Fórum Limited Edition
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

+25
thepurist
AlvoErrado2
GHOST
-Hiei-
Midas
battlemaster900
Alessandrobdb
Trunks68
DarklingSinx
m4rc3low
Spieluhr
Noctilux
Alexandre Nascimento
Meconio
pavlov cesak
vmcoelho
Darth_Matcher
puppetm
Case
Galileu Bizarro
Pangtong
kabat
Sc@lzer
N77FLU
Wyvern_
29 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por Wyvern_ Sex Jun 29, 2012 2:24 pm

Pensei que já tinha um tópico dessa estátua, como não encontrei, resolvi criar.

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo 181304_487507331265668_1324659734_n

Já comprei a Liara, essa vem tb! Tomara que dê para ver um protótipo na Comic Con!
Wyvern_
Wyvern_
Mini-busto

Número de Mensagens : 565
Idade : 37
Localização : Americana - SP
Data de inscrição : 09/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por N77FLU Sex Jun 29, 2012 3:41 pm

Acho q vou comprar só a Liara, pois, como ja falei em outro tópico, eu nem sabia que dava pra jogar com female shepard veterano

Fui descobrir mesmo só depois que terminei o ME2.

Mas, de qualquer maneira , o desenho ficou muito bom Thumbright
N77FLU
N77FLU
Premium Format

Número de Mensagens : 3683
Idade : 26
Localização : Rio De Janeiro
Data de inscrição : 05/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por Sc@lzer Sex Jun 29, 2012 3:59 pm

Caraio.. mais bishoujos. Dizzy

Tô no sal.
Sc@lzer
Sc@lzer
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 8292
Idade : 36
Localização : Vitória - ES / Montes Claros - MG
Data de inscrição : 21/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por kabat Sex Jun 29, 2012 4:27 pm

A 1a bishoujo dessa série não achei interessante, mas essa promete ficar bonita se o acabamento for bom.
kabat
kabat
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7999
Idade : 110
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 01/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por Pangtong Sex Jun 29, 2012 4:58 pm

Doh! desse jeito minha lista de futuras bishoujos só cresce..affff
Pangtong
Pangtong
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 2832
Idade : 39
Localização : Itajai - SC
Data de inscrição : 27/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por Galileu Bizarro Sex Jun 29, 2012 5:15 pm

E nada da Miranda.
Galileu Bizarro
Galileu Bizarro
Estátua life size

Número de Mensagens : 11866
Idade : 34
Data de inscrição : 02/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por Case Sex Jun 29, 2012 5:20 pm

Se ficar bonita vai ser minha primeira bishoujo. E se sair a miranda a segunda.
Case
Case
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 8725
Idade : 63
Data de inscrição : 09/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por puppetm Sex Jun 29, 2012 5:26 pm

Achei a pose simples demais e nem muito sexy.
puppetm
puppetm
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 5089
Idade : 40
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 09/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por Darth_Matcher Sex Jun 29, 2012 6:05 pm

E eu jogando c/ um Shepard de cuecas Doh!
Darth_Matcher
Darth_Matcher
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3240
Localização : Pomerode - S.C.
Data de inscrição : 24/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por Wyvern_ Sex Jun 29, 2012 7:14 pm

puppetm escreveu:Achei a pose simples demais e nem muito sexy.

Depois da polêmica que deu com a primeira estátua acho que quiserem ir no mais tranquilo possível.
Wyvern_
Wyvern_
Mini-busto

Número de Mensagens : 565
Idade : 37
Localização : Americana - SP
Data de inscrição : 09/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por Sc@lzer Sex Jun 29, 2012 7:40 pm

Wyvern_ escreveu:
puppetm escreveu:Achei a pose simples demais e nem muito sexy.

Depois da polêmica que deu com a primeira estátua acho que quiserem ir no mais tranquilo possível.
Que polêmica?
Sc@lzer
Sc@lzer
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 8292
Idade : 36
Localização : Vitória - ES / Montes Claros - MG
Data de inscrição : 21/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por Wyvern_ Sex Jun 29, 2012 8:05 pm

Sc@lzer escreveu:
Wyvern_ escreveu:
puppetm escreveu:Achei a pose simples demais e nem muito sexy.

Depois da polêmica que deu com a primeira estátua acho que quiserem ir no mais tranquilo possível.
Que polêmica?

O primeiro protótipo da figura da Liara tinha peitos enormes e um rosto extremamente infantil.

Muitos fãs da série reclamaram pra kct falando que o personagem não era assim, que tava descaracterizando ela que era personagem de personalidade forte e talz(a maioria não entende a linha, ficava perguntando o pq do rosto de anime etc). E com isso a figura atrasou uns bons meses. A shitstorm foi tão grande no facebook de Mass Effect que saiu em vários sites sobre jogos.

Eu não gostei da primeira versão pq os peitos estavam realmente ridiculamente gigantes e com ela espremendo eles ainda por cima, parecia que a qualquer momento iam explodir. Mas achei que eles reduziram até demais na versão final.

O principal para mim foi o rosto, realmente tava escrotinho. Arrumaram isso tb. Acho que a Koto percebeu que os fãs de Mass Effect são um tanto qto exigentes e bastante haters. Melhor apostar no que é mais seguro.


Última edição por Wyvern_ em Sex Jun 29, 2012 8:27 pm, editado 1 vez(es)
Wyvern_
Wyvern_
Mini-busto

Número de Mensagens : 565
Idade : 37
Localização : Americana - SP
Data de inscrição : 09/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por Darth_Matcher Sex Jun 29, 2012 8:06 pm

Sc@lzer escreveu:Que polêmica?
Tinha umas bixonas que acharam a Liara muito peituda... A koto foi lá e colocou 2 ovos estrelados
Darth_Matcher
Darth_Matcher
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3240
Localização : Pomerode - S.C.
Data de inscrição : 24/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por N77FLU Sex Jun 29, 2012 8:29 pm

Darth_Matcher escreveu:
Sc@lzer escreveu:Que polêmica?
Tinha umas bixonas que acharam a Liara muito peituda... A koto foi lá e colocou 2 ovos estrelados

Laughing Laughing
N77FLU
N77FLU
Premium Format

Número de Mensagens : 3683
Idade : 26
Localização : Rio De Janeiro
Data de inscrição : 05/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por vmcoelho Sex Jun 29, 2012 8:43 pm

Darth_Matcher escreveu:
Sc@lzer escreveu:Que polêmica?
Tinha umas bixonas que acharam a Liara muito peituda... A koto foi lá e colocou 2 ovos estrelados

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Rock
vmcoelho
vmcoelho
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 2374
Idade : 37
Localização : são luís
Data de inscrição : 03/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por Case Sex Jun 29, 2012 9:38 pm

O prototipo com seios maiores era bem melhor.
Case
Case
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 8725
Idade : 63
Data de inscrição : 09/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por pavlov cesak Sáb Jun 30, 2012 5:39 am

Apesar de toda a roupa, se a pose ficar legal como no desenho, deve ficar bem sensual, até pensaria em comprar
pavlov cesak
pavlov cesak
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 9224
Idade : 53
Localização : sorocaba
Data de inscrição : 08/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por Meconio Sáb Jun 30, 2012 1:08 pm

Cofre!!!!! LOL
Meconio
Meconio
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7475
Idade : 38
Localização : Botucatu - SP
Data de inscrição : 07/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por Alexandre Nascimento Sáb Jun 30, 2012 3:19 pm

hummmmmmmmmmm nào sei, precisava ve la pronta para ter ideia. Thinking
Alexandre Nascimento
Alexandre Nascimento
Heroclix

Número de Mensagens : 124
Idade : 38
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 28/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por Noctilux Seg Jul 02, 2012 7:23 am

Essa é cofre né, fazer o que, ME2 é o jogo que mais to jogando no PS3... Merece ao menos essa estatua!!!
Noctilux
Noctilux
Mini-estátua

Número de Mensagens : 1714
Idade : 42
Localização : ES
Data de inscrição : 11/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por Spieluhr Qui Jul 05, 2012 4:44 am

Será minha primeira Bishoujo... Sou muuuito fã da femShep, e pretendo pintar o cabelo dela de preto pra ficar igual a minha (loucura eu sei)
Vai ficar do ladinho dos meus Garrus (que serão 2 quando ela for lançada) huhuhu.

Vocês devem saber que alguns fãs não gostam nada de ver ela virando pinup, não gostam nada do vestidinho de couro dela, e não gostam nada do Shunya ter desenhado ela. Pra eles isso aí já é sexy demais. Admito que o Shunya abusa da pose "T&A" e faz uns erros anatômicos nas espinhas das moças, e pessoalmente acho que ele deixa quase todas as moças com o mesmo rosto - meio "princesa Disney", delicado demais para o modo que vejo algumas personagens, mas admiro a arte dele pra caramba mesmo assim!

Ou seja, eu entendo os dois lados, de quem não quer ver as personagens favoritas sendo "sexualmente objetificadas" e de quem adora. Ainda não consigo ver a Vampira no design dessa linha, por exemplo, mas é porque pra mim a Vampira é aquela moça dos comics anos 90 e não tem rostinho delicado de mangá sem estrutura óssea XD É só minha preferência.

Mas a femShep é algo que não devia ter "um jeito certo" de ser vista porque ela é uma personagem totalmente modificável no jogo, ela é feita pra ser seu personagem num rpg (bem, era um rpg no começo), pro jogador usar a imaginação. Fora que nenhum personagem tem "um jeito certo" de ser feito de qualquer modo.
E fãs de Mass Effect são haters e flamers insanos no Facebook, e em alguns outros lugares também. É o famoso caso "insane fanboys/fangirls". Precisa ver o tipo de comentário que já vi por existir maquiagem e cabelos fora do padrão militar no jogo o_O

Só tenho alguns problemas com ela:
-Os saltos tem alturas diferentes
-A mão dela está no ar como se estivesse tentando parar uma bala. Só consigo pensar que ela está usando biotics (como Pull), mas se fosse o caso não teria que ter algum efeito azul do poder em volta da mão/braço?

Mas enfim, desculpa o post longo. Ansiosa pro lançamento!
Spieluhr
Spieluhr
Heroclix

Número de Mensagens : 8
Idade : 38
Localização : SP
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por Case Dom Jul 15, 2012 9:06 pm

Agora que a SS anunciou a linha com o Shepard, acho que vou deixar essas pra segundo plano.
Case
Case
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 8725
Idade : 63
Data de inscrição : 09/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por Spieluhr Ter Jul 17, 2012 7:28 am

Vcs aqui são muito loucos de gastar uma grana dessa com figure (nah, só to com inveja porque não tenho $$... mas realmente acho grande demais, e não gosto muito do Sheploo) Se bem que se lançarem um Garrus nessa linha da SS eu to f*****

Bah, fui perguntar no forum da Bioware o que o pessoal acha que a Shep tá fazendo nessa pose com essa mão erguida. Usando poderes, dando um comando, dando tchauzinho prum husk?

Todo mundo ficou só dando desculpas no achômetro porque também não sabe. E ainda me falaram que eu não devo pensar nisso porque essa linha é só pra mostrar as garotas bonitas fazendo pose.
Pô eu sei que é, e eu gosto da linha, mas só por causa do estilo não pode criticar a arte? Esse argumento dos fanboys parece coisa de desenhista n00b de anime "mas é meu estilo! eu faço do jeito que quiser!"
As outras bishoujos pelo menos vc sabe se ela tá pulando, agachada, fazendo uma posinha de modelo, jogando charme, etc.
Spieluhr
Spieluhr
Heroclix

Número de Mensagens : 8
Idade : 38
Localização : SP
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por Wyvern_ Ter Jul 17, 2012 12:52 pm

Spieluhr escreveu:Vcs aqui são muito loucos de gastar uma grana dessa com figure (nah, só to com inveja porque não tenho $$... mas realmente acho grande demais, e não gosto muito do Sheploo) Se bem que se lançarem um Garrus nessa linha da SS eu to f*****

Bah, fui perguntar no forum da Bioware o que o pessoal acha que a Shep tá fazendo nessa pose com essa mão erguida. Usando poderes, dando um comando, dando tchauzinho prum husk?

Todo mundo ficou só dando desculpas no achômetro porque também não sabe. E ainda me falaram que eu não devo pensar nisso porque essa linha é só pra mostrar as garotas bonitas fazendo pose.
Pô eu sei que é, e eu gosto da linha, mas só por causa do estilo não pode criticar a arte? Esse argumento dos fanboys parece coisa de desenhista n00b de anime "mas é meu estilo! eu faço do jeito que quiser!"
As outras bishoujos pelo menos vc sabe se ela tá pulando, agachada, fazendo uma posinha de modelo, jogando charme, etc.

Kra, quem te deu essa resposta de que vc não deve procurar sentido nessa linha fui eu. Eu sou o DiegoRaphael na BSN.

E reafirmo aqui minha opinião. Não é só pq pensamos diferentes que tenho que ser taxado de n00b fanboy da Koto (alias, não tenho nenhum figura da Koto, a Liara será minha primeira) etc.
E foram justamente os n00b fanboys (no caso fanboy da Bioware) que estragaram a figura da Liara para muita gente e ainda atrasaram em quase 1 ano o lançamento (e por consequência das outras figuras da linha ME) reclamando "a figura não pega a personalidade dela", "ela nunca faria uma pose assim", "esses peitos são muito grandes", "pq tem q ser anime" e assim por diante, pessoas essas que na maioria das vezes nem compram figuras e nem tinham intenção de comprar mesmo que fosse perfeita.

Para mim a linha bishoujo é justamente o que te falei. Uma pose qualquer que deixe a estátua bonita e gostosa para o povo comprar. Ponto. E a Koto deve estar com um pé atrás ainda pelo que aconteceu com a figura da Liara, e como a FemShep usa uma armadura completa, ela deve ter escolhido essa pose simplesmente pq dá para realçar os peitos e dar uma empinadinha da bunda dela sem parecer vulgar demais para os n00b fanboys não reclamarem de novo.

Seria ótimo se figura tivesse mais sentido? Seria. Mas se for para colocar apetrechos simulando poderes bióticos eu prefiro que não. Na maioria das vezes a representação de efeitos de energia fica ruim (só ver a Omni toll no Shepard da Sideshow, horrivel), e no caso da FemShep tiraria toda atenção da estátua em si (já que pelo meu entendimento, ela deve ser exposta como na arte, com a mão para frente de quem tá vendo ela)

Vc quer procurar sentido na figura? Pode procurar a vontade, repito, adoraria que tivesse, mas não é essa função da linha. O que é bem diferente da estátuas da Sideshow que tenta ser a réplica mais fiel possível. Ali sim faz sentido reclamar da pose e da falta de alguma coisa.

Por outro concordo com vc sobre o salto. Deveriam ser iguais e da para fazer isso. Tomara que seja somente um erro da arte. Mas se vier assim não estragaria a compra para mim.
Wyvern_
Wyvern_
Mini-busto

Número de Mensagens : 565
Idade : 37
Localização : Americana - SP
Data de inscrição : 09/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por Spieluhr Ter Jul 17, 2012 10:55 pm

Não, cara, não foi só você, aliás vc tem posts interessantes mesmo quando acontece de eu não concordar. O que eu falei foram 2 coisas diferentes que vc entendeu mal: 1. dos fanboys da Bioware, dos quais vc falou, e 2. artista n00b de anime. São duas coisas diferentes, não chamei os fãs de n00b.

Citei artista n00b de anime pra ilustrar meu argumento, porque se alguém faz uma crítica a arte deles, eles consideram um ataque e criam desculpas de que o estilo impede qualquer forma de crítica. Isso é um monte de bullshit. Não importa o estilo, os caras ainda precisam aprender anatomia, proporção, etc, mesmo pra desenhar "Hora de Aventura". Toda arte pode melhorar, não importa o estilo. E olha que só analiso algo quando me chama atenção demais.

Uma crítica não é um ataque e nem mesmo um pedido que mudem (isso é flaming!), mesmo porque ainda adoro a ilustração, já falei que isso não me faz desistir de comprar. Crítica deve ser no máximo uma dica pra tentarem melhorar no futuro.
Tenho meus problemas com a linha e com a arte do Shunya, não vou fingir que é perfeita só porque eu gosto. Também não quer dizer que não gosto só porque vejo falhas.

E também falei lá que sei como é a linha bishoujo, mas que as outras bishoujos tem poses mais claras, ou seja, da pra saber quando elas estão no meio de uma ação (tipo voando, soltando poderes, pulando) ou apenas posando pra uma "câmera". Não é o caso da femShep.
E se pra você isso não tem a menor importância, ótimo. Pra mim tem um pouco de importância, mas não muito. (não tanta quanto todo mundo ficou achando)

Mas minha pergunta sobre "o que ela está fazendo" não era tanto pra saber interpretações de cada pessoa, quanto saber o que o Shunya estava pensando ao criá-la, ou se a Koto falou algo a respeito. Bastava dizer "não, ninguém sabe, a gente só imagina o que quiser". Mas dizer que não devo questionar, pensar sobre as falhas, ou dizer o que penso? Nem de longe eu tava me revoltando como o pessoal fez com a Liara.

E também não discordo do que falou dos fãs, como já falei aqui nesse tópico (e nem dos efeitinhos de poderes que também não acho bons... mas um cara lá chegou a me dizer que se não tem efeitinhos, eu não posso nem falar que ela tem poderes, como se interpretações tivessem regras).

PS só pra vc saber, eu não sou um cara, mas pode me chamar de cara :-P
Spieluhr
Spieluhr
Heroclix

Número de Mensagens : 8
Idade : 38
Localização : SP
Data de inscrição : 05/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo Empty Re: [Kotobukiya] Mass Effect Series: Female Command Shepard Bishoujo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos