Fórum Limited Edition
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental

+7
Pangtong
kabat
.:Leocke:.
QUEROMARVEL
TÉI
hellequin
Oblivion
11 participantes

Ir para baixo

Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental Empty Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental

Mensagem por Oblivion Qua Jul 15, 2009 6:44 pm

Olá pessoas! Segue abaixo um pequeno glossário (fonte: Animehaus) abordando os principais termos, com o intuito de elucidar as dúvidas gerais entre o que é um anime, mangá, OVA, Hentai e outras coisas do tipo:

Anime
Deriva da pronúncia japonesa do termo em inglês "animation" e denomina, no Japão, qualquer animação. No ocidente o termo é usado para se referir apenas a animações japonesas.

Anime de Harém
Termo usado para categorizar animes que apresentam uma personagem principal masculina que vive rodeado por várias personagens femininas. Normalmente, mas nem sempre, são comédias românticas.

Bishoujo
Termo em japonês que significa "bela garota". Também pode ser usado para designar um gênerode animes que discorrem sobre essas belas garotas.

Bishounen
Significa algo como "belo garoto", porém o prefixo -bi denota uma beleza feminina. Os bishounens são caracterizados por terem características européias, sendo altos, esguios e tendo o rosto estreito e uma aparência andrógina.

Burusera
Burusera é o termo que denomina lojas no Japão onde se vendem calcinhas e uniformes usados de colegiais. No ocidente o termo está sendo usado para designar os fetiches presentes nos animes, especialmente o fetiche por colegiais.

Chibi
Em japonês é um termo usado para descrever uma pessoa baixa ou uma criança. Nos animes é usado para descrever ou uma versão criança de uma personagem ou uma versão caricatural desta que ocasionalmente aparece no anime em momentos cômicos. Neste último caso tem significado semelhante ao de "super deformed".

Distro
Grupos de pessoas que distribuem animes legendados para outros fãs.

Dorama
Versão japonesa da pronúncia japonesa de "drama". Serve para designar tanto as novelas de TV japonesas como os áudio dramas que podem passar no rádio ou serem vendidos diretamente em CD e que consistem basicamente em juntar os dubladores das personagens de um anime, jogo, mangá, etc. e fazê-los interpretar os personagens em estórias alternativas, paródias ou até mesmo coisas como os acontecimentos anteriores à estória do anime, histórias paralelas ou seqüências.

Doujinshi
É um termo que se refere a uma obra autopublicada no Japão. Entre estas destacam-se mangás, jogos e romances. No Japão isso é levado a sério e existem grandes convenções onde estes doujinshi são expostos e vendidos. Normalmente retratam paródias ou estórias alternativas de trabalhos já consagrados mas, não
raro, têm enredo próprio.

Ecchi
Termo que, acredita-se, vem da pronúncia em japonês adaptada da pronúncia em inglês da letra H, que é a primeira letra em hentai.No Japão, como adjetivo significa lascivo, sexy, como verbo (ecchi suru, fazer ”ecchi) significa intercurso sexual e como substantivo pode ser usada para se referir a um pervertido. No
ocidente é usado para designar animes e mangás que contenham conteúdo erótico, mas que não apresentam sexo.

Fan-service
Termo aplicado a certas situações encontradas em animes e mangás que são desnecessárias à estória e que são inseridas só para atrair a atenção da audiência. O tipo mais comum de "fan service" são situações de cunho erótico como peitos balançando, calcinhas à mostra, etc.

Fanart
Do inglês ”fan“, que significa fã, e ”art“ que significa arte. Termo usado para designar desenhos feitos por fãs baseados em uma obra original.

Fandub
Uma forma curta de "fan dubbed", que significa dublado por fãs, ou seja, fandub é um programa de vídeo dublado por fãs.

Fandubber
Pessoa(s) que faz(em) fandub.

Fansub
Forma curta de "fan subtitled", que significa legendado por fãs, ou seja, Fansub é um programa de vídeo legendado por fãs.

Fansubber
Pessoa(s) que faz(em) fansub.

Gekigá
Termo japonês que significa desenhos dramáticos. É usado para descrever mangás com uma temáticamais pesada, adulta e experimental.

Hentai
Gíria japonsesa que significa pervertido e é usado pelos ocidentais para se referir a animes, mangás e jogos com conteúdo sexual explícito. No Japão se usa proibido para menores de 18 anos, ecchi/H anime/mangá/game ou então o prefixo ero-para indicar que este tipo de conteúdo está presente.

Idol
Em japonês pronuncia-se ”aidoru“. Usado para designar celebridades, normalmente do sexo feminino, adolescentes ou mulheres jovens, que fazem sucesso como
cantoras, atrizes ou modelos e se tornam ícones pop no Japão. É comum que passem de uma área para outra, por exemplo modelos atuando e atrizes cantando. Algumas nem tem talento fora de sua área de atuação, mas dado o culto às celebridades no Japão, essas incursões em outras áreas fazem sucesso.

J-Music
Termo geral para música proveniente do arquipélago japonês

J-Pop
Termo para música pop vinda do Japão.

J-Rock
Termo geral usado para qualquer música ou banda de rock and roll vinda do Japão.

Josei
Significa mulher jovem. O termo é usado para designar mangás cujo público alvo são mulheres no fim da adolescência e no começo da idade adulta.

Live Action
Significa "ação ao vivo" e serve para designar qualquer produção que utilize atores ao invés de desenhos ou animações. No universo dos seriados japoneses, o termo ganhou força para diferenciar os filmes de efeitos especiais (tokusatsu) dos animes. No Brasil, os mais famosos foram Ultraman, Ultra Seven, Spectreman, Jaspion e Changeman, entre outros.

Lolicon
Vem da contração de "Lolita Complex" e significa atração por garotinhas. Pode ser usado para caracterizar estórias e situações onde essa atração esteja presente.

Mahou Kanojo
Significa "namorada mágica" em japonês e é utilizado para descrever belas garotas que normalmente são o retrato da mulher ideal para a audiência masculina,
têm poderes especiais e aparecem de repente na vida do protagonista da estória, geralmente um Zé-ninguém, mudando-o para sempre.

Mahou Shoujo
Significa "garota mágica" em japonês e é um termo utilizado para designar tanto o gênero dos animes e mangás onde estas garotas aparecem como, também, as próprias garotas mágicas, que costumam ser garotas normais que recebem o poder de se transformar e lutar contra as forças do mal para protegera Terra.

Mangá
Termo usado no Japão para se referir às histórias em quadrinhos.

Mangaka
Autor e desenhista do mangá.

Manhua
Termo chinês para histórias em quadrinhos. Costumam ter grande influência dos mangás.

Manhwa
Termo coreano para desenhos, quadrinhos e desenhos animados. Fora da Coréia do Sul é usado para designar os quadrinhos sul-coreanos. Assim como os Manhua, são fortemente influenciados pelos Mangás.

Otaku
No Japão é usado para classificar pessoas que são fanáticas por um assunto qualquer, incluindo anime, mangá e jogos. No ocidente o termo assumiu o sentido de fã de mangá e anime.

Seinen
Significa "homem jovem". O termo é utilizado para designar mangás cujo público alvo são homens no final da adolescência e no começo da idade adulta.

Seiyuu
"Dublador" em japonês.

Shotacon
Vem de Shotaro (nome comum para personagens masculinas crianças) Complex e significa atração por garotinhos. Pode ser usado para categorizar estórias onde este tipo de sentimento exista.

Shoujo
Significa "garota". Serve para designar estórias que têm garotas como público alvo.andrógina como os homens são retratados. O tema predominante é o romance, nas mais diferentes abordagens (tanto hetero como homossexuais), com espaço para aventuras e densas histórias de terror também.

Shoujo-Ai
"Shoujo" significa "garota", e "ai", amor. No ocidente se refere a estórias que retratam relacionamentos amorosos entre personagens femininas, mas sem sexo. No
Japão é sinônimo de lolicon.

Shounen
Significa garoto. Serve para designar mangás e animes que têm garotos como público alvo.classificados como obras para adultos no ocidente.

Shounen-Ai
"Shounen" significa "garoto", e "ai" significa "amor". O termo é usado para se referir a estórias onde existem relações amorosas entre personagens masculinas,
mas sem sexo.

Super Sentai
Sentai em japonês significa grupo. Super Sentai é um super grupo. O termo designa os tokusatsus live action onde temos um grupo de heróis onde cada um tem
um uniforme de uma cor, um robô gigante que se une aos dos outros heróis formando um super robô e lutam para defender a Terra de um grupo de monstros malignos.

Tankobon
No Japão, boa parte dos mangás têm um capítulo lançado numa revista, juntamente com capítulos de outros mangás, revistas essas feitas para serem lidas e jogadas fora. O "tankobon" é a compilação dos capítulos de um mangá, impressa num papel de maior qualidade.

Tokusatsu
Significa "efeitos especiais" em japonês e é usado para designar as produções de TV ou cinema de ficção-científica, terror e fantasia, como filmes de monstro,
heróis mascarados, esquadrões de heróis, entre outros.

Yaoi
Termo que designa as estórias onde existem relações carnais entre homens.

Yuri
No ocidente se refere aos mangás onde há relações carnais entre mulheres. No Japão se refere a quaisquer estórias onde existam relações amorosas entre mulheres, sejam carnais ou não.

Thumbright


Última edição por Oblivion em Qua Jul 15, 2009 7:39 pm, editado 2 vez(es)
Oblivion
Oblivion
Premium Format

Número de Mensagens : 4827
Idade : 40
Localização : There and back again...
Data de inscrição : 29/01/2009

http://dowant.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental Empty Re: Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental

Mensagem por hellequin Qua Jul 15, 2009 7:00 pm

Wow, quanta informação boa junta!!

Tinha que ser obra do mestre Oblivion!! Vale pelas dicas!!
hellequin
hellequin
Figurine

Número de Mensagens : 481
Idade : 39
Localização : Castilho-SP
Data de inscrição : 29/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental Empty Re: Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental

Mensagem por TÉI Qua Jul 15, 2009 7:33 pm

Boa Oblivion!
TÉI
TÉI
Administrador

Número de Mensagens : 7662
Idade : 50
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 12/01/2009

http://www.estatuaslimitededition.com

Ir para o topo Ir para baixo

Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental Empty Re: Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental

Mensagem por QUEROMARVEL Qua Jul 15, 2009 10:35 pm

Então o Leocke e o Pernizila seriam Otaku por Hentai??
QUEROMARVEL
QUEROMARVEL
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7331
Idade : 38
Localização : Ysmault, inferno... chame como quiser...
Data de inscrição : 28/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental Empty Re: Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental

Mensagem por .:Leocke:. Qui Jul 16, 2009 12:38 pm

QUEROMARVEL escreveu:Então o Leocke e o Pernizila seriam Otaku por Hentai??
:emoticon234:

Lembrei agora de uma cena excluída de Cloverfield.
Durante a gravação dos testemunhos em vídeo na festa de despedida do Rob, um cara fala pra ele: "Ei, quando tu estiver no Japão e se sentir meio solitário, vai num daqueles cineminhas e tal, mas lembre-se sempre de pedir "yuri", NUNCA "yaoi".
.:Leocke:.
.:Leocke:.
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 6737
Idade : 37
Localização : Escotilha de San Diego, CA
Data de inscrição : 16/04/2009

http://leozztt.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental Empty Re: Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental

Mensagem por kabat Qui Jul 16, 2009 1:31 pm

QUEROMARVEL escreveu:Então o Leocke e o Pernizila seriam Otaku por Hentai??
:happy4: :happy4:

Só como nota: o termo "otaku" traduzido ao pé da letra significa "casa". Ele é usado no Japão de forma bastante depreciativa. Mais ou menos como se estivesse dizendo: "seu nerd no life". Porém, aqui no ocidente esse termo não é tão pejorativo, sendo muitas vezes usado somente com o sentido de "fã de animes/mangás"
kabat
kabat
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7999
Idade : 110
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 01/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental Empty Re: Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental

Mensagem por Pangtong Qui Jul 16, 2009 4:33 pm

Gostei do glossário, mandou bem Oblivion Happy
Pangtong
Pangtong
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 2832
Idade : 39
Localização : Itajai - SC
Data de inscrição : 27/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental Empty Re: Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental

Mensagem por Bisnaguitos Ter Nov 27, 2012 8:45 pm

Equeceu do Omatozinzana
Bisnaguitos
Bisnaguitos
Heroclix

Número de Mensagens : 107
Idade : 40
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 24/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental Empty Re: Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental

Mensagem por jvital Ter Nov 27, 2012 8:52 pm

Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental Desenterra

veterano
Nem lembrava desse aqui... Mas nao fac,o ideia do que eh Omatozinzana... =p
jvital
jvital
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 3478
Idade : 37
Localização : Fabletown
Data de inscrição : 31/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental Empty Re: Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental

Mensagem por alã.clc Ter Nov 27, 2012 10:42 pm

bacana gostei muito , valeu Oblivion Thumbright
alã.clc
alã.clc
Minimate

Número de Mensagens : 262
Idade : 34
Localização : sp
Data de inscrição : 22/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental Empty Re: Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental

Mensagem por m4rc3low Ter Nov 27, 2012 10:49 pm

MeoDeus!! Eu nunca tinha visto esse tópico. olho
m4rc3low
m4rc3low
Loja Limited Edition

Número de Mensagens : 38137
Idade : 42
Localização : Itabuna-BA
Data de inscrição : 09/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental Empty Re: Glossário - Fundamental para o entendimento da arte oriental

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos