[Off Topic] - Pre-order, fazer ou não fazer?
+2
RicardoCunha
felipeap92
6 participantes
Fórum Limited Edition :: Dicas :: Dicas
Página 1 de 1
[Off Topic] - Pre-order, fazer ou não fazer?
Então pessoal, eu estou em um dilema aqui, e gostaria de saber a opinião de todos sobre esse assunto (principalmente dos mais experientes nesse assunto), pre-order, fazer ou não fazer? Vou colocar em discussão alguns tópicos da pre-order.
1º - O preço da pre-order realmente compensa a compra? Geralmente, qual a diferença do preço do pre-order e preço depois da pre-order?
2º - Como a maioria já sabe, nem sempre as figures vem com a mesma qualidade das que foram para exposição, e todas as fotos de divulgação é usado edições gráficas até não querer mais, ou seja, a figure final pode ser que não te agrade. Deviso a isso, compensa o risco?
3º - E o preço do frete? Como fica? Todas as lojas (que eu conheço pelo menos) não dão uma estimativa do valor do frete, e como eu sou novo nesse ramo eu não sei dizer quanto sairia o frete de tal figure especifica. Por exemplo, a Dark Angel Olvia (não foi pre-order) eu paguei 13,500¥ + 7,000¥ (SAL Registrado) e como falei não tenho ideia dos preços, porem 7,000¥ eu achei meio salgado, mais já sabia previamente do valor, agora pagar um frete assim sem saber antes e sem prever fica complicado...
Bom, os pontos que eu tenho mais duvida seriam esses... O que vocês me dizem sobre esse assunto? Se tiver mais coisa sobre pre-orders dizem ai.
obs: vocês também poderiam me falar se o preço que paguei na Olivia (dele e do frete separadamente) foi um bom preço? Quando comprei em todos os outros sites que eu tinha visto estava mais caro...
1º - O preço da pre-order realmente compensa a compra? Geralmente, qual a diferença do preço do pre-order e preço depois da pre-order?
2º - Como a maioria já sabe, nem sempre as figures vem com a mesma qualidade das que foram para exposição, e todas as fotos de divulgação é usado edições gráficas até não querer mais, ou seja, a figure final pode ser que não te agrade. Deviso a isso, compensa o risco?
3º - E o preço do frete? Como fica? Todas as lojas (que eu conheço pelo menos) não dão uma estimativa do valor do frete, e como eu sou novo nesse ramo eu não sei dizer quanto sairia o frete de tal figure especifica. Por exemplo, a Dark Angel Olvia (não foi pre-order) eu paguei 13,500¥ + 7,000¥ (SAL Registrado) e como falei não tenho ideia dos preços, porem 7,000¥ eu achei meio salgado, mais já sabia previamente do valor, agora pagar um frete assim sem saber antes e sem prever fica complicado...
Bom, os pontos que eu tenho mais duvida seriam esses... O que vocês me dizem sobre esse assunto? Se tiver mais coisa sobre pre-orders dizem ai.
obs: vocês também poderiam me falar se o preço que paguei na Olivia (dele e do frete separadamente) foi um bom preço? Quando comprei em todos os outros sites que eu tinha visto estava mais caro...
felipeap92- Heroclix
- Número de Mensagens : 57
Re: [Off Topic] - Pre-order, fazer ou não fazer?
Tudo depende. Figura, empresa, loja.
Tem empresa que o prototipo não diz nada em relação a peça final, tipo a Bandai. Já outras é certeza do produto final ser o mesmo do anunciado. O preço sempre vai sofrer alta ou baixa, se o personagem for mais secundário a tendência é sempre diminuir e quanto maior o hype maior o preço tende a crescer com o tempo. Peças limitadas ou de pouca fabricação sempre ficam mais caras, mas sempre tem uma Megahouse da vida que relança 3x as peças limited. O frete sempre é baseado no peso da peça então independe se é caro ou não, vc paga o que for e leva ou simplesmente não vai poder comprar.
Eu recomendo que vc pergunte qual linha tu quer a quem já coleciona.
Tem empresa que o prototipo não diz nada em relação a peça final, tipo a Bandai. Já outras é certeza do produto final ser o mesmo do anunciado. O preço sempre vai sofrer alta ou baixa, se o personagem for mais secundário a tendência é sempre diminuir e quanto maior o hype maior o preço tende a crescer com o tempo. Peças limitadas ou de pouca fabricação sempre ficam mais caras, mas sempre tem uma Megahouse da vida que relança 3x as peças limited. O frete sempre é baseado no peso da peça então independe se é caro ou não, vc paga o que for e leva ou simplesmente não vai poder comprar.
RicardoCunha- Mini-estátua
- Número de Mensagens : 1621
RicardoCunha escreveu:Tudo depende. Figura, empresa, loja.
As figures que eu estou mais ficando impressionado são os da Kotobukiya. Eu acho o nível de detalhe surpreendente na maioria das figures, e varias delas tem bases mais modeladas (não apenas aquela base circular preta). Eu estou querendo saber mais de pre-order porque hoje mesmo eu vi em uma loja que a pre-order da peça No Game No Life - Shiro (Kotobukiya) voltou e como nunca fiz nenhuma pre-order eu gostaria de saber mais sobre, sem contar que já estou de olho em outras figures. =]
felipeap92- Heroclix
Bom, como o RicardoCunha apontou, depende. Depende te tudo, na verdade.
Não tem lá uma fórmula mágica, mas sempre é bom levar em consideração a empresa, a origem, a personagem, a quantidade de peças similares no momento, preço e por fim a peça final.
1) Depende, como você está usando figuras japonesas como exemplo, as usarei pra responder. O desconto que as lojas online dão (sobre o preço tabelado) vale tanto para pré-order quando para quando o produto lançar. Salvo UMA loja que re-lista o produto se ainda o tiver em estoque e o valor do mercado dele tenha inflacionado (bom, tem vezes que fazem isso mesmo sem ter uma flutuação significativa do item), mas geralmente acontece um bom tempo depois do lançamento. Não é exatamente uma regra, mas uma dica é ficar ligado no myfigurecollection (para figuras orientais), se a figura estiver entre as mais desejadas, quase certeza de que inflacionará (no mercado secundário) ou até esgotará rápido logo na pre-order.
2) Só compensa se você já conhecer o histórico da empresa, de quem é o responsável pelo projeto/escultor. Pelo menos pelas coisas que eu compro, nunca sofri com isso e quando vem com algo diferente geralmente é algo minúsculo. (Faz tempo que não compro nenhuma estátua de PVC, então não posso ser de muita utilidade nessa parte.)
3) Tem várias lojas japonesas que já dão a estimativa do frete (calculado com as dimensões/peso da caixa) logo antes de você fazer o pedido. Se a loja x não te der o valor, só ir em uma da concorrência, já que os valores quase sempre saem parecidos.
E bem, pelo menos eu acho útil pre-order, além de grande parte dos itens de meu interesse esgotarem logo na preorder (alguns chegando a esgotar em coisa de minutos ou horas depois que abre...), acho bom pra me programar, já que nas lojas em que eu costumo comprar não aceitam cancelamento de pre-order, eu repenso 2x antes de sair fazendo a compra, além de já saber que em mês x eu já tenho item 'tal', o que me leva a controlar melhor os gastos.
A única coisa é que a política de pre-order varia de loja pra loja, então tem que ficar ligado se for fazer em lojas diferentes. Algumas cobram só quando o item estiver em estoque, outras cobram 15 dias antes do item chegar em estoque, outras deixam você já deixar pago quando fizer o pedido da pre-order... Enfim, geralmente me ferro porque chega cobrança e o cartão ainda não virou.
Não tem lá uma fórmula mágica, mas sempre é bom levar em consideração a empresa, a origem, a personagem, a quantidade de peças similares no momento, preço e por fim a peça final.
1) Depende, como você está usando figuras japonesas como exemplo, as usarei pra responder. O desconto que as lojas online dão (sobre o preço tabelado) vale tanto para pré-order quando para quando o produto lançar. Salvo UMA loja que re-lista o produto se ainda o tiver em estoque e o valor do mercado dele tenha inflacionado (bom, tem vezes que fazem isso mesmo sem ter uma flutuação significativa do item), mas geralmente acontece um bom tempo depois do lançamento. Não é exatamente uma regra, mas uma dica é ficar ligado no myfigurecollection (para figuras orientais), se a figura estiver entre as mais desejadas, quase certeza de que inflacionará (no mercado secundário) ou até esgotará rápido logo na pre-order.
2) Só compensa se você já conhecer o histórico da empresa, de quem é o responsável pelo projeto/escultor. Pelo menos pelas coisas que eu compro, nunca sofri com isso e quando vem com algo diferente geralmente é algo minúsculo. (Faz tempo que não compro nenhuma estátua de PVC, então não posso ser de muita utilidade nessa parte.)
3) Tem várias lojas japonesas que já dão a estimativa do frete (calculado com as dimensões/peso da caixa) logo antes de você fazer o pedido. Se a loja x não te der o valor, só ir em uma da concorrência, já que os valores quase sempre saem parecidos.
E bem, pelo menos eu acho útil pre-order, além de grande parte dos itens de meu interesse esgotarem logo na preorder (alguns chegando a esgotar em coisa de minutos ou horas depois que abre...), acho bom pra me programar, já que nas lojas em que eu costumo comprar não aceitam cancelamento de pre-order, eu repenso 2x antes de sair fazendo a compra, além de já saber que em mês x eu já tenho item 'tal', o que me leva a controlar melhor os gastos.
A única coisa é que a política de pre-order varia de loja pra loja, então tem que ficar ligado se for fazer em lojas diferentes. Algumas cobram só quando o item estiver em estoque, outras cobram 15 dias antes do item chegar em estoque, outras deixam você já deixar pago quando fizer o pedido da pre-order... Enfim, geralmente me ferro porque chega cobrança e o cartão ainda não virou.
Xahirus- Busto
- Número de Mensagens : 1272
Vai de pessoa pra pessoa, eu faço sempre.
As vezes que não fiz me ferrei, paguei mais caro.
As vezes que não fiz me ferrei, paguei mais caro.
Victor Carvalho- Estátua life size
- Número de Mensagens : 10774
Na verdade não é muito complicado decidir.
Se a peça tiver uma procura muito grande (ou que você queira muito), então é fazer o pre order. Se for uma peça não tão desejada, pode esperar que é até capaz de pegar um desconto ou queima de estoque mais tarde.
Se a peça tiver uma procura muito grande (ou que você queira muito), então é fazer o pre order. Se for uma peça não tão desejada, pode esperar que é até capaz de pegar um desconto ou queima de estoque mais tarde.
kabat- Legendary Scale Figure
- Número de Mensagens : 7999
Entendi.. Atualmente o meu maior desejo e duvida de pre-order é a Shiro (No Game No Life) da Kotobukiya, e ela esta em 5o lugar no MyFigureCollection, e seguindo a logica de vocês (no qual eu concordo), ela só tende a ficar mais cara e mais difícil de comprar após a pre-order... Meu único medo é que no site que eu encontrei a pre-order não declara os produtos como valor mais baixo, o que pode resultar em uma taxa bem alta se for pego na alfandega... Sera que vale o risco?
Uma outra coisa, vocês sabem um outro site no estilo do MFC (MyFigureCollection) para figures americanas e outras??
Obrigado a todos pela ajuda. =]
Uma outra coisa, vocês sabem um outro site no estilo do MFC (MyFigureCollection) para figures americanas e outras??
Obrigado a todos pela ajuda. =]
felipeap92- Heroclix
A caixa é grande? Veja se não rola enviar como parcel. Ou então pega mais algo barato/grande pra dar o tamanho e poder enviar como parcel. Pelo que li por aí e por experiência, é bem mais difícil da receita enfiar os dedos.
Ou arrisca mesmo se você tiver certeza de que faz questão de possuir a estátua.
Xahirus- Busto
- Número de Mensagens : 1272
cara, não pode falar nomes de lojas aqui o fórum é da loja LE.
Xahirus escreveu:A caixa é grande? Veja se não rola enviar como parcel. Ou então pega mais algo barato/grande pra dar o tamanho e poder enviar como parcel. Pelo que li por aí e por experiência, é bem mais difícil da receita enfiar os dedos.
Ehh.. vou pensar bem aqui pra ver se faço ou nao a pre-order..
Vlw =]
Victor Carvalho escreveu:cara, não pode falar nomes de lojas aqui o fórum é da loja LE.
Opa Victo, tudo bem? Eu já sabia disso e em momento algum eu falei o nome de outras lojas.. Se você esta se referindo a MFC (MyFigureCollection), esse site não é uma loja, e sim um site onde reúne informações de figures/media/goods de origem japonesa. O site contem rankings, galerias, comentários, reviews, informa preços, se tem versão bootleg (pirata) do produto ou não, entre outros... Se nao pode falar sobre ela, vários outros membros (e membros veteranos) estão infringindo as regras...
Mas vlw pelo aviso, muitos novatos não sabem dessa informação. =]
felipeap92- Heroclix
Cara não entendo nada deste bicho de figuras que vc coleciona.
Mas em geral pré order, só vale a pena em peças extremamente limitadas ou uma que vc queira muito.
Mas em geral pré order, só vale a pena em peças extremamente limitadas ou uma que vc queira muito.
Eclipse- Estátua full size 1/6
- Número de Mensagens : 3084
Eclipse escreveu:Cara não entendo nada deste bicho de figuras que vc coleciona.
Entao, geralmente em figures limitadas não japonesas tem um numero de serie e o numero total que sera fabricado, agora as japonesas (na maioria delas), nao tem...
Bem que mesmo as que tem. eu não saberia dizer qual seria um numero alto ou baixo. Falta um pouco mais de experiencia nesse novo hobby hehehehe =]
Aaaa e a pre-order que eu estava querendo fazer da Shiro, que foi um dos motivos da abertura desse tópico, já acabou! Isso mesmo, ACABOU! Ela abriu novamente por nem 24h direito... Agora devido a minha inexperiência eu não sei dizer se uma figure dessas, com esse nível de procura, vai ter mais vendas futuras, se ela vai ficar muito mais cara e coisas do tipo... Provavelmente quando lançarem ela e entrar em estoque para venda normal, irei descobrir e aprender um pouco mais sobre isso =]
felipeap92- Heroclix
Realmente eu não conhecia, achei que era uma loja e por você ser novo aqui dei só um alerta!
Victor Carvalho escreveu:Realmente eu não conhecia, achei que era uma loja e por você ser novo aqui dei só um alerta!
Tranquilo, acho importante esses alertas.. Eu mesmo já cometi algumas infrações sem saber das regras previamente.
felipeap92- Heroclix