Fórum Limited Edition
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

+37
mugaum
wesleyss07
Marujo
Xahirus
RaphaVader
Havok
ricardo della torre
Tom SoulBurn
andrefranca
Case
Usys 222
jeremiasobom
r.fagioli
sandrolola
Eclipse
Alessandrobdb
brasileiro
Darth_Matcher
Zak' Naffein
pavlov cesak
Pangtong
Guelssi
fototralhas
|Azrael|
kabat
rafaelft
Will Mineiro
UNABOMBER
TÉI
hellequin
bzorio
astrohm
Fpellucci
Oblivion
Galileu Bizarro
Altavista
Bento
41 participantes

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por Bento Sáb maio 23, 2009 4:09 pm

Fala pessoal,

Além de comprar figurinhas articuladas (action figures) da Square-Enix, Neca e Revoltech (Fraulein), gosto de tirar fotos. Bom, tiro fotos para "capturar" texturas para utilizar em manipulação de imagens. Mas como o assunto aqui no fórum é Estátuas e Action, darei umas dicas caseiras que uso com minha câmera digital para as fotos que posto por aqui. Aviso logo, não sou fotógrafo profissional; todas as dicas aqui passadas são coisas que li em manuais de câmeras, livros e revistas sobre o assunto, dicas de amigos profissionais e coisas que aprendi por tentativa e erro. Na verdade, minha formação é Engenharia Civil... E me desculpem o texto gigante. Também quero aprender coisas novas e ficarei muito grato se vcs puderem compartilhar algumas idéias e técnicas.

Se vc quiser realmente investir em equipamento razoável, opte por uma câmera semi-profissional digital. Custa em média o dobro de uma câmera caseira digital, mas os recursos são infinitamente melhores. Mas pode continuar a ler esse tópico sem susto, pois não possuo câmera semi-profissional. Já peguei emprestado algumas (profissionais com lentes que parecem bazucas; cada lente R$1000!!!) e a diferença é notória. A minha câmera é uma Kodak EasyShare C653 (resolução de 6.1 MP), que comprei logo assim que comecei a trampar. Sobre a resolução do equipamento, é bom lembrar que se vc pretende apenas tirar fotos simples e talvez imprimir em tamanho fotográfico padrão, resoluções de 6MP~8MP já são suficientes (lógico que quanto mais pixels, melhor será a qualidade das fotos... ou não). Só no caso de impressão de banners e outras coisas gigantescas é que vale uma câmera com resolução maior. Não tenho preferância por marca de câmera: optei mais pelo tamanho da tela de LCD (2.4") e pelo custo benefício. Tive experiência com uma Cannon antigona que tinha uma micro-tela LCD e quase não dava para ver nada nela.

Equipamentos acessórios recomendados: kit de 4 pilhas recarregáveis. As câmeras digitais usam pilhas de lítio ou similares; no final, apesar das pilhas recarregáveis terem vida útil questionável, elas retornam rapidamente o valor pago em comparação a utilização de pilhas descartáveis (e a natureza agradece um pouco). Memória para máquina fotográfica é sempre bem-vinda. A memória interna das câmeras digitais permitem armazenar um bom número de fotos (ainda mais "baixando" a qualidade das fotos), mas com um cartão de memória, além de poder tirar mais fotos, é possível colocar o cartão para leitura direto em determinados computadores, sem necessidade de conectar e ligar a câmera. E por fim um tripé. Pode ser pequeno, retrátil. Mas devo lembrá-los do que minha mãe sempre diz: "uma panela grande serve como uma panela pequena; o contrário não". Pois é, se vc puder comprar tripés maiores, não exite, é uma excelente escolha. Certifique-se que ela tenha base de encaixe compatível com sua máquina e que ela seja articulável. Possuo um tripé de 20cm (retrátil; tamanho compactado de uns 8cm) e paguei baratinho. Mas para que tripé, alguns podem perguntar. Simples: os tripés permitem vc tirar ótimas fotos panorâmicas (se sua máquina tiver essa opção) e para fotos com focos em curta distância, permitem que vc consiga tirar fotos sem tremedeira, coisa que melhora e muito a qualidade da foto (caso de objetos pequenos). Vale lembrar que a escolha do tripé dependerá da altura em que vc quer a câmera. O lembrete pode parecer óbvil agora mas é importante: como tiro fotos de objetos pequenos à curta distância (10~15cm), posso posicionar o tripé diretamente sobre a mesa; se vc pretende tirar fotos a média distância ou em "mesas" mais altas, melhor um tripé mais alto. No momento estou pensando em comprar um tripé maior. Bom, recomendo também uma literatura confiável. Eu tenho o Guia do NatGeo e apesar de ser focado em câmeras semi e profissionais, há muitas dicas e coisas interessantes que podem e devem ser exploradas com uma câmera digital comum.
Bento
Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671
Idade : 44
Localização : Terra-do-caqui/SP
Data de inscrição : 25/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por Bento Sáb maio 23, 2009 4:17 pm

Vamos-pro-pau:
[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dica0001
Cenário ou background: para tirar fotos como essas daqui, utilizei como background placa de E.V.A. comum branca. Ah, mas placa de E.V.A. é material profissional? Não, placa de E.V.A. é vendido em qualquer papelaria e não custa mais do que R$1,50. É um pouco menor que cartolina e parece com borracha. Além disso vc pode usar para dar esse mesmo efeito, cartolina branca (opção + barata, porém suja fácil e rasga), papel cartão branco (similar a cartolina, porém possui verso em tom pardo, o que é bom e depois explico porque), papel tipo sulfite grandão (para os profissionais, formato A0 à A2; mas amassam fácil além de sujar e rasgar) ou pano (sim, tecido mesmo; o tecido tem a vantagem de se poder dar uns efeitos). Mas é só isso? E como vc faz aquele efeito do "fundo infinito"? Explicando o fundo infinito: quem já viu making-off da Playboy e parar de olhar só para a modelo e reparar nos cenários de estúdios, verá que fundos monocromáticos possuem rodapé arredondado e não em ângulo. Simples, mais fácil do que falar é mostrar; dá só uma olhada no truquezinho para fazer isso. Ah, fita "crepe" de frauda ou uma fita mágica da 3M são bem vindos e cuidado para não estragar a pintura da parede de sua casa.

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dica0002
A foto: Caith de FF com fundo infinito

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dica0004
O crime: para dar o efeito de "fundo infinito", basta colar uma folha de sulfite com fita crepe à parede ou superfície de apoio.

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dica0003
Aqui foi utilizado uma luminária comum; vc pode utilizar outros recursos de iluminação; e também pode optar por outros materiais maleáveis para o fundo. Só é preciso pensar de uma maneira eficaz de manter o fundo levantado.

Experimentem também outras cores de EVA (infelizmente fora o vermelho, os tons de EVA são muito pasteis), cartolina, papel-cartão e colorset (por incrível que pareça, é difícil encontrar colorset branca), e também outros materiais maleáveis para poder fazer o "fundo-infinito", tais como plásticos ("banner" usado). Mas já aviso, superfícies muito lisas e que refletem muito não deixam as fotos muito boas. Quem já teve oportunidade de entrar em estúdio fotográfico (ah, como eu queria ir num desses back-stages da Playboy) notará que geralmente os fundos monocromáticos são foscos e áspero (a maioria tecido), justamente para que a intensidade dos reflexos de fundo não prejudiquem a qualidade das fotos. Também é bom lembrar que como só tenho figurinhas de action, elas não passam dos 20cm e por isso o formato da cartolina já me basta. Para figuras maiores, vc pode comprar pano por metro, papel sulfite por metro (pelo menos antigamente vendiam) ou até mesmo usar o verso de "banners" usados.
[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dica0005
Abaixo do RED XIII papel-cartão e placas de EVA preta e branca.

Para as pessoas que desejam se profissionalizar no ramo de "foto de objetos", recomendo buscar informações sobre mesas STILL (basicamente é uma mesa destinada a fotos de pequenos objetos).
Bento
Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671
Idade : 44
Localização : Terra-do-caqui/SP
Data de inscrição : 25/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por Bento Sáb maio 23, 2009 4:25 pm

Iluminação e recursos: como iluminação caseira, não há nada melhor que utilizar a luz do sol. Sim, a luz do sol é o melhor tipo de iluminação pois é constante e tem uma intensidade luminosa superior a qualquer outra fonte de luz. É de graça (aproveita enquanto ninguém cobra!). E sempre que possível, em ambiente bem aberto com boa claridade; cortinas/venezianas ajudam a "regular" modestamente a intensidade da luz. E sempre tire a foto do objeto contra a fonte de luz e nunca com a câmera contra a fonte de luz (dica básica universal para principiantes). Ah, flash nem pensar! Fotos tiradas a curtas distâncias não ficam boas com flash. Além do mais, figuras com superfícies lisas ficam cheias de reflexo e pouca nitidez. Flash só é bom em ambientes de baixa luminosidade/escuros com foco de média distância.

Mas se seu único tempo disponível seja de noite, não precisa esperar seus finais de semana. Pode-se utilizar como alternativa uma luminária de lâmpada fluorescente. Repito, luminária, daquelas de leitura, não abajur que geralmente tem iluminação bem fraca. Somente se seu abajur tiver potência para aceitar lâmpada de maior potência, opte por lâmpadas fluorescentes, dispensando as lâmpadas incandescentes. Para quem gosta de parte eletrica, é legal ir em lojas de eletricistas e perguntar como funcionam diferentes tipo de lâmpadas. Uma opção legal é utilizar lâmpada de luz verde (infelizmente só como lâmpada incandescente). Não tenho como exemplificar, pois a minha lâmpada verde já queimou, mas digo que é muito bom para destacar textura. Luz de vela (com leve sopro sobre a chama) em ambiente escuro dá para fazer fotos fantasmagóricas!
[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dica0006
Foto iluminada por luz através de vidraça e cortina (sala de estar).

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dica0007
Foto iluminada com luminária comum (lâmpada fluorescente).

Eu não uso muitos recursos e acho que minhas fotos ficam boas. Quem quiser montar uma coisa um pouco mais profissional, recomendo mesmo procurar na net assuntos de mesa STILL. Eles ensinam como fazer suportes elétricos e outras coisinhas. E cuidado mesmo com as gambiarras. Vc não vai querer botar fogo na sua casa!
Particularmente recomendo a compra de uma placa de EVA branca e uma preta. E para que a preta? Ah, é pra fazer fundo preto... Na verdade não. Dá só uma olhada nisso:
[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dica0008[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dica0009

Fora a pose esquisita...
Percebem a diferença? Não? Bom, vou então tentar explicar. Voltando agora a falar sobre os materiais de background como recurso de iluminação. O EVA é muito bom por ter a superfície áspera, absorvendo parte da luz e refletindo pouco. Eu gosto bastante desse material pois acho que as fotos ficam boas e o material tem boa resistência e é barato. Mas cuidado: ele também amassa e pode sujar. Mas como opção de reaproveitamento é ótimo; não rasga ao se colar fitas adesivas e pode-se guardar sem perigo de amassar ou rasgar. Vamos voltar para as fotos lá de cima: a da esquerda foi tirada assim e a da direita assim:
[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dica0010[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dica0011

Tá, não ficou muito diferente, mas para objeto brancos ou claros com texturas sutis, o material escuro "absorve" os reflexos de luz e garante um melhor contraste. Bom, não é obrigatório o uso de EVA preto; basta ser um material de cor fosca e escura.
Agora dá só uma olhada nisso:
[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dica0012[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dica0013

Bom, a foto a esquerda foi tirada com sulfite e a foto da direita com papel-cartão. O efeito com cartolina seria algo intermediário aos dois. Explicando: o sulfite permite a passagem de luz, mas cria reflexo às costa do objeto, enquanto que o papel-cartão, com o verso pardo, bloqueia a passagem de luz (absorção), diminuindo o reflexo e assim melhora o contraste de luz e sombra do objeto.
Bento
Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671
Idade : 44
Localização : Terra-do-caqui/SP
Data de inscrição : 25/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por Bento Sáb maio 23, 2009 4:31 pm

Recursos da câmera e dicas de fotografia: observe-se sua câmera tem opção de foco para curtas distâncias. Geralmente o recomendado é que a distância mínima não seja inferior à 15 cm do objeto. Mas com um pouco de prática, é possível abusar das lentes da câmera. Como observação, se sua câmera possuir zoom digital, evite-a, pois geralmente a nitidez cai muito para esse tipo de foto. Fica com um efeito meio granulado:
[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dica0014
Olá, eu sou o Ken granulado Doh!

O legal das câmeras digitais é que basicamente quase tudo é automático ou possui ajuste automático, seja na iluminação, seja no foco, velocidade da abertura da lente, etc. Se vc tiver preguiça, deixe tudo no automático mesmo, pois as câmeras já ajudam bastante. Mas vc poderá explorar muito recursos e até brincar com elas. Dá só uma olhada nisso:

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dica0015
Foto com tempo de exposição/abertura da lente automática

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dica0016
Foto com tempo de exposição/abertura da lente em 0,5s

Então, esse é o efeito da alteração do tempo de abertura da lente (tempo de exposição). Se vc tiver uma caneta-laser, vc pode brincar no escuro. É possível tirar fotos fantasmagóricas também.

A automação das funções das câmeras, porém, tem seu lado negativo: o foco automático geralmente buscará o objeto mais próximo à lente. Para se ter uma foto assim:
[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dica0017
É necessário enganar o foco da câmera:
1 - A maioria das câmeras fotográficas (caseiras a profissionais) apresentam função de foco similar: basta apertar levemente o botão; apertando até o fundo, a câmera "dispara" a foto. Tendo isso em mente, foque a figura que na montagem final da foto estaria atrás. Foque-a.
[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dica0018
2 - Focado o objeto desejado, mantenha pressionado o botão, e agora posicione o outro objeto a sua frente. Pronto, é só tirar a foto agora!
[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dica0019
O resultado será algo similar a primeira foto, onde se destaca o personagem ao fundo e a figura à frente ficará desfocada.

Caso contrário, ao tentar focalizar com os dois objetos posicionados, a câmera automaticamente focalizará o objeto mais próximo, mesmo que a iluminação do primeiro esteja precária:

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dica0020

Outro problema é que para fundos muito escuros, mesmo bem iluminados, as câmeras digitais caseiras costumam "entender" como baixa luminosidade e geralmente permanece com a lente aberta por mais tempo.
Bento
Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671
Idade : 44
Localização : Terra-do-caqui/SP
Data de inscrição : 25/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por Bento Sáb maio 23, 2009 4:36 pm

Retoque digital: bom, antes de mais nada, não vou ficar falando sobre retoques como os do Photoshop. Facilmente pela Internet é possível baixar softwares que ajustam os níveis de luminosidade e sombra das fotos, filtros e níveis de cores, o que já ajuda e gera resultados satisfatórios nas fotos. Não recomendo nenhum software específico para edição; deixo a cargo de vcs escolherem um adequado as suas necessidades. Eu utilizo para edição de imagens o GIMP 2.6 e o INKSKAPE. São softwares gratuítos, opensorce, apresentam versão em português mas como desvantagem, tem uma interface/mecânica pouco amistosas para iniciantes. Recomendo somente para quem já mexeu com outro software de edição de imagem. Mas nada que um tempinho gasto na frente do monitor não possa fazer vc entender a mecânica do programa. E também há uma infinidade de bons tutoriais espalhados pela rede. Para dizer a verdade, só uso retoque digital para manter a mesma "tonalidade" e "luminosidade" em uma sequência de fotos.

As fotos que posto aqui no fórum são tiradas utilizando fundos de EVA branco, papel-cartão branco e cartolina. Sulfite raramente pois é desperdício. Trabalho sempre com a câmera entre uma distância com o objeto de 10~20cm com aproximação com zoom óptico. Se vc reparar nas sombras de minhas fotos, verá que geralmente elas estão voltadas à esquerda; pois é, tiro as fotos na sala, numa mesinha de centro e encosto os "backgrounds" na estante da TV. A iluminação é a luz que vem da janela. Só quando tiro fotos noturnas ou dias nublados utilizo uma luminária de mesa. Enfim, tirando a câmera e os bonecos, um custo bem baixinho. As fotos deste tópico não tiveram correção de luz/contraste/sombra, a fim de ilustrar os resultados que se pode obter sem a necessidade de correção digital.

Enfim, estas foram as dicas que eu queria dividir com vcs (tá certo, mandar vcs procurarem informações na rede não é dica, mas acredito que boa parte do texto tem alguma serventia). E novamente, ficarei no aguardo de críticas, sugestões e dicas.
Bento
Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671
Idade : 44
Localização : Terra-do-caqui/SP
Data de inscrição : 25/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por Altavista Sáb maio 23, 2009 4:40 pm

Excelente tópico. Parabéns !!!
Altavista
Altavista
Loja Limited Edition

Número de Mensagens : 3032
Idade : 48
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 12/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por Bento Sáb maio 23, 2009 4:53 pm

Valeu, Altavista

O tópico é a pedido do Oblivion. Com certeza agora poderemos ver a coleção de horrores dele :buttrock:
Bento
Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671
Idade : 44
Localização : Terra-do-caqui/SP
Data de inscrição : 25/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por Galileu Bizarro Sáb maio 23, 2009 5:00 pm

Você salvou minha vida
=D
Eu não tenho uma foto de nenhuma figura minha que preste
Vou experimentar essas dicas no meu proximo dia de folga
Galileu Bizarro
Galileu Bizarro
Estátua life size

Número de Mensagens : 11866
Idade : 34
Data de inscrição : 02/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por Oblivion Sáb maio 23, 2009 5:19 pm

FIXEM AGORA !!! ( ou transfiram para a parte de DICAS e deixe-o fixado lá, hehe)
Valeu demais Bento... tópico de extrema qualidade e importância para a comunidade! Thumbright
Oblivion
Oblivion
Premium Format

Número de Mensagens : 4827
Idade : 40
Localização : There and back again...
Data de inscrição : 29/01/2009

http://dowant.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por Fpellucci Sáb maio 23, 2009 9:03 pm

Profissional esse tópico!! :clap2:
Fpellucci
Fpellucci
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 9066
Idade : 46
Localização : Uberlândia
Data de inscrição : 03/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por astrohm Sáb maio 23, 2009 10:20 pm

parabéns pelo ótimo tópico! Será muito útil e deveria ser fixado!
astrohm
astrohm
Busto

Número de Mensagens : 1420
Idade : 44
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 31/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por bzorio Sáb maio 23, 2009 10:27 pm

Belo tópico mesmo! E olha que te parabenizei pelas fotos antes de ler ou conhecer esse tópico! Tópico fixado! Thumbright
bzorio
bzorio
Estátua full size 1/6

Número de Mensagens : 2412
Idade : 40
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 13/01/2009

http://www.estatuaslimitededition.com/nossas-colecoes-f4/colecao

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por Bento Dom maio 24, 2009 1:59 am

Valeu pessoal!

E para continuar no embalo: novo post!
Bento
Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671
Idade : 44
Localização : Terra-do-caqui/SP
Data de inscrição : 25/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por Bento Dom maio 24, 2009 2:10 am

Aproveitando que já está bem escuro e o filme chato que estava assistindo acabou, vou passar mais umas dicas. A opção com vela, sugestão de um amigo meu, foi o start para as variações de fotos que se seguem.

Fotos no escurinho: essa é a única situação em que o flash da câmera até que fica bom. Vou colocar as fotos e cada uma acompanhará a sua devida explicação, no melhor estilo mostre-e-conte. Mas antes de fechar a cortina e apagar todas as luzes da sala/quarto, certifique-se de estar próximo a um interruptor ou providencie um abajur/luminária a seu alcance, para não ficar tropeçando por aí.

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Nocturne0001[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Nocturne0002
Essas fotos aqui foram tiradas com background de EVA preta e branca, respectivamente, e iluminadas com flash da câmera. O processo é basicamente o mesmo explicado para "enganar" o foco da câmera: Prepare sua câmera com a opção de flash e com a opção de "time" (função de tempo de espera para tirar a foto, que varia de câmera para câmera ou pode ser configurado); foque o objeto e dispare; se vc acionou a função "time" vc terá agora em torno de 5 à 10 segundos para apagar a luz. É por isso a importância da opção "time" e da proximidade com um interruptor, para vc não ter que ficar segurando o foco com uma mão e ter que se virar para apagar com a luz com a outra. O resultado das fotos serão mais ou menos como as fotos acima. Acho o resultado sem-graça, mas em relação a fotos de curta distância com luz ambiente (dia) + flash da câmera estas ficam melhores. O problema mesmo é a sombra que se forma atrás das figuras, muito intensas.

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Nocturne0003
Foto tirada com baixíssima iluminação, background de EVA branca, sem flash e com tempo de exposição de 4,0 seg. O processo segue o mesmo explicado acima, só que desative a opção do flash e acione o tempo de exposição. Note que o EVA branco é o meio mais reflexivo (física de 5ª série)e por isso o Majini ficará todo escuro (na verdade, o objeto está sendo iluminado por trás e o que se vê é a "sombra" do objeto).

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Nocturne0004
Foto tirada com baixíssima iluminação (nesse caso deixei entrar um pouco da luz da rua; abri uma cortina), background de EVA preto, sem flash e com tempo de exposição de 4,0 seg. O efeito é contrário à foto anterior, destacando-se os pontos mais claros ou um pouco mais iluminados. O processo é o mesmo das fotos anteriores. Abaixo, fotos com tempo de exposição em 3 seg. e 2 seg. respectivamente. Não servem para se ver muita coisa, mas é só para ilustrar o tempo de exposição. Daí a necessidade de vc explorar o tempo de exposição de sua máquina: o efeito variará com relação também a iluminação local.
[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Nocturne0005[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Nocturne0006

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Nocturne0007
Foto tirada com baixíssima iluminação e com uma vela acesa próxima à câmera, background de EVA preto, sem flash e com tempo de exposição de 3,0 seg. O processo é o mesmo das fotos anteriores, mas ao passar o tempo de "time", comece a assoprar a chama da vela para ela ficar tremulando. Se vc conseguir deixar a chama tremulando durante os 3 seg. de exposição o resultado deverá ser próximo ao da foto. É um efeito bizarro e dependendo da tremulação da chama, às vezes dá uma impressão do objeto estar flutuando. Coisa do demo mesmo Twisted Evil ! Bom, mas para a impressão de flutuação é necessário o objeto estar mais distante do fundo para evitar sombras. Nessa foto só dá a impressão que o Majini está com ataque epilético.

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Nocturne0008
Foto tirada com um ponto de iluminação abaixo do plano da mesa (nesse caso é um abajur simples de leitura de baixa potência). Não aponte a fonte de luz diretamente para o objeto; mire-o para o chão ou diagonalmente para baixo. Sem flash e com EVA preto de background. Se vc tiver dois pontos de luz ou mais abaixo da mesa/plano do objeto e tiver um fundo "maior" para evitar a sombra projetada e colocar uns "gelo-seco", o efeito fica muito legal mesmo. Fica como sugestão para tirar aquela fotinho horripilante. affraid

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Nocturne0009
Sem comentários... Doh!
Bento
Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671
Idade : 44
Localização : Terra-do-caqui/SP
Data de inscrição : 25/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por Oblivion Dom maio 24, 2009 2:20 am

Amanhã (ou se preferir, hoje) vou dar uma olhada em iluminárias. Vi que compensa mais montar uma mesa Still do que comprar uma... quero tirar logo algumas fotos da minha coleção.

Bacana essas idéias de fotos mais darks! Gostei!
Oblivion
Oblivion
Premium Format

Número de Mensagens : 4827
Idade : 40
Localização : There and back again...
Data de inscrição : 29/01/2009

http://dowant.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por hellequin Dom maio 24, 2009 8:19 am

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas 625126 Demais esse tópico!! Senpre achei as fotos do Bento demais, e saber que o necessário pra tirar fotos parecidas, são necessários apenas uma folha sulfite e uma luminária...DEZ!! Vou fazer um ensaio geral da minha coleção pra poder postar no forum usando as dicas desse tópico!! Valeu [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas 625126
hellequin
hellequin
Figurine

Número de Mensagens : 481
Idade : 39
Localização : Castilho-SP
Data de inscrição : 29/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por TÉI Dom maio 24, 2009 10:51 pm

Excelente tópico, Bento!
As dicas são de profissional mesmo, e confome vc disse, a câmera não é tããão importante assim. Detalhes como luz e tripé é que fazem a diferença!

Já transferi o tópico para dicas de colecionadores e deixei fixo.

Parabéns!
TÉI
TÉI
Administrador

Número de Mensagens : 7662
Idade : 50
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 12/01/2009

http://www.estatuaslimitededition.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por TÉI Dom maio 24, 2009 10:54 pm

Uma outra boa dica para quem quer fazer fotos de figuras ou estátuas de uma maneira fácil e prática é usar um mini-estúdio fotográfico já pronto. São compostos por um mini-estúdio, duas lâmpadas e um tripé e o valor é acessível.

São portáteis e desmontáveis, tornando seu uso muito prático. Quando desmontado, ele vira uma maleta bem fina.

Olha ele aí:

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dsc0865fo2
[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dsc0869em3
[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dsc0867gx8

Dependendo da posição das lâmpadas se consegue efeitos bem diferentes na imagem final.
O fundo pode ser de várias cores, este que comprei veio com fundo azul ou cinza, mas gosto mesmo de fundo preto. Assim, recortei uma camiseta preta velha e coloquei como fundo.

Este tripé não veio com o estúdio, o que acompanha é menor.

Resultado final
[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Dsc0858jg1

Veja mais fotos aqui: http://www.estatuaslimitededition.com/reviews-f10/review-supergirl-ame-comi-dc-direct-t388.htm#6132

Mesmo que vc não compre algo assim, pode tirar o conceito desse mini-estúdio e fazer um caseiro contando com um tripé simples, duas lâmpadas de escritório e um fundo de qquer cor.
TÉI
TÉI
Administrador

Número de Mensagens : 7662
Idade : 50
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 12/01/2009

http://www.estatuaslimitededition.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por Bento Seg maio 25, 2009 12:43 am

Obrigado mesmo as mensagens, pessoal. Espero que todos tentem ou aproveitem as dicas de foto. Estou vendo outras coisinhas e depois posto. E como vcs mesmo viram, não é necessário muita coisa para tirar uma foto "com-cara-de-estúdio". Lógico que se vc tiver interesse no assunto, quiser se profissionalizar e puder investir um pouco, a sugestão de mini-estúdio ou uma mesa Still serão de grande valor. Comece pegando leve, comprando coisas acessíveis (acho que melhor sugestão do que o sulfite não há), pois sei o quanto é desmotivador vc gastar uma fortuna em determinada coisa e os resultados não alcançarem suas expectativas.

TÉI,
Realmente muito legal e prático seu mini-estúdio. Coisa de profissional! E muito profissionais suas fotos! Coincidência ou não, estou estudando uma customização da Ame-Comi Super-Girl :love10: em uma Fraulein Revoltech - boneco base da Hoshii Miki IdolMaster. Mas por enquanto são só estudos, pois ainda estou vendo materiais, resinas, tintas e técnicas para fazer. Mas meu bolso chora para comprar uma Fraulein só para ser cobaia... Pois é, nunca fiz um custom. Mas se fizer, lógico que posto um making e o resultado. Mas por enquanto, sem compromisso.
Bento
Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671
Idade : 44
Localização : Terra-do-caqui/SP
Data de inscrição : 25/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por Bento Seg maio 25, 2009 12:49 am

Puxa, já ia me esquecendo, quem quiser fotos inspiradas dá uma olhada na coleção do Mike Rogers: as fotos Gatinhas x Dragões eu achei máximas!
Bento
Bento
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7671
Idade : 44
Localização : Terra-do-caqui/SP
Data de inscrição : 25/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por UNABOMBER Seg Jul 27, 2009 4:54 pm

Bem legal esse tópico.

Até na hora de tirar fotos (uma coisa corriqueira pra muitos) dá pra melhorar.

Valeu.

UNABOMBER
Figurine

Número de Mensagens : 379
Idade : 74
Localização : ---
Data de inscrição : 11/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por Will Mineiro Sex Jul 31, 2009 12:33 pm

Excelente topico.....estou lendo com calma...
estou lemabrando de conceitos de fotografia da faculdade de comunicação (que não eh meu ramo)..
são otimas dicas
abs
Will Mineiro
Will Mineiro
Heroclix

Número de Mensagens : 8
Idade : 42
Localização : Maringá
Data de inscrição : 30/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por rafaelft Sáb Ago 08, 2009 12:36 am

Tutorial para fazer um Lightbox

Como o pessoal pediu, segue aí um tutorial para fazer vc mesmo um lightbox...

Materiais


  • Fita para empacotar caixas
  • Estilete ou tesoura (eu utilizei estilete)
  • Régua
  • Caxa de papelão do tamanho que você quiser
  • Folhas de papel vegetal, de preferência tamanho A3 ou maior (dependendo do tamanho da caixa)
  • Cartolina
  • Três luminárias de mesa (dê preferencia às luminárias com lampadas flúorescentes e articuladas)

Eu utilizei luminárias de 9W (equivalente a 40 Watts em uma lâmpada incandescente), que foram compradas na C&C, com o custo de R$19,90 cada.
Segue uma foto:

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Luminariamesaazul
Bom, chega de enrolação e vamos logo ao tutorial:

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Tutoriallightboxcompeta

Caso haja alguma dúvida em algum dos passos, me mande uma MP que eu ficarei feliz em ajudar..

Abraços

rafaelft
rafaelft
Mini-estátua

Número de Mensagens : 1639
Idade : 36
Localização : Mauá
Data de inscrição : 09/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por kabat Sáb Ago 08, 2009 1:52 am

Valeu pelas dica rafael.
Eu estava pensando em comprar um kit pronto, mas improvisar uma montagem é uma boa idéia.
kabat
kabat
Legendary Scale Figure

Número de Mensagens : 7999
Idade : 110
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 01/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por Galileu Bizarro Sáb Ago 08, 2009 7:00 am

Me tira uma duvida
Sempre quis comprar essa luminaria de 9W
ela é a eletricidade ou a pilha?
ilumina bem?
Galileu Bizarro
Galileu Bizarro
Estátua life size

Número de Mensagens : 11866
Idade : 34
Data de inscrição : 02/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas Empty Re: [Dicas de Fotografia Digital] Action Figures / Miniaturas / Estátuas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos