendary Scale Figure
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